Duos de rock: quatro duplas que você tem que conhecer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos

Antes de ser um músico criativo, JACK WHITE é antes de tudo um tremendo marqueteiro: tomou a frente de um projeto elaborado nos mínimos detalhes e um pseudo catadão de rusticidade e blues descompromissado - da bicoloridade, instrumentos de segunda categoria e as misteriosas/veladas raízes de sua relação com MEG WHITE, JACK criou a imagem idealizada dos egressos underground rumo ao mainstream sem se "venderem". Porém, um ponto dessa biografia não dá para colocar na conta do cara: a pretensa invenção (muitas vezes a ele atribuída) do duo de rock. Fã confesso do FLAT DUO JETS (como fica explícito no documentário "A Todo Volume"), o músico rende as devidas homenagens ao formato tão incomum no rock and roll.

Angra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de DominóCinco contra um?: Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contando com bons nomes com orientação mais pop (como HOUSE OF FREAKS e THE CRAPS), selecionei aqui quatro nomes que julgo de uma audição obrigatória, colocados de forma retroativa. Os duos referidos aqui não se destacam apenas pela formação peculiar, mas pela qualidade de seus registros. Contrariando a norma consuetudinária de respeito aos mais velhos, fiz o percurso contrário:

BLACK COBRA

O caçula da lista apareceu em 2001 com uma pegada sludge violenta. Formado por JASON LANDRIAN (guitarra e vocal) e RAFAEL "RAFA" MARTINEZ (bateria), o BLACK possui sete registros em sua discografia (sendo que "Imperium Simulacra", lançado esse ano, é particularmente matador)

JUCIFER

A mais conhecida do público metal, a JUCIFER iniciou suas atividades em 1993 e segue firme até hoje. Contando com GAZELLE AMBER VALENTINE (guitarra e vocal), e seu marido EDGAR LIVENGOOD (bateria), o JUCIFER venho de Athens na Georgia (que já deu ao mundo o R.E.M e o B-52's). Sua pegada sludge/doom, entretanto, esta mais para não-conterrâneos como St. VITUS e CARNIVORE.

FLAT DUO JETS

Punk Blues foi a chave mestra da dupla formada por DEXTER ROMWEBER, (guitarra) e CHRIS "CROW" SMITH (bateria) de.... Athen , Georgia! Formado em 1983, o grupo teve entre 1988-1990 a participação GRIZ "TONE" MAYER no baixo - mas ficou reconhecido por seus blues sarnento praticado por seu duo principal, encerrando suas atividades em 1999.

69 (também grafada "Sixty Nine")

Uma banda tão obscura que faz a alegria dos hipsters: krautrock setentista clássico, a banda formada por ARMIN STÖWE (sintetizador, piano, guitarras e vocal)e ROLAND SCHUPP (bateria), mistura psicodelismo, jazz, rock sinfônico e o escambau tendo feito tudo isso em um único álbum de estúdio lançado em 1973, "Circle of Crayfish".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e Melhores

Angra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de DominóAngra
Kiko Loureiro relembrando o tempo de Dominó

Cinco contra um?: Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcouCinco contra um?
Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Goo336x280