Transformer: A história completa de Lou Reed
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 28 de junho de 2016
Lou Reed era odiado pelos pais. Esse é um dos pontos apresentados pelo autor inglês Victor Bockris no mais recente livro "Transformer – A história completa de Lou Reed", Editora Aleph. A questão é levantada pelo fato de que os pais de Reed o submeteram a tratamento de eletrochoque quando ele tinha dezessete anos. O método era utilizado nas décadas de 50 e 60 para tratar "supostos distúrbios de comportamento". No caso de Lou Reed, ícone do rock e precursor do punk, seria para curar sua rebeldia e homossexualidade.
Dividida em capítulos a obra traça a trajetória do cantor, compositor e guitarrista americano desde o nascimento em 2 de março de 1942, em Nova York, até sua morte no dia 27 de outubro de 2013. Músico talentoso Lou Reed foi apontado pela revista Rolling Stone o 81º melhor guitarrista da história.
Influenciado por Edgar Allan Poe, Raymond Chandler e James Joyce fundou o The Velvet Underground nos anos 60, que apesar do fracasso comercial influenciou muitas bandas que vieram depois. Letras ácidas que criticavam a sociedade desigual abordando drogas e pobreza eram suas características. A obra de Victor Bockris traz relatos de quem conviveu com Lou Reed entre eles, John Cale, Andy Warhol, Nico, Laurie Anderson, William S. Burroughs e David Bowie. São quase 500 páginas e nenhuma foto (coisa rara num livro) mas que não tornam a leitura monótona.
Vale a pena ler a obra inteira com destaque para os episódios: "Mate seu filho", "A formação do Velvet Underground", "Os anos nervosos", "Com a morte, são três", "Imitação de Andy" e "Ecstasy".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps