Greg Mackintosh abre o jogo sobre demissão de ex-baterista do Paradise Lost; "Foi um pesadelo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2025
A banda inglesa Paradise Lost mantém 80% de sua formação original intacta desde o final da década de 1980. Ao longo de sua história, as únicas alterações na estrutura do quinteto ocorreram no cargo de baterista. A mudança mais recente foi a demissão de Guido Zima, anunciada em maio deste ano.
Guido se juntou ao Paradise Lost no final de 2022 e passou pouco mais de dois anos como integrante. Em uma entrevista ao portal Blabbermouth, o guitarrista e cofundador Greg Mackintosh esclareceu por que o ciclo foi encerrado de forma prematura.
Paradise Lost - Mais Novidades

Greg afirmou que Guido entrou em conflito com diferentes pessoas ligadas ao grupo, o que inclusive resultou em um desligamento. O guitarrista ainda tentou defender o colega.
"Eu fui o último defensor do Guido. Ele entrou em conflito com muitas pessoas na turnê. Tudo começou há bastante tempo, com nosso técnico de bateria, que saiu por causa do Guido. Ele foi para o Opeth. Na época, achei que poderia ter sido um conflito de personalidades. Não dá para atribuir isso a nada parecido. Depois, isso aconteceu dentro da banda também, muitos conflitos. Sabe, quando eu estava passando por momentos difíceis, essa era a última coisa com que eu precisava lidar, toda essa política da banda que era desnecessariamente estressante. Não precisava ser assim. Fui eu quem disse: 'Vamos lá, dêem uma chance a ele'."
Na sequência, Greg relatou que a situação continuou a piorar. O baterista seguiu criando problemas durante as gravações do novo disco do Paradise Lost. A situação ficou insustentável e a única solução foi romper os laços profissionais.
"Gravamos o álbum, e foi um pesadelo. Em todos os álbuns que fizemos recentemente, levava três dias para gravar a bateria. Ele levou duas semanas. Então, eu e ele entramos em conflito (...).
Houve até uma discussão que eu ouvi, entre o engenheiro [de som], Lawrence [Mackrory], e Guido, e ele disse para Guido: 'Você sabe que o Greg já fez isso muitas vezes. Você está falando como se ele tivesse acabado de começar'. Saí do estúdio e falei: 'Não consigo mais gravar com ele'. Eu disse a ele, sem rodeios: 'Olha, essa é a última vez que fazemos qualquer gravação. Ao vivo? Não sei. Vamos ver como fica'. Fizemos as datas na América do Sul e nos Estados Unidos, e foi a mesma coisa."
Apesar das dificuldades, Greg considera seu ex-parceiro de banda uma pessoa legal. Para o guitarrista, o problema foi a incompatibilidade.
"Quando você tira tudo isso, ele é um cara legal. Ele é talentoso. Acho que era uma peça quadrada tentando se encaixar em um buraco redondo. Às vezes, não dá para fazer as coisas funcionarem, por mais que você se esforce (...). O que era para ser algo temporário acabou virando alguns anos. Eu deveria ter percebido antes que não estava dando certo.
Passamos muito tempo juntos. Viajar pode ser brutal às vezes, e quando você está cansado e com fome, a última coisa de que precisa são discussões inúteis que viram problemas desnecessários."
Jeff Singer, que fez parte do Paradise Lost de 2007 até 2008, foi recrutado como novo baterista e já fez algumas apresentações. Ele e seus parceiros de banda voltarão à estrada em outubro, quando começam a turnê de divulgação do álbum "Ascension", cujo lançamento está programado para o dia 19 de setembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra

Paradise Lost lança música nova e anuncia detalhes de seu próximo disco
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
Paradise Lost divulga vídeo de "Salvation", faixa de seu novo disco de estúdio
O álbum "diferentão" do Paradise Lost que Nick Holmes considera ótimo
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Cinco bandas de metal que merecem mais atenção do que recebem - Parte II


