Rock x Mídia: da invasão do Grunge aos mascarados do Ghost BC
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro Do Metal
Postado em 20 de novembro de 2013
Você acha que os anos 80 foram os melhores? E o que dizer da invasão do "Grunge" na década de 90? Hoje em dia as coisas estão de que forma? Leia essa divertida crônica de um pai conversando com o seu filho a respeito desses temas e tirem as suas próprias conclusões...
Joãozinho, um garoto de 12 anos de idade e bastante esperto, pergunta para o seu pai:
- Pai, por que as músicas que você ouve são diferentes das que eu costumo ouvir no rádio?
- Simples, meu filho... não me deixo levar pela mídia. Ela manipula o que a gente deve ouvir fazendo acordo com as grandes gravadoras, para que seus artistas fiquem em maior evidência, dificultando dessa maneira, as bandas independentes ou de selos inferiores, terem a sua obra exposta no cenário musical para um grande público.
- Que tremenda sacanagem, pai! E isso pode?
- Claro, nessa vida o dinheiro fala mais alto. É por isso que o papai não larga o computador nem por um segundo. Santa Internet! Essa é a fonte onde eu busco saciar a minha sede por músicas de qualidade. Existem tantas bandas excelentes que uma grande parte do público desconhece. Estou sempre fazendo uma grande descoberta.
- Legal, pai! E como você fazia antigamente, sem internet?
- Nessa época, as coisas eram mais difíceis, mas quem tinha convicção do que era bom, não se deixava levar pela mídia. A década de 80 foi tão boa quanto a década de 90, que por sua vez foi tão boa quanto a próxima década e sempre será desse jeito. A música é uma coisa mágica, difícil de explicar. Para cada pessoa ela pode ter um significado diferente, e é isso que faz dela um artigo raro e especial. Você encontrará na minha coleção de álbuns dos anos 80, preciosidades como "Screaming For Vengeance" do Judas Priest, "Appetite For Destruction" do Guns N’ Roses, "Back In Black" do AC/DC, "The Number Of The Beast" do Iron Maiden, "Love At First Sting" do Scorpions, "Slippery When Wet" do Bon Jovi, "Master Of Puppets" do Metallica, e muitos outros. A MTV sempre alienou um bando de jovens com clipes intermináveis dos artistas "da casa" passando todas as horas em sua programação. Na década de 90, por exemplo, a emissora foi responsável pelo "boom" do Grunge, um estilo musical independente com um leve flerte no Punk e no Rock Alternativo. Influenciados pela TV, muitas pessoas copiaram o estilo e se vestiram com roupas velhas e sujas. Geralmente o figurino trajado era camisa de flanela quadriculada, calça rasgada e tênis All Star.
- Pai, acho que sei de uma banda dessa época. Nirvana, acertei?
- Como você sabe disso, filho?
- Deve ser pelo tal poder da mídia que o senhor tanto fala... Eles têm um álbum que a capa é um bebê com o bilau de fora, nadando atrás de uma nota de U$1 dólar presa em um anzol.
- Nossa, estou impressionado! E você chegou a ouvir alguma música desse álbum?
- Sim, mas confesso que achei estranho.... Muito baralho e pouco conteúdo. Essa foi a minha impressão inicial!
- Vou te confessar uma coisa, filho! Eu também acho esse álbum uma porcaria, mas ele é considerado épico pelos fãs e alguns críticos de música. Mas filho, deixa eu te ensinar uma coisa: por mais que você não goste de algo, você não pode nunca ofender outro amiguinho seu, entendeu?
- Por que, pai?
- Porque cada um tem um gosto, e devemos sempre respeitar isso. Não é porque você gosta de algo, que o outro é obrigado a gostar também e vice-versa. Entendeu?
- Sim! Então, baseado nisso que o senhor acabou de me contar, a década de 90 foi uma porcaria?
- Não, de forma alguma! Grandes álbuns foram lançados nos anos 90, dos quais eu cito como exemplo o "Painkiller" do Judas Priest, "Images And Words" do Dream Theater, "Angel Dust" do Faith No More, "What's the Story) Morning Glory?" do Oasis, "Dehumanizer" do Black Sabbath e "Black Álbum" do Metallica. A lista é extensa e eu ficaria o dia inteiro enumerando todos eles. Mais uma vez a mídia teve papel fundamental para que todos acreditassem que naquela época só existia o que eles empurravam goela abaixo em suas programações toscas e manipuladas.
- Nossa, pai, que mundo perverso! E hoje em dia? Como anda o cenário musical?
- Não mudou muita coisa, filho. Apesar de não existir mais a MTV aqui no Brasil, as pessoas ainda se deixam influenciar por outros veículos de comunicação! Quer um exemplo?
- Claro, pai, diga lá!
- Mesmo você não conhecendo a fundo o estilo, me diga o que você anda vendo ou ouvindo a respeito do Rock?
- Outro dia um amigo levou lá para o colégio um CD de uma banda chamada "Restart" para ouvirmos na hora do recreio. Eu confesso que não achei a mínima graça, mas ele encheu a boca para falar que esse álbum tinha sido certificado com Disco de Platina pela venda de 100.000 cópias, e inclusive, que ganhou o prêmio no programa "Domingão do Faustão".
- Tá vendo, filho! Se você não sabe, essa banda foi a maior vencedora do prêmio musical Video Music Brasil, exibido pela MTV Brasil, na edição de 2010. Ganhou em quase todas as categorias, inclusive "videoclipe do ano" e "artista do ano". Preciso falar mais alguma coisa?
- Não, pai! Tudo está claro na minha mente!
- O nome disso pode ser considerado como uma "lavagem cerebral", mas o fato é que em 2013 tivemos grandes álbuns sendo lançados, foi um ano rico em material de alta qualidade para os amantes do Rock e Heavy Metal, em geral. Destacaria como exemplo, o "13" do Black Sabbath, "Fortress" do Alter Bridge, "The Mystery Of Time" do Avantasia, "Aftershock" do Motorhead, "Halo Of Blood" do Children Of Bodom, o do Queensryche, o do Dream Theater, e muitos outros. A lista é enorme e você pode ter certeza que em 2014 continuará no mesmo nível ou até melhor. Vou fazer você ouvir toda a minha coleção e transformá-lo em um roqueiro de primeira linha. Pode ter certeza disso!
- Valeu pai, eu acredito no seu bom gosto, mas será que você poderia responder uma última pergunta?
- Claro, filho, o que você gostaria de saber?
- Você gosta da banda Ghost BC?
- Não! Acho uma banda superestimada no atual cenário musical, por quê?
- Ontem à noite quando eu fui até a cozinha beber água, o senhor estava vendo um vídeo no computador dessa banda, ou pelo menos achei que fosse. Só percebi que não se tratava da banda e sim de um filme pornô, quando eu vi o Papa Emeritus II tirando não só a máscara, como a roupa toda e fazendo bizarrices contra aquelas indefesas mulheres pagãs!
- De onde você conhece essa banda?
- Eles estão por toda parte. TV, revista, internet...
- Tá vendo? Não estou falando que a mídia é culpada de tudo? E para você nunca mais ficar me espionando, vá para o seu quarto e tranque a porta! Você está de castigo!
- Mas pai... o que foi que eu fiz?
- Não discuta comigo, moleque! Já para o seu quarto... maldita mídia!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps