Como foram as três overdoses que Renato Russo sofreu: "Cheguei aos 50 kg"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2025
Em seu livro "Só por hoje e para sempre", o cantor e compositor Renato Russo revelou detalhes dolorosos sobre o período em que viveu sob o abuso de drogas e álcool. Com extrema franqueza, o vocalista da Legião Urbana descreveu como quase perdeu a vida em três overdoses consecutivas, marcadas por descontrole, solidão e descuido com a própria saúde.
"Quase od'd três vezes (uma vez no Rio, em casa, após uso intenso de cocaína e álcool e novamente sem me alimentar, só na base do iogurte - outra no Rio também, e dessa vez tive que pedir para chamarem um médico em casa - e a pior de todas em Brasília, onde estava com um parente meu e fui parar no hospital já quase morto, eu acho, em pânico, com taquicardia etc.)."
Legião Urbana - Mais Novidades

Segundo ele, a última crise aconteceu após três dias seguidos de uso de cocaína e sem comer absolutamente nada. O cantor contou ainda que, após esse episódio, tentou abandonar o consumo da droga e se concentrou apenas no álcool - o que também trouxe consequências graves. "Parei então de usar cocaína e concentrei-me no álcool, o que deve ter me levado a uma reação alérgica tão forte toda vez que bebia um gole."
Renato escreveu que chegou a ficar abstêmio por mais de dezoito meses, período em que substituiu o álcool e as drogas pesadas pelo haxixe. Apesar disso, o corpo cobrou seu preço: "Tive uma hepatite B séria (muito séria aliás), certamente ligada às falhas na minha alimentação. Nunca gostei muito de comida por alguma razão e não comia mesmo. Cheguei aos 50 kg (o que para minha altura, 1,76 m, me fazia parecer alguém com anorexia nervosa)."
O músico explicou que, após o susto da hepatite, fez terapia e ficou dois anos sem beber, ainda que tenha feito uso de outras substâncias no período. "Usei haxixe, downers e heroína no intervalo anterior a isso e maconha no final desses dois anos (1990-92). Tudo isso foi extremamente prejudicial à minha saúde. Senti culpa, medo e vergonha, e minha família e amigos não sabem como continuei vivo", confessou.
Como era a relação de Renato Russo com tranquilizantes e álcool
Renato Russo sempre falou abertamente sobre o tema. Em entrevista concedida a Jô Soares, em 1994, o cantor explicou sua relação com tranquilizantes e bebidas: "Minha dependência química era com tranquilizantes, mas todo e qualquer tipo de droga pode ser uma dependência. Hoje, se eu quiser me acalmar, não posso tomar nada. Não posso tomar calmantes. É meditação, yoga e chá de camomila. Eu cheguei a ponto de procurar ajuda. Não posso falar das outras pessoas."
O líder da Legião Urbana também relatou que chegou a participar do grupo Alcoólicos Anônimos e refletiu sobre a romantização do uso de drogas na música: "O Cazuza já falava: 'Meus heróis morreram de overdose'. Essa coisa do romantismo... Fica uma coisa interiorizada. Eu sentia isso. Se eu quero ser poeta ou músico, preciso seguir esse caminho. Isso não é verdade de jeito nenhum."
Em uma fala que mostra o quanto o tema o afetava espiritualmente, Renato concluiu: "A palavra para álcool em latim é spiritus. Existe essa dicotomia do álcool transferir para a pessoa uma ilusão de espiritualidade e acabar minando a espiritualidade da pessoa. Dá um vazio terrível e uma sensação de que não existe Deus. É uma sensação de que a vida não vale a pena ser vivida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Como era a tensa relação de Renato Russo com tranquilizantes e álcool, segundo o próprio
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana


