Tocando a distância: a nova biografia de Ian Curtis
Por Josué Rowstock
Fonte: Cult.
Postado em 17 de junho de 2014
Lançada no Brasil com o nome "Tocando a distância", a biografia de Ian Curtis, escrita por sua mulher Deborah Curtis, é um livro valioso para os fãs de a banda Joy Division apreciarem sem moderação nenhuma.
O livro inicia com um belíssimo prefácio de Kid Vinil que assistiu a um show da banda nos anos oitenta quando viajava pela Inglaterra nos tempos em que Ian Curtis e seu Joy Division era os principais nomes do estilo musical mais cultuado na época, o Pós- Punk.
Eis que depois de 77, o esplendor e auge do Punk, as bandas começaram a surgir com certa melancolia no ar já que a ideologia Punk perdia sentido no meio de tantas bandas que agora se enchiam de regras para se manterem fiéis ao estilo e a marca da diversão que estava em bandas como Ramones e Sex Pistols foram desaparecendo aos poucos com o surgimento do Pós-Punk.
Entretanto, naquele início de anos oitenta a banda Joy Division estava estourando com diversas canções que refletiam muito a vida do vocalista Ian Curtis. Por exemplo, "Love will tear us apart" era uma canção sobre o que acabara virando o casamento de Ian com Deborah e "She's Lost Control" representava na sua acidez a falta de controle de Ian que sofria demasiado com sua epilepsia e os remédios fortes da época que pouco ajudavam alguém como ele que se via frustrado dentro do seu descontrole emocional, porém artístico.
Antes de dar um fim a sua própria vida depois de escutar o disco "The Idiot" de Iggy Pop, Ian Curtis e Joy Division iriam fazer uma turnê que tornaria a banda um expoente mundial do estilo, entretanto tudo estava fadado à tragédia de Ian perante o peso nas suas costas devido a traição com sua mulher quando teve um caso com Annik na estrada, além de estar completamente exausto dos ataques da epilepsia. O resto da história todos conhecem...
Agora para quem não conhece e também para os que conhecem a banda e estão ávidos por novas histórias, eis que esta nova biografia escrita por Deborah Curtis traz a versão da mulher que foi traída e que por muito tempo não confiou nos membros do então New Order, banda que surgiu dos integrantes do Joy Division, devido aos mesmos esconderem de Deborah as peripécias de Ian Curtis nos tempos em que Annik viajava em turnê com a banda e Deborah cuidava da sua filha com Ian em casa.
Portanto, a biografia "Tocando a distância" é uma bela maneira de enxergar os fatos através de outra vertente. O livro foi ainda muito estudado pelo diretor do filme "Control" que conta a biografia de Ian Curtis e a ascensão do Joy Division.
O livro está custando R$39,90 e vêm com 328 páginas de puro excesso e descontroles de Ian e sua turma nos tempos áureos do Pós- Punk.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80
A icônica banda que Keith Richards odeia: "Cresçam e depois voltem para ver se aguentam"
Sebastian Bach e o maior arrependimento que lhe trouxe a amizade com Axl Rose



A segunda banda mais influente do século 20, segundo Billy Corgan
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs



