Duos de rock: quatro duplas que você tem que conhecer
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 10 de setembro de 2016
Antes de ser um músico criativo, JACK WHITE é antes de tudo um tremendo marqueteiro: tomou a frente de um projeto elaborado nos mínimos detalhes e um pseudo catadão de rusticidade e blues descompromissado - da bicoloridade, instrumentos de segunda categoria e as misteriosas/veladas raízes de sua relação com MEG WHITE, JACK criou a imagem idealizada dos egressos underground rumo ao mainstream sem se "venderem". Porém, um ponto dessa biografia não dá para colocar na conta do cara: a pretensa invenção (muitas vezes a ele atribuída) do duo de rock. Fã confesso do FLAT DUO JETS (como fica explícito no documentário "A Todo Volume"), o músico rende as devidas homenagens ao formato tão incomum no rock and roll.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Contando com bons nomes com orientação mais pop (como HOUSE OF FREAKS e THE CRAPS), selecionei aqui quatro nomes que julgo de uma audição obrigatória, colocados de forma retroativa. Os duos referidos aqui não se destacam apenas pela formação peculiar, mas pela qualidade de seus registros. Contrariando a norma consuetudinária de respeito aos mais velhos, fiz o percurso contrário:
BLACK COBRA
O caçula da lista apareceu em 2001 com uma pegada sludge violenta. Formado por JASON LANDRIAN (guitarra e vocal) e RAFAEL "RAFA" MARTINEZ (bateria), o BLACK possui sete registros em sua discografia (sendo que "Imperium Simulacra", lançado esse ano, é particularmente matador)
JUCIFER
A mais conhecida do público metal, a JUCIFER iniciou suas atividades em 1993 e segue firme até hoje. Contando com GAZELLE AMBER VALENTINE (guitarra e vocal), e seu marido EDGAR LIVENGOOD (bateria), o JUCIFER venho de Athens na Georgia (que já deu ao mundo o R.E.M e o B-52´s). Sua pegada sludge/doom, entretanto, esta mais para não-conterrâneos como St. VITUS e CARNIVORE.
FLAT DUO JETS
Punk Blues foi a chave mestra da dupla formada por DEXTER ROMWEBER, (guitarra) e CHRIS "CROW" SMITH (bateria) de.... Athen , Georgia! Formado em 1983, o grupo teve entre 1988-1990 a participação GRIZ "TONE" MAYER no baixo - mas ficou reconhecido por seus blues sarnento praticado por seu duo principal, encerrando suas atividades em 1999.
69 (também grafada "Sixty Nine")
Uma banda tão obscura que faz a alegria dos hipsters: krautrock setentista clássico, a banda formada por ARMIN STÖWE (sintetizador, piano, guitarras e vocal)e ROLAND SCHUPP (bateria), mistura psicodelismo, jazz, rock sinfônico e o escambau tendo feito tudo isso em um único álbum de estúdio lançado em 1973, "Circle of Crayfish".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps