Pearl Jam: TOP 25 as mais "bandidas" - Parte 1
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 21 de julho de 2017
O site Rock in The Head comunica: para que a letra tenha o impacto e poder desejado ao ouvinte, é necessário ler a tradução das letras junto com a música, pois uma das características dessa banda é fazer com que a melodia e a dinâmica da música acompanhem o momento lírico, junto ao seu estado de tensão ou de satisfação. Ler a letra não estando acompanhado da música, não terá o mesmo efeito.
Seguem as músicas mais bandidas (lados-b, raridades, sobras de estúdio) do PEARL JAM. Já que só existem listas Top 10 das mais conhecidas (hits e singles) pela internet e revistas por aí afora, e como existe muita música boa dessa banda, vai um Top 25 mesmo (a ordem das músicas não é por qualidades da mesma, e sim, por ordem cronológica de lançamento):
25) "Garden" (Álbum: "Ten" - 1º disco, 1991) = levada característica da banda, onde a melodia e andamento da música mais parece um desenho da formação de uma onda. Vai mostrando desde o princípio quando o mar ainda está "flat" e a onda vai se formando vagarosamente, entrando na sua forma crescente até chegar ao seu ápice e queda. Este ciclo volta a se renovar novamente, até a música se entregar em um final esquecido... (ou será o mar ficando "flat" novamente)? Esta Gestalt da formação de uma onda é possível assimilar em várias músicas da banda. Quanto à letra da canção, há um verso que se encaixaria perfeitamente nos dias cibernéticos atuais, onde o vocalista Eddie Vedder canta: "eu não questiono a nossa existência, apenas questiono as nossas necessidades modernas".
24) "W.M.A" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = esta música possui uma levada tribal que sempre está presente nos álbuns da banda, mas aqui ela caminha sobre um andamento mais agressivo, com a levada das guitarras e do baixo de uma forma espetacular que vai permeando por toda a música. Possui uma letra forte e verídica sobre a morte por cacetadas de um negro por 02 policiais americanos após uma blitz. Mais tarde, os 02 policiais foram julgados e condenados. Letra também extremamente política. W.M.A significa: "White Man American".
23) "Rats" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = esta música possui aquela levada funkeada clássica pelo baixo. A introdução do vocal arrepia qualquer um, cantando (comparando) o estilo de vida do ser humano com a dos ratos. O pior, é que depois de ler a letra, fica claro como o estilo de sobrevivência e de socialização dos ratos dá um "banho" em nós, humanos...
22) "Leash" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = música quebraceira com aquele riff e solo de guitarra clássico do PEARL JAM. "Jogue a coleira, jogue a coleira, nós somos jovens", diz o refrão dessa canção que havia ficado de fora do 1º disco do grupo.
21) "Tremor Christ" (Álbum: "Vitalogy" – 3º disco, 1994) = uma de várias músicas que faz referências a Deus, com respeito e temor. Não chega a ter uma levada 100% tribal, mas a bateria tem os seus méritos e semelhanças. Destaque para a parte final da canção com a dinâmica do vocal indo ao ápice e terminando do jeito mais sensível e introspectivo possível.
Pearl Jam - TOP 25 as mais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
A banda de metal que revelou que está quebrada mesmo após tocar dois meses em arenas


As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Rock in Rio deve anunciar Pearl Jam, declara jornalista
Pearl Jam: a reflexão sobre o amor em "Love Boat Captain"
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas


