Pearl Jam: TOP 25 as mais "bandidas" - Parte 4
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 03 de abril de 2018
O site Rock in The Head comunica: para que a letra tenha o impacto e poder desejado ao ouvinte, é necessário ler a tradução das letras junto com a música. Pois uma das características dessa banda é fazer com que a melodia e a dinâmica da canção acompanhem o momento lírico, junto ao seu estado de tensão ou de satisfação. Ler a letra não estando acompanhado da música não terá o mesmo efeito.
Nesta 4ª parte, seguem as músicas mais bandidas do PEARL JAM (lados-b, raridades, sobras de estúdio). Já que só existem listas Top 10 das mais conhecidas, hits e singles pela internet e revistas por aí afora - e como existe muita música boa dessa banda - vai um Top 25 mesmo (a ordem das músicas não é por qualidade das mesmas e sim, por ordem cronológica de lançamento):
14) "Sad" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = essa música tem um riff de guitarra sensacional e lindo de se ouvir. Música empolgante e perfeita para se escutar sendo trilha sonora de um clipe de surf, mas o ritmo não tem nada a ver com a letra (ou será que tem, e agora)? Tristeza de um homem que perdeu a sua mulher (morte) e como ele passa os seus dias sem ela, somente acompanhado das suas memórias... Esta música ficou de fora do álbum "Binaural" (6º disco, 2000).
13) "Hitchhiker" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = rock empolgante com Eddie levando o vocal em um tom mais grave. Detalhe para a parte do "solo" da música, que mais parece uma festa "noise" cheia de barulhos das guitarras com uma bela bateria acompanhando. A letra é muito interessante, onde Eddie já falou em entrevista que se refere: "Aqueles espinhos (sementes) que grudam na sua perna ou na calça e que depois, bem depois, você retira de si estes espinhos, fazendo com que eles se reproduzam e cresçam em uma outra área que não é o local de origem deles. Isso é engenhoso ao meu ver, it’s evolution, baby". A tradução do título dessa música é "caroneiro" e ele compara essa história com a dos "blue penners" (caneteiros azuis), que seriam aquelas pessoas que mesmo sendo fã ou não da banda, desesperadamente e agressivamente tentam conseguir um autógrafo seu para depois tentar vende-lo e ganhar uma boa grana em cima. Esta música também ficou de fora do álbum "Binaural" (6º disco, 2000).
12) "Gremmie Out of Control" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = surf music, uma delícia de se escutar. Letra cômica sobre aquele "prego" que não sabe surfar. Este cover da banda THE SILLY SURFERS (1964) foi gravado durante as sessões do álbum "No Code" (4º disco, 1996).
11) "Whale Song" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = como o PEARL JAM teve a coragem de não colocar essa música no seu álbum de estúdio? Não é surpresa, pois eu já escutei vários comentários de que o disco "Lost Dogs" é onde estão as melhores canções da banda... Música cantada inteiramente pelo baterista do grupo na época (Jack Irons, ex-baterista do RED HOT CHILI PEPPERS) com alguns back-vocais de Eddie. É incrível como Mike (guitarrista) consegue fazer o barulho e a linguagem das baleias no som da sua guitarra. Uma letra forte e cativante sobre a caça irredutível dos seres humanos contra as baleias. Esta música ficou de fora do álbum "Yield" (5º disco, 1998).
10) "Hold on" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = aqui, o ouvinte volta diretamente para o ano de 1993 com aquela mesma atmosfera e clima que marcou essa época, com o prisma da nostalgia e do saudosismo a flor da pele. Seria aquela música quebraceira no estilo que o PEARL JAM fazia nas antiga, antes do punk rock chegar de uma forma bem característica nas composições das suas músicas... O refrão diz: "Eu sei, a vida poderia ter sido diferente se eu tivesse resistido..." Esta música ficou de fora do álbum "Versus" (2º disco, 1993).
9) "Hard to Imagine" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = música lenta que poderia estar no mesmo nível de reconhecimento das músicas mais conhecidas da banda. Possui um vocal sincero e carregado de sentimento, como se estivesse despindo o seu interior. A letra é meio enigmática e não me arrisco a falar muito, mas com certeza se refere a conflitos internos de uma pessoa, introspectivo... Esta música também ficou de fora do álbum "Versus" (2º disco, 1993).
8) "Wash" (Álbum: "Lost Dogs" - coletânea de raridades e sobras de estúdio, 2003) = outra pérola perdida, com uma levada arrastada e meio que psicodélica carregada de muito sentimento. Aqui o mar vai passando de "flat" até ficar uma tempestade! A letra diz: "Traga isso de volta / Volte à forma limpa / Para a forma pura / Lave o meu amor". Esta música ficou de fora do álbum "Ten" (1º disco, 1991).
7) continua...
Não acompanhaste a 1ª, 2ª e 3ª parte desse mini episódio? É só clicar logo abaixo:
Pearl Jam - TOP 25 as mais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
"Acho que o brasileiro se odeia, aqui parece que o cara só pode chegar a um certo nível"
Os guitarristas considerados os deuses da guitarra base por James Hetfield
Para entender: o que é rock progressivo?


Pearl Jam e Live negociaram com o Rock in Rio, revela Ed Kowalczyk
A música que fez Neil Young querer gravar com o Pearl Jam
Como o Pearl Jam transformou uma velha canção trágica dos anos 60 em seu maior hit
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
As três músicas do "Ten" do Pearl Jam que mexem profundamente com Eddie Vedder



