Resenha - This Is A Call - Dave Grohl
Por Diogo Azzevedo
Postado em 01 de maio de 2014
Dizem que os bateristas são os caras mais sortudos do mundo. Ringo Starr, instrumentista mediano, teve a oportunidade de tocar na maior banda de todos os tempos; Lars Ulrich, músico igualmente limitado, é membro-fundador do mais popular dos grupos de metal. Alguns também incluem na lista o ex-Nirvana Dave Grohl, não por ser um batera medíocre (pelo contrário, era o mais talentoso do finado trio de Seattle), mas por ser um sujeito de invejável sina – afinal, há exatos vinte anos, seu antigo parceiro Kurt Cobain teve a feliz ideia de estourar os próprios miolos, deixando o caminho livre para ele mostrar sua total capacidade à frente do Foo Fighters e em inúmeros outros projetos.
Mas, ainda que tenha relativa importância na música, será que é justificável uma biografia de Dave Grohl? Nem Paul Brannigan, ex-editor da revista inglesa Kerrang (a Ti-Ti-Ti do rock/metal), devia ter certeza disso ao escrever "This is a Call: A Vida e a Música de Dave Grohl". A começar que não é uma biografia confiável. Por mais que justifique se tratar de uma publicação não-autorizada, Brannigan é amigo de Grohl, ou seja, não houve o distanciamento necessário para se fazer uma obra do tipo. E também porque, em praticamente dois terços do livro, quase não há menção ao biografado – o que não é pouco para um tijolo de 500 páginas. Explica-se: ao tentar contextualizar a iniciação musical de Grohl e sua inserção no meio artístico, o jornalista acaba focando boa parte do trabalho na história do punk/hardcore norte-americano dos anos 80 – protagonizada por Black Flag, Fugazi, Bad Brains, Minor Threat, Dead Kennedys e outros; já nos capítulos dedicados ao movimento grunge, o destaque é a banda que lançaria o baterista ao "quase" estrelato – lembre-se que, na época, o centro de todas as atenções, tanto do público quanto da mídia, era o instável Kurt Cobain, pelo menos até seu suicídio, em 1994. Sobre esses dois períodos, resta ao autor falar sobre as incursões pré-Nirvana de Grohl (Mission Impossible, Dain Bramage, Scream) e o projeto Late!, cuja única fita demo (lançada em 1992) acabou sendo uma prévia do que viria a ser, anos depois, o Foo Fighters.
Daí pra frente, podemos dizer que estamos, de fato, lendo uma biografia de Dave Grohl, mas, novamente, cabe a pergunta: ainda que tenha tocado numa banda superestimada (que só se tornou "clássica" por causa da "martirização" do seu líder), feito parcerias com lendas vivas como Paul McCartney e John Paul Jones e chegado ao topo das paradas com o FF, uma obra como essa é mesmo válida? Se levarmos em conta que até Justin Bieber tem duas (!) biografias oficiais (que prometo resenhar aqui em breve), a resposta é sim. De qualquer forma, é um produto autenticamente caça-níquel, destinado apenas aos fãs mais incondicionais do sujeito.
Por fim, devo alertar que essa edição brasileira – lançada pela editora Leya – é um verdadeiro esculacho, com falhas na tradução e até mesmo nas informações concedidas (traduzir "cover" como "versão de capa", se referir ao cantor Pat Boone como se fosse mulher e grafar "thrash metal" sem o primeiro ‘h’ são alguns dos vários erros encontrados). Parece que o pessoal não quis pagar um profissional qualificado e preferiu usar o Google Tradutor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli
Baterista lembra constrangimento de indução ao Rock and Roll Hall of Fame com o Yes
As duas músicas mais difíceis do Metallica de todos os tempos para James Hetfield


Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
A canção que fez Dave Grohl derramar lágrimas ao ouvir; "Chorei como um bebê"
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)



