As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de novembro de 2025
Quando o Angra anunciou que a formação da era Rebirth tocaria novamente junta no Bangers Open Air 2026, o metal brasileiro reagiu com euforia. Afinal, Edu Falaschi, Kiko Loureiro e Aquiles Priester voltarão a dividir o palco com Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli - um encontro aguardado por duas décadas. Mas, para além da empolgação, Bittencourt destacou que o reencontro também trouxe duas grandes preocupações pessoais que ele fez questão de explicar publicamente.
Durante participação no quadro Assino Embaixo, podcast de Paulo Baron e Felipe Andreoli, o guitarrista afirmou que sua primeira preocupação era que o show não fosse interpretado como um rebaixamento do trabalho atual da banda. "A primeira é que eu não quero que isso deprecie o que a gente vem construindo. O Cycles of Pain, nosso último álbum de estúdio, é um dos melhores da discografia do Angra", disse. Ele ressaltou que fala isso "como fã do Angra também", reforçando o orgulho pela fase atual e pela turnê mundial bem-sucedida do disco.

A segunda preocupação envolve o tão comentado hiato anunciado pela banda em 2024. Para muitos fãs, o show especial poderia soar como uma quebra abrupta da pausa. Bittencourt explicou que não é o caso. "E pá, mas não tava no hiato? O hiato era pra gente sair daquele ritmo frenético de uma turnê atrás da outra, um lançamento atrás do outro. Vamos dar uma pausa e pensar o que nós vamos fazer. Então a gente permanece no hiato de certa forma", afirmou. Segundo ele, trata-se de uma exceção com propósito claro: "É um show que tem uma proposta muito legal, uma celebração muito importante."
Rafael completou que o retorno pontual não invalida a identidade da formação atual, nem o que ele chama de "terceira geração" da banda. "Vamos sair desse hiato para fazer esse show de maneira que não deprecie a banda. Tudo que a gente construiu… e botar todo mundo no palco, inclusive o Kiko." A fala reforça o cuidado em equilibrar nostalgia e continuidade artística.
Felipe Andreoli, também presente na entrevista, destacou que o timing não poderia ser mais simbólico. "Ano que vem é um ano muito importante de comemorações pro Angra. A banda faz 35 anos. O Holy Land faz 30 anos. O Rebirth faz 25", disse o baixista. Para ele, além da resolução pessoal entre os envolvidos, existe um impacto emocional profundo para quem viveu aquela época.
Andreoli explicou que parte da responsabilidade é entender o peso afetivo do reencontro: "É uma celebração de um legado e de uma história que não só construíram parte do que a gente vive hoje, mas também fazem parte da vida de muita gente." Ele lembrou que muitas pessoas viveram momentos marcantes ouvindo aquela formação e terão a chance de reviver tudo isso. "É um peso grande pensar o impacto que isso teria pras pessoas que vão ter oportunidade de presenciar esse show."
A reunião do Angra com Kiko Loureiro, Edu Falaschi e Aquiles Priester
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A música que Ozzy Osbourne ensaiou, mas não cantou no último show
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Por que Angra entrará em hiato e como banda recebeu notícia, segundo Marcelo Barbosa
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
Criação do Angra passa por influências que vão de Helloween a Tom Jobim


