Baixaria total; Geddy Lee elege 22 músicas com linhas de baixo de cair o queixo
Por Bruce William
Postado em 29 de abril de 2025
Quando se fala em grandes baixistas do rock, Geddy Lee é um dos primeiros nomes que surgem. Além de ser a voz inconfundível do Rush, ele elevou o baixo a um papel de destaque nas composições, sem nunca deixar o instrumento relegado ao fundo. Por isso, quando Geddy decidiu listar algumas das músicas com linhas de baixo que ele considera mais marcantes, era de se esperar uma seleção que fosse além do óbvio.
Rush - Mais Novidades

Em uma playlist montada para a Amazon Music (via Far Out), Geddy reuniu 22 faixas que, segundo ele, mostram como o baixo pode ser um instrumento tão expressivo quanto a guitarra ou a voz. Entre os escolhidos, aparecem gigantes como The Who, The Beatles, Led Zeppelin e The Rolling Stones, mas também nomes ligados ao progressivo, como Yes e Jethro Tull, e ainda artistas de outras vertentes, como Radiohead e Red Hot Chili Peppers.
O respeito de Geddy por John Paul Jones, do Led Zeppelin, ficou claro na seleção de duas músicas da banda: "What Is and What Never Should Be" e "The Lemon Song". Em entrevista à Rolling Stone, Geddy explicou sua admiração: "A forma como John Paul Jones muda de andamento, segura o peso e ainda cria melodias incríveis ao longo da música mostra o músico completo que ele é."

Outro destaque foi o The Who. Geddy escolheu tanto "The Real Me" quanto "My Generation", elogiando o lendário John Entwistle: "Sério? Uma música pop com solos de baixo? Entwistle foi talvez o maior baixista do rock, ousando tirar o baixo do fundo da mixagem e mostrar todo o seu brilho."
Entre outros nomes lembrados, estão Jack Bruce, do Cream, que Geddy apontou como uma influência pessoal: "Ver Jack Bruce subindo e descendo o braço do baixo no palco foi o que me fez querer tocar baixo, e tocar em um trio de rock." O baixista do Rush ainda abriu espaço para nomes como Lou Reed, com "Walk on the Wild Side", e até para faixas mais recentes como "Paranoid Android", do Radiohead.

A playlist criada por Geddy Lee é variada e mostra que, em diferentes estilos, o baixo sempre teve espaço para brilhar. Ela começa com "2120 South Michigan Avenue" dos Rolling Stones, "My Generation" do The Who, "Ain’t No Mountain High Enough" dos Temptations, "Taxman" dos Beatles e "Crossroads" do Cream. Ele também incluiu "What Is And What Never Should Be" do Led Zeppelin, "The Other Side of This Life" do Jefferson Airplane, "No Opportunity Necessary, No Experience Needed" do Yes e "Joe Frazier" de Bill Bruford.
A lista segue com "Teen Town" do Weather Report, "Jerry Was A Race Car Driver" do Primus, "Gimme Some Lovin’" do The Spencer Davis Group, "Paranoid Android" do Radiohead, "The Real Me" do The Who e "Heart of Sunrise" do Yes. Geddy ainda citou "Bouree" do Jethro Tull, "Walk on the Wild Side" do Lou Reed e "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers.

Para fechar, o baixista também escolheu "Come Together" dos Beatles, "The Lemon Song" do Led Zeppelin, "Money" do Pink Floyd e "Headlong Flight" do próprio Rush.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps