Ícones do heavy metal prestam tributo o falecido Tomas Lindberg, vocalista do At The Gates
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2025
Tomas Lindberg, vocalista da banda de melodic death metal At The Gates - uma das pioneiras do estilo - faleceu aos 52 anos. O músico sueco estava internado desde maio, tratando um câncer raro na boca.
A notícia de sua morte gerou uma onda de solidariedade no mundo do metal. Diversos músicos, incluindo Gary Holt (guitarrista do Exodus), Mikael Åkerfeldt (guitarrista e vocalista do Opeth) e Dani Filth (vocalista do Cradle of Filth), prestaram tributo ao lendário vocalista.
At The Gates - Mais Novidades

A equipe da revista Metal Hammer compilou homenagens feitas a Tomas. Confira abaixo algumas delas.
Mikael Åkerfeldt
"Como vocalista, Tomas era simplesmente incomparável. Ele era incrível, pura e simplesmente. Selvagem! Parecia tão imerso na música que ela parecia tomar conta dele completamente (...).
Nós nos encontrávamos de vez em quando ao longo dos anos. Intelectualmente, ele parecia estar um passo à frente de um músico de metal comum. Você podia conversar com Tomas sobre qualquer coisa. Talvez seu trabalho como professor tenha influenciado, não sei, mas ele tinha um ouvido atento para qualquer assunto que fosse abordado.

Tomas, meu amigo. Você foi um músico pioneiro. Um frontman e cantor fantástico. Um ser humano adorável! Sempre teve o meu respeito incondicional. Um respeito que continuará fluindo naturalmente, mesmo agora que você já não está mais entre nós."
Gary Holt
"Que perda, que lenda e que grande pessoa. Descanse em paz, Tomas Lindberg, uma verdadeira lenda. Dia triste, sem dúvida - hora de colocar At The Gates no volume máximo. Você fará falta, irmão."
Dani Filth
"Uma pessoa genuinamente incrível e autor de um dos melhores álbuns de death metal melódico de todos os tempos, o épico 'Slaughter Of The Soul', do At The Gates.
Tomas e eu fizemos nossa primeira turnê juntos em 1994, que, ao lado dos headliners Anathema, foi a primeira verdadeira aventura do Cradle pela Europa em um ônibus de turnê. Naquela época, Tomas ensinou-me, ainda iniciante, muito sobre ser vocalista e cuidar da voz. Sempre me sentirei em dívida com sua generosidade, assim como com toda a sua imensa contribuição musical.

Descanse em paz, velho amigo. Apenas os mortos sorriem ["Only the dead are smiling", trecho de "Blinded By Fear", faixa de "Slaughter of the Soul"]."
Avatar
"Estamos devastados ao saber do falecimento de Tomas Lindberg. Seu trabalho dentro e fora do At The Gates não apenas nos trouxe inspiração e motivação infinitas, mas, acima de tudo, sua música nos proporcionou alguns dos melhores momentos de nossas vidas.
Não há conversa sobre o Gothenburg Sound, sobre tudo aquilo pelo qual o nosso canto do mundo ficou conhecido na música, que não inclua Tompa. Sua influência continuará sendo sentida em todo o mundo, para sempre.
Obrigado, Tompa. Sempre que houver vermelho no céu, lembraremos de agradecer pelo que você nos deu. Nossos pensamentos estão com os mais próximos de Tomas, dentro e fora do universo musical."

Andy LaRocque (guitarrista do King Diamond)
"Notícia devastadora, realmente muito triste saber do falecimento de Tompa, vocalista do At The Gates. Descanse em paz. Tão único, jamais esquecido."
Bleeding Through
"Perdemos uma verdadeira lenda. Tomas Lindberg e sua música foram uma enorme inspiração não apenas para o BT, mas para todas as bandas modernas de metal e metalcore. Sua voz selvagem e agressiva simplesmente mudou o jogo. Ele fará muita falta. Que sua música viva para sempre. Descanse em paz, irmão."
Heaven Shall Burn
"Um cara e artista verdadeiramente notável deixou este mundo cedo demais. Seu trabalho com o At The Gates, em particular, foi absolutamente definidor de estilo e uma inspiração para a horda de jovens músicos que um dia começariam essa coisa chamada metalcore. Bandas como Killswitch Engage, Shadows Fall, Trivium e também Heaven Shall Burn não seriam o que são hoje sem o At The Gates.

As letras inteligentes e profundas de Tompa, mas também sua atitude sempre clara e intransigente, herdada do punk rock e do hardcore, foram uma dissonância positiva no circo reluzente do metal, tão cheio de clichês e platitudes (...).
Nossos pensamentos estão com sua família e amigos. Vamos celebrar o legado de Tompa e carregá-lo adiante através deste mundo em decadência, para que este artista verdadeiramente excepcional jamais seja esquecido!"

Morte de Tomas Lindberg
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps