Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de janeiro de 2026
A anunciada reunião do Angra em torno da formação da era Rebirth / Temple of Shadows - com Edu Falaschi, Aquiles Priester e Kiko Loureiro - empolgou fãs e reacendeu debates antigos. Um dos principais deles foi a ausência de Fábio Laguna, tecladista que esteve presente em praticamente toda aquela fase da banda nos palcos. Em entrevista ao Ibagenscast, Laguna falou abertamente sobre o assunto e esclareceu sua posição.
Angra - Mais Novidades
Logo de início, o músico deixou claro que vê com bons olhos a reunião, inclusive por um motivo pessoal e humano. "Eu acho que isso deveria acontecer para não acontecer como aconteceu com o Andre, por exemplo, que faleceu antes deles apertarem as mãos", disse, referindo-se a Andre Matos. Para ele, encontros desse tipo não deveriam ficar "enroscados" pelo tempo.
Laguna também demonstrou gratidão pela reação do público nas redes sociais. "Eu fico muito feliz com esse afeto enorme dos fãs, da galera que acompanha meu trabalho e o trabalho do Angra", afirmou. Ao mesmo tempo, fez questão de contextualizar seu papel na banda. "Eu não era integrante. Eu era um músico contratado, uma prestação de serviço. Eu sabia da minha posição ali", explicou, afastando a ideia de que tenha sido oficialmente membro do grupo.
Mesmo assim, os números impressionam. Segundo o tecladista, ele participou de cerca de 290 apresentações com aquela formação, ficando de fora apenas de dois shows no início da trajetória, quando compromissos logísticos levaram a banda a optar por um músico baseado na Europa. "Foram os dois únicos shows que eu não fiz com essa formação", ressaltou.
Sobre não ter sido chamado para a reunião atual, Laguna foi direto e sereno. "Não teve nenhum papo, nenhuma consulta", disse. Ele confirmou que Aquiles Priester e Edu Falaschi chegaram a sugerir seu nome, mas a conversa não avançou. Ainda assim, evitou qualquer tom de ressentimento. "Os problemas que eu tive foram resolvidos nas coxias. Não quero polemizar, nem ser arrogante ou cínico com ninguém", afirmou.
Laguna revelou que tentou o diálogo em outros momentos do passado, mas que hoje prefere seguir em frente. "A vida segue. Desejo que sejam felizes. Não desejo mal de ninguém ali", disse. Questionado se ainda espera um convite, foi honesto: "Não espero o convite. Pela forma como a coisa foi montada, não sei se vai rolar".
Sem alimentar polêmicas, Fábio Laguna encerrou sua fala olhando para o futuro, destacando novos projetos e reforçando que guarda respeito pelas pessoas envolvidas. "Se um dia eu tiver que falar mais sobre isso, talvez esteja no meu livro. Por agora, é agradecer e bola pra frente."
Confira a entrevista completa abaixo.
A reunião do Angra com Kiko Loureiro, Edu Falaschi e Aquiles Priester
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Tom Morello conta como se tornou fã de Nuno Bettencourt antes do sucesso do Extreme

Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra

Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro


