Pearl Jam: TOP 25 as mais "bandidas" - Parte 1
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 21 de julho de 2017
O site Rock in The Head comunica: para que a letra tenha o impacto e poder desejado ao ouvinte, é necessário ler a tradução das letras junto com a música, pois uma das características dessa banda é fazer com que a melodia e a dinâmica da música acompanhem o momento lírico, junto ao seu estado de tensão ou de satisfação. Ler a letra não estando acompanhado da música, não terá o mesmo efeito.
Seguem as músicas mais bandidas (lados-b, raridades, sobras de estúdio) do PEARL JAM. Já que só existem listas Top 10 das mais conhecidas (hits e singles) pela internet e revistas por aí afora, e como existe muita música boa dessa banda, vai um Top 25 mesmo (a ordem das músicas não é por qualidades da mesma, e sim, por ordem cronológica de lançamento):
25) "Garden" (Álbum: "Ten" - 1º disco, 1991) = levada característica da banda, onde a melodia e andamento da música mais parece um desenho da formação de uma onda. Vai mostrando desde o princípio quando o mar ainda está "flat" e a onda vai se formando vagarosamente, entrando na sua forma crescente até chegar ao seu ápice e queda. Este ciclo volta a se renovar novamente, até a música se entregar em um final esquecido... (ou será o mar ficando "flat" novamente)? Esta Gestalt da formação de uma onda é possível assimilar em várias músicas da banda. Quanto à letra da canção, há um verso que se encaixaria perfeitamente nos dias cibernéticos atuais, onde o vocalista Eddie Vedder canta: "eu não questiono a nossa existência, apenas questiono as nossas necessidades modernas".
24) "W.M.A" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = esta música possui uma levada tribal que sempre está presente nos álbuns da banda, mas aqui ela caminha sobre um andamento mais agressivo, com a levada das guitarras e do baixo de uma forma espetacular que vai permeando por toda a música. Possui uma letra forte e verídica sobre a morte por cacetadas de um negro por 02 policiais americanos após uma blitz. Mais tarde, os 02 policiais foram julgados e condenados. Letra também extremamente política. W.M.A significa: "White Man American".
23) "Rats" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = esta música possui aquela levada funkeada clássica pelo baixo. A introdução do vocal arrepia qualquer um, cantando (comparando) o estilo de vida do ser humano com a dos ratos. O pior, é que depois de ler a letra, fica claro como o estilo de sobrevivência e de socialização dos ratos dá um "banho" em nós, humanos...
22) "Leash" (Álbum: "Versus" – 2º disco, 1993) = música quebraceira com aquele riff e solo de guitarra clássico do PEARL JAM. "Jogue a coleira, jogue a coleira, nós somos jovens", diz o refrão dessa canção que havia ficado de fora do 1º disco do grupo.
21) "Tremor Christ" (Álbum: "Vitalogy" – 3º disco, 1994) = uma de várias músicas que faz referências a Deus, com respeito e temor. Não chega a ter uma levada 100% tribal, mas a bateria tem os seus méritos e semelhanças. Destaque para a parte final da canção com a dinâmica do vocal indo ao ápice e terminando do jeito mais sensível e introspectivo possível.
Pearl Jam - TOP 25 as mais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026

A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O guitarrista clássico "incrível" que Eddie Vedder colocou no mesmo nível de Jimmy Page
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
A melhor música do Pearl Jam de todos os tempos, segundo Mike McCready


