A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de novembro de 2025
Poucas bandas brasileiras têm um impacto emocional tão profundo sobre seus fãs quanto o Angra. Quando a formação da era Rebirth foi anunciada para um show especial no Bangers Open Air 2026, a reação foi imediata: nostalgia, surpresa e a sensação de que um capítulo importante do metal nacional finalmente seria revisitado. Mas, segundo Rafael Bittencourt, esse reencontro não surgiu apenas de conversas internas ou da evolução pessoal dos envolvidos - ele foi diretamente inspirado por outro gigante do metal melódico.

Durante sua participação no quadro Assino Embaixo, podcast com Felipe Andreoli e Paulo Baron, Bittencourt contou que assistir ao Helloween no Allianz Parque foi o estopim emocional para imaginar algo semelhante com o Angra. "Cara, eu vi o Helloween no Allianz. Eu cheguei meio despretensioso porque o Helloween já não é parte da minha vida tão forte, mas na hora que eu vi, achei bonito pra cacete. E eu fiquei com essa coisa na cabeça: 'Caramba, o Angra podia fazer algo assim', porque é tão legal como fã."
O guitarrista explicou que o show do Helloween despertou uma percepção familiar, quase afetiva, sobre as dinâmicas internas de uma banda. "Conforme a família fica maior, é óbvio que as afinidades mudam… é igual Natal. Você tem um tio que você gosta, outro nem tanto, mas é a família reunida. Tem a beleza da foto." A imagem é forte - e revela como Bittencourt enxerga o Angra como um organismo vivo, cheio de memórias, histórias, divergências e reconciliações possíveis.
Felipe Andreoli, presente na conversa, reforçou que o reencontro só acontece porque todos entenderam o real tamanho do que construíram juntos. "O que a gente construiu junto é muito maior do que qualquer um de nós. E, se não entendesse isso, não estaria lá. Precisa de uma dose de desapego dos seus próprios problemas, traumas, rancores… precisa de uma boa dose de desapego pra chegar num ponto desse."
Bittencourt concordou e revelou que também se inspira no próprio Andreoli durante o processo de reconciliação. "Eu acho que inclusive tô me espelhando em você. Você tá mais à frente do que eu nesse processo. Vou ter nesse show a oportunidade de reaproximar, saudar alguns karmas, desapegar de rancores e conversar, tentar entender agora com uma cabeça mais madura outras visões."
Andreoli completou dizendo que a reunião só é possível porque todos os envolvidos são pessoas diferentes das que se separaram lá atrás. "As pessoas que nós somos hoje são diferentes das que se separaram, seja do Aquiles em 2007, seja do Edu em 2012. O Edu saiu já tem 13 anos da banda, 14 serão o ano que vem." A fala mostra que o tempo não apenas distanciou, mas também amadureceu as relações - permitindo que memórias difíceis fossem revisadas com mais clareza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Irene Thornton, ex-esposa de Bon Scott (AC/DC), morre aos 75 anos
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Rafael Bittencourt se surpreendeu ao ver que Tom Zé cuidava do jardim do prédio de Kiko Loureiro
Edu Falaschi diz que foi um dos primeiros cancelados da história da internet do Brasil


