As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de novembro de 2025
Quando o Angra anunciou que a formação da era Rebirth tocaria novamente junta no Bangers Open Air 2026, o metal brasileiro reagiu com euforia. Afinal, Edu Falaschi, Kiko Loureiro e Aquiles Priester voltarão a dividir o palco com Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli - um encontro aguardado por duas décadas. Mas, para além da empolgação, Bittencourt destacou que o reencontro também trouxe duas grandes preocupações pessoais que ele fez questão de explicar publicamente.
Durante participação no quadro Assino Embaixo, podcast de Paulo Baron e Felipe Andreoli, o guitarrista afirmou que sua primeira preocupação era que o show não fosse interpretado como um rebaixamento do trabalho atual da banda. "A primeira é que eu não quero que isso deprecie o que a gente vem construindo. O Cycles of Pain, nosso último álbum de estúdio, é um dos melhores da discografia do Angra", disse. Ele ressaltou que fala isso "como fã do Angra também", reforçando o orgulho pela fase atual e pela turnê mundial bem-sucedida do disco.

A segunda preocupação envolve o tão comentado hiato anunciado pela banda em 2024. Para muitos fãs, o show especial poderia soar como uma quebra abrupta da pausa. Bittencourt explicou que não é o caso. "E pá, mas não tava no hiato? O hiato era pra gente sair daquele ritmo frenético de uma turnê atrás da outra, um lançamento atrás do outro. Vamos dar uma pausa e pensar o que nós vamos fazer. Então a gente permanece no hiato de certa forma", afirmou. Segundo ele, trata-se de uma exceção com propósito claro: "É um show que tem uma proposta muito legal, uma celebração muito importante."
Rafael completou que o retorno pontual não invalida a identidade da formação atual, nem o que ele chama de "terceira geração" da banda. "Vamos sair desse hiato para fazer esse show de maneira que não deprecie a banda. Tudo que a gente construiu… e botar todo mundo no palco, inclusive o Kiko." A fala reforça o cuidado em equilibrar nostalgia e continuidade artística.
Felipe Andreoli, também presente na entrevista, destacou que o timing não poderia ser mais simbólico. "Ano que vem é um ano muito importante de comemorações pro Angra. A banda faz 35 anos. O Holy Land faz 30 anos. O Rebirth faz 25", disse o baixista. Para ele, além da resolução pessoal entre os envolvidos, existe um impacto emocional profundo para quem viveu aquela época.
Andreoli explicou que parte da responsabilidade é entender o peso afetivo do reencontro: "É uma celebração de um legado e de uma história que não só construíram parte do que a gente vive hoje, mas também fazem parte da vida de muita gente." Ele lembrou que muitas pessoas viveram momentos marcantes ouvindo aquela formação e terão a chance de reviver tudo isso. "É um peso grande pensar o impacto que isso teria pras pessoas que vão ter oportunidade de presenciar esse show."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
Por que Angra entrará em hiato e como banda recebeu notícia, segundo Marcelo Barbosa
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Shaman pegou música rejeitada do Angra e transformou em sucesso; "produtor riu dela"
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth


