Heavy Metal - A história Completa
Por Rodrigo Noé de Souza
Fonte: Esporro Público 2012
Postado em 07 de dezembro de 2012
Em 2004, o jornalista Ian Christie lançou o livro Sounds of the Beast: The Complete Headbanging History of Heavy Metal. Por seu conhecimento e experiência, através das revistas Kerrang!, Wider e Spin, o suíço radicado nos EUA resolveu desenterrar no fundo do aço toda a história desse estilo, que sobreviveu a modas musicais com o passar das décadas, até resistir no século XXI. O título do livro foi traduzido por aqui como Heavy Metal – A História Completa, lançado em 2010, pela Editora ARX.
Quem assistiu os documentários Metal: A Headbangers Journey e Global Metal, saibam que antes do Black Sabbath lançar seu auto-intitulado disco, havia um monte de bandas que introduziram o som pesado, como Blue Cheer, MC5, Stoogies, Jimi Hendrix Experience, Cream e The Who. Porém, é inegável que o grupo formado por Tony Iommi, Ozzy Osbourne e cia acordou os fãs daquele pesadelo, que culminou no show dos Rolling Stones em Altamont (EUA), acabando com o sonho de Paz e Amor.
O livro começa com uma linha do tempo, contando todo o percurso do Heavy Metal, desde os anos 70 até passar pelos estilos que tiveram seu auge durante as quatro décadas, incluindo as listas dos discos que marcaram, os filmes, clipes, tributos e músicos que morreram. Mas não é só de música que a história é contada. Fatos políticos, comportamento, moda, mudanças tecnológicas, além do culto ao som que virou mania, como trocas de fitas, o surgimento da MTV, que mudou o jeito de consumir música.
Black Sabbath ditou o som pesado na década de 70, enquanto bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e Kiss explodiam no quesito sonoro, com direito a turnês monstruosas. Ainda no campo setentista, o Punk turbinou o underground, varrendo a moda progressiva. Com isso, Judas Priest e Motörhead introduziram o NWOBHM, engolindo o Punk e fazendo história, apesar do momento em que a economia britânica cobrava impostos exorbitantes.
Depoimento não faltam, com as presenças ilustres como Dee Snider (Twisted Sister), Tom Warrior (Hellhammer, Celtic Frost), Ronnie James Dio (R.I.P.), David Wayne (R.I.P. Metal Church), Rob Zombie, Monte Conner, Brian Slagel, Ron Quintana, Dan Liker (Anthrax, Nuclear Assault, Brutal Truth, S.O.D.), entre outros, sem falar das fotos coloridas que ilustram essa obra.
Com o auge do NWOBHM, no outro lado do Atlântico, vários norte-americanos (EUA, Canadá) formavam suas bandas, acelerando seu som com baterias velozes, guitarras afiadas e vocais agudos. Surgia o movimento Thrash Metal americano, liderado pelas bandas Slayer, Exodus, Anthrax, Megadeth e Metallica.
Aliás, Ian focou a própria história da banda, contando o começo em que James Hetfield e Lars Ulrich se encontraram e o resto da história todo mundo acompanhou. O que dá para entender era que o livro não era exclusivamente sobre o Metal, mas sobre como o Metallica caminhou até se tornar o que é hoje. Quem leu o livro captou a mensagem.
Voltando à temática, outros temas como a polêmica intervenção do Governo pelo comitê PMRC, o Crossover unindo as forças metálicas, a ascensão do Hard Rock Glam (que teve como fenômeno o Guns ‘N Roses), a invasão Grunge durante os anos 90, o auge do Death Metal, as polêmicas repercussões do Black Metal norueguês, entre outras. Até o Sepultura também deu ar da graça. Falando nisso, o guitarrista Andreas Kisser escreveu seu depoimento na orelha do livro.
Enfim, Ian Christie lavou a lama dos headbangers ao lançar um documento histórico, feito para pesquisas prazerosas, recordar e viver aqueles momentos mágicos em que era divertido ver e ouvir nossas bandas favoritas. Ao final do livro, o escritor fez uma lista dos seus 25 melhores discos de todos os tempos, além de outros tópicos, como "melhores álbuns ao vivo de mentira", "títulos mais estranhos de álbuns", cientistas do heavy metal" e as músicas mais longas do Metal intitulada "Epicus Metallicus in Extremo".
Conforme foi dito nos créditos, Heavy Metal – A história Completa pode ser lido no volume máximo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
Rob Halford diz que Black Sabbath e Judas Priest inventaram o heavy metal
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
John Lennon: A Vida - Philip Norman
A Autobiografia - Eric Clapton


