Transformer: A história completa de Lou Reed
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 28 de junho de 2016
Lou Reed era odiado pelos pais. Esse é um dos pontos apresentados pelo autor inglês Victor Bockris no mais recente livro "Transformer – A história completa de Lou Reed", Editora Aleph. A questão é levantada pelo fato de que os pais de Reed o submeteram a tratamento de eletrochoque quando ele tinha dezessete anos. O método era utilizado nas décadas de 50 e 60 para tratar "supostos distúrbios de comportamento". No caso de Lou Reed, ícone do rock e precursor do punk, seria para curar sua rebeldia e homossexualidade.
Dividida em capítulos a obra traça a trajetória do cantor, compositor e guitarrista americano desde o nascimento em 2 de março de 1942, em Nova York, até sua morte no dia 27 de outubro de 2013. Músico talentoso Lou Reed foi apontado pela revista Rolling Stone o 81º melhor guitarrista da história.
Influenciado por Edgar Allan Poe, Raymond Chandler e James Joyce fundou o The Velvet Underground nos anos 60, que apesar do fracasso comercial influenciou muitas bandas que vieram depois. Letras ácidas que criticavam a sociedade desigual abordando drogas e pobreza eram suas características. A obra de Victor Bockris traz relatos de quem conviveu com Lou Reed entre eles, John Cale, Andy Warhol, Nico, Laurie Anderson, William S. Burroughs e David Bowie. São quase 500 páginas e nenhuma foto (coisa rara num livro) mas que não tornam a leitura monótona.
Vale a pena ler a obra inteira com destaque para os episódios: "Mate seu filho", "A formação do Velvet Underground", "Os anos nervosos", "Com a morte, são três", "Imitação de Andy" e "Ecstasy".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"


Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs


