Para James LaBrie, Dream Theater vai além do rock progressivo; "Nossa música tem muitas camadas"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2025
Com quatro décadas de trajetória, o Dream Theater consolidou-se como o maior representante do metal progressivo. Formado por músicos virtuosos, o grupo é reconhecido por sua sonoridade plural, que combina passagens intrincadas e melodias marcantes, criando composições hipnóticas que frequentemente se transformam em canções épicas e extensas.
Dream Theater - Mais Novidades
O vocalista James LaBrie é um dos pilares da banda. Integrante do quinteto desde 1991, o canadense deu voz a clássicos como "Pull Me Under", "Another Day", "The Spirit Carries On" e "Panic Attack", consolidando sua presença como figura indispensável na identidade do grupo.
Na visão de LaBrie, o som do Dream Theater não pode ser reduzido apenas ao rótulo progressivo. Em entrevista à Metal Hammer, o cantor destacou que a banda transita entre estilos diversos, sem se prender a uma única definição.
"Estou ciente de que as palavras ‘Dream Theater não é legal porque é prog’ estão sendo ditas, mas Dream Theater é mais do que rock progressivo. Nossa música tem muitas camadas. É prog, é metal, é jazz fusion, é pop – é um conglomerado de muitos, muitos estilos musicais diferentes."
Em outro ponto da conversa, James ressaltou que o objetivo da banda não é impressionar o público com virtuosismo técnico. Segundo ele, um disco ou uma única faixa não são suficientes para compreender a essência artística do Dream Theater.
"Estamos sempre a ir além dos limites. Somos imprevisíveis. Não fazemos isso para impressionar, não é essa a questão – fazemos as coisas à nossa maneira porque é assim que funcionamos como unidade.
Quando ouço ou leio que ‘o Dream Theater não é legal’, penso: ‘Tudo bem, você simplesmente não é uma dessas pessoas que apreciam nossa abordagem e direção. E tudo bem, você não precisa apreciar’.
As pessoas nos chamam de banda de rock progressivo, mas não dá para concluir o que é o Dream Theater com base em uma música ou um álbum."
O último disco do Dream Theater é "Parasomnia" (2025), trabalho que marca o retorno do baterista Mike Portnoy à banda. As faixas do álbum falam sobre distúrbios do sono. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
John Petrucci explica o conceito de "Parasomnia", título de novo disco do Dream Theater
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness
Cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal


