Randy Rhoads: há 40 anos, morria o lendário e influente guitarrista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de março de 2022
O dia 19 de março de 1982 é marcado por uma das páginas mais tristes da história da música pesada, pois foi na data mencionada que faleceu Randall William Rhoads, mais conhecido como Randy Rhoads. O jovem músico californiano, que tinha apenas 25 anos de idade, foi vítima de um trágico acidente aéreo.
Considerado um dos guitarristas mais influentes e de todos os tempos, Randy se tornou conhecido na década de 1970, ao gravar os dois primeiros álbuns do grupo estadunidense Quiet Riot (o debut autointitulado lançado em 1977 e "Quiet Riot II", de 1979).
Em 1980, Randy foi escolhido como guitarrista da banda solo de ninguém menos que Ozzy Osbourne, vocalista original da banda Black Sabbath. Ao lado do Madman, gravou dois discos que são clássicos absolutos do heavy metal, "Blizzard Of Ozz" (1980) e "Diary Of A Madman" (1981).
O talento e a classe do genial guitarrista podem ser ouvidos em músicas que ainda encantam os headbangers até hoje, por conta de seus riffs e solos. "I Don´t Know", "Crazy Train", "Goodbye To Romance", "Revelation (Mother Earth)", "Over The Mountain", "Diary Of A Madman", "You Can't Kill Rock And Roll" são alguns exemplos.
Claro, não é possível falar de Randy Rhoads sem mencionar "Mr. Crowley", música que tem um dos solos mais emblemáticos de todos os tempos. Como este redator não tem palavras para descrever a beleza e a grandiosidade da referida canção, clique no player a seguir e tire suas próprias conclusões.
Infelizmente, a brilhante trajetória de Randy foi interrompida em 19 de março de 1982 em um terrível acidente. O avião, pilotado por Andrew Aycock, colidiu com um ônibus e explodiu. Randy, Andrew e a maquiadora Rachel Youngblood (outra passageira) morreram na hora. Os outros integrantes da banda estavam dormindo perto do local onde aconteceu a tragédia.
Don Airey, tecladista que na época tocava junto com Randy na banda de Ozzy, diz que lembra do guitarrista até hoje. "Penso em Randy todos os dias. Eu ainda posso ouvi-lo. Lembro-me da última vez que falei com Ozzy, eu disse: ‘Ainda posso ouvir a guitarra dele na minha cabeça’. Eu ainda posso ouvir sua risada. Ele dava uma risadinha muito contagiante se gostava de alguma coisa. (...) Quando eu entrei para a banda, sempre havia uma fita ao vivo do show... Se Randy gostasse de algo quando eu tocava na fita, ele soltava essa risada. Eu sabia que estava indo bem. Ele era um cara adorável para se trabalhar, mas também era uma figura muito imponente. Ele sabia o que queria e era uma força a ser reconhecida".
O baixista Rudy Sarzo, que também foi companheiro de Randy, ficou chocado ao saber que o amigo havia falecido. "Quando descobrimos que Randy, Rachel e Andrew estavam no avião que caiu, isso é desesperança. E a desesperança tem um som. É uma frequência muito baixa e muito sinistra. Minhas cordas vocais não podem ficar tão baixas, é uma vibração sinistra, e eu não conseguia ouvir nada. Meus sentidos estavam em choque, tudo o que ouvi foi isso dentro da minha cabeça, essa baixa frequência. Isso é desesperança. Nunca senti uma desesperança mais profunda do que essa, e espero nunca mais sentir".
Quarenta anos após sua morte, Randy Rhoads continua sendo um dos maiores ícones da guitarra e do heavy metal. Para relembrar o inesquecível gênio das seis cordas, confira a playlist a seguir, com 10 ótimas músicas gravadas por ele.
Obrigado, Randy Rhoads, por toda a sua contribuição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps