Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de janeiro de 2026
Bruce Dickinson é um dos maiores ícones da história do heavy metal. Dono de uma voz potente e facilmente reconhecível, o cantor e compositor inglês é conhecido por seu trabalho como vocalista do Iron Maiden, banda fundada e liderada pelo baixista Steve Harris.
Ao longo de sua trajetória como frontman do Iron Maiden, iniciada em 1981, Bruce gravou clássicos incontornáveis do heavy metal e ajudou o grupo a se transformar em uma verdadeira lenda da música pesada. Essa jornada, no entanto, não começou da forma mais tranquila, como aponta uma matéria especial publicada no site Louder Sound.

A reportagem tem como tema central o primeiro disco do Iron Maiden gravado com o então novo vocalista, "The Number of the Beast", lançado em 1982 e responsável por consolidar a banda no cenário internacional. No texto, é citado um depoimento concedido por Steve Harris à revista H Le Mag, em 1996, no qual o baixista relembra as dificuldades enfrentadas no período inicial dessa parceria.
"O primeiro ano com Bruce foi particularmente... complicado. Ele queria questionar a minha posição na banda."
Entrar em conflito não estava nos planos de Harris, que tinha outras prioridades naquele momento. Segundo o baixista, a preocupação central estava relacionada ao comprometimento com as composições e com o ritmo intenso de atividades do Iron Maiden.
"Tudo o que eu queria era alguém que cantasse as minhas músicas e que estivesse disposto a fazer turnês no nosso ritmo e a fazer o seu trabalho como vocalista, o que significava ser o centro das atenções tanto dentro como fora do palco."
As dificuldades iniciais acabaram sendo superadas, e Bruce permaneceu à frente do Iron Maiden até 1993, quando decidiu seguir carreira solo. Em 1999, o vocalista retornou ao grupo.
O Iron Maiden voltará à estrada no próximo mês de maio para dar continuidade à turnê que celebra seus 50 anos de existência. A série de apresentações passará por São Paulo nos dias 25 e 27 de outubro, conforme detalhado na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica

É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Os hits de Iron Maiden e Richie Kotzen que Bruno Valverde e Julia Lage gostariam de tocar
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
O clássico "esquecido" do Iron Maiden que ganhou Framboesa de Ouro
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


