RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler

Perfume que marcou Ozzy Osbourne vira edição especial e ajuda no combate ao Parkinson

Richie Faulkner afirma que "base" do novo álbum do Judas Priest está pronta

5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção

O músico que é a "voz do rock progressivo", segundo o Loudwire

O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out

A música do Judas Priest que ficou fora de "Top Gun" por decisão da banda

Baixista Roberto "Ra" Diaz conta como foi chamado para ajudar o Korn

Neil Tennant (Pet Shop Boys) conta como foi assistir show do Sex Pistols em 1976

Ex-Metallica, Jason Newsted declara ter sido diagnosticado com câncer na garganta

Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte

Samuel Rosa relembra seu passado no futebol e traça paralelo com Estêvão, do Chelsea

Vocalista do Sevendust expõe trauma com assassinato do irmão

Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram

"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing


Stamp

O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido

Por
Postado em 24 de março de 2026

Entre tantos riffs que ajudaram a construir a reputação do Black Sabbath, um deles impressionou até o próprio Geezer Butler de um jeito especial. Ao lembrar a criação de "Iron Man", o baixista disse que Tony Iommi apareceu com uma ideia que lhe soou como uma pancada fora do comum. "Tony apareceu com o riff de 'Iron Man'. Foi um dos riffs mais pesados que eu já tinha ouvido. Eu queria algo que refletisse o peso daquele riff."

Black Sabbath - Mais Novidades

Foto: Jean Nelson @ www.depositphotos.com
Foto: Jean Nelson @ www.depositphotos.com
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A fala, replicada na Far Out, ajuda a entender por que "Iron Man" virou uma das músicas mais identificáveis do Sabbath. O peso não estava só na guitarra, mas no efeito que aquele riff causou dentro da própria banda. Geezer, que já era o principal letrista do grupo, percebeu que não dava para colocar qualquer tema ali em cima. Se a música soava como algo gigantesco e ameaçador, a letra também precisava vir nessa direção.

Foi aí que entrou uma obsessão pessoal dele na época: "Eu estava muito ligado em ficção científica naquela época, queria escrever sobre viagem espacial. Os Estados Unidos tinham acabado de colocar um homem na Lua, então havia muita coisa sobre exploração do espaço circulando nas notícias. Simplesmente encaixou, e saiu daquele jeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isso desmonta também uma associação que muita gente fez depois com o herói da Marvel. Em entrevista recente à Louder, Geezer disse que nem conhecia o personagem quando escreveu a letra. A ideia, segundo ele, nasceu da impressão causada pelo riff e da imagem de uma figura de ferro avançando de forma ameaçadora, não de quadrinhos americanos.

"Iron Man" virou uma daquelas músicas em que o som e o tema parecem ter nascido um para o outro. O riff de Iommi vinha como um monstro caminhando, e Geezer respondeu com uma história de ficção científica sombria, bem de acordo com o clima que o Sabbath já vinha desenvolvendo naquele período. Quando ele diz que foi um dos riffs mais pesados que já ouvira, não soa como elogio jogado ao vento. Soa como o momento em que a música mostrou para a própria banda o tamanho do estrago que podia causar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS