A opinião de Paul Di'Anno sobre Bruce Dickinson, que o substituiu no Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de outubro de 2024
Bruce Dickinson é um nome muito respeitado por fãs e músicos que habitam o universo do Heavy Metal. Vocalista do Iron Maiden, o cantor e compositor inglês tem uma voz única, que pode ser ouvida em clássicos absolutos, como "The Number of The Beast", "The Trooper", "2 Minutes to Midnight", "Wasted Years", "The Evil That Men Do", "Fear of The Dark" e "The Wicker Man".
Antes de Bruce Dickinson se tornar vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno ocupou o cargo de frontman. Membro do quinteto por três anos, Paul gravou o debut autointitulado (1980) e "Killers" (1981), álbuns aclamados pelos fãs que apresentam faixas marcantes, como "Prowler", "Remember Tomorrow" e "Wrathchild".
Paul deixou o Iron Maiden em 1981. O vocalista falou sobre a separação à revista Rock Hard (via Fan Club Iron Maiden Bulgaria) em 2004.
"Sofri mais tarde por causa dessa decisão. Eu estava completamente esgotado, sem paciência, quando a história chegou ao fim. Mas, ao mesmo tempo, me sentia invencível, pensei que nada poderia me parar porque eu era a voz e o vocalista da banda de Metal que estava se tornando a mais importante do planeta. Na época da separação, eu não poderia imaginar que alguém teria as habilidades certas para me substituir…"
Então, Paul descobriu que não era insubstituível. No entanto, ele sabia que a voz de seu substituto se encaixava bem no som feito pelo Iron Maiden.
"Naquela época, eu estava fora de mim, e dolorosamente percebi que havia outro excelente vocalista de Metal, Bruce Dickinson. Sempre considerei que Bruce não cantava ‘minhas’ músicas tão bem quanto eu, mas tenho que admitir que ele era, e ainda é, um cantor gigantesco e não há dúvida de que ele foi o melhor vocalista que o Maiden poderia encontrar. Meu estilo era muito agressivo para a banda e a voz mais suave e operística de Bruce se encaixava perfeitamente com a direção que Steve queria seguir."
Por fim, Di'Anno elogiou o primeiro disco que Bruce gravou com o Iron Maiden. Porém, ele apontou que era "insuperável" em um aspecto.
"Acho que o primeiro álbum da banda com Dickinson [‘The Number Of The Beast’, lançado em 1982] é fantástico, e que ninguém mais poderia ter feito o que ele fez com o Iron Maiden desde o lançamento deste disco, em um estilo que é muito próprio dele. Agora, nem Bruce, nem ninguém mais — e isso é um fato estabelecido entre os fãs de longa data e a maioria dos jornalistas — é capaz de me superar nas músicas dos dois primeiros álbuns."
Na última segunda-feira (21 de outubro), Paul Di'Anno faleceu aos 66 anos, de causas que não foram reveladas. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps