O Hermetismo do Other Creatures: entrevista com a banda carioca
Por Marcelo Cavalcanti
Fonte: Facebook
Postado em 06 de abril de 2017
"Resultado de uma catástrofe mental compulsiva mesclada com ruídos instrumentais".
A cena underground brasileira está viva, muito viva. O Other Creatures é uma banda hermética, tal como são seus próprios fundadores, Juliana Vannucchi e Gabriel Marinho, que começaram a gravar suas primeiras músicas em meados de fevereiro de 2016. Porém, após alguns meses empolgantes de trabalho, a dupla interrompeu o projeto devido a "uma série de desentendimentos de cunho pessoal e de discussões" (conforme Vannucchi). Como consequência, afastaram-se e mantiveram-se absortos em outras tarefas. Mas esse hiato logo chegou ao fim, pois nenhum dos dois conseguia esquecer a banda e ambos desejavam finalizar o trabalho que iniciaram. As gravações foram retomadas em novembro do mesmo ano, e o primeiro álbum, o The Devil's Causeway foi concluído no início de 2017. As faixas que o compõe, de maneira geral, são sublimes. As letras são emblemáticas e bastante místicas, mencionando elementos e abordagens diversificados que vão desde anjos até ciganas. A parte instrumental é experimental e um tanto minimalista, pois, conforme Gabriel diz: "O Other Creatures é uma banda underground e não-ortodoxa". Difícil é classificá-los, uma vez a dupla resmunga quando tento associá-los à Darkwave. Eles preferem dizer que são "psico-punks undergrounds".
Os dois optaram por guardar a maior parte de suas músicas só para eles mesmos e não fazem muita divulgação do trabalho. Mas no YouTube, é possível encontrar uma música chamada "Angel Of Light", cuja kalimba tocada na abertura por Vannucchi, conduz o lirismo sombrio da voz de Gabriel.
Abaixo, breve entrevista com a dupla.
1. O que vocês tem escutado ultimamente?
J: Amon Düul II, Pentangle, Death In June, The Tornados, Harold Budd...
2. Gabriel, o que você pensou quando a Juliana fez a proposta para começarem a gravar?
G: Arriscado, porque geralmente as bandas não costumam ser muito ambiciosas. Elas começam devagar, gravando demos com poucas músicas e fazendo shows, só se preocupando em gravar quando possuem uma legião de seguidores. A Ju sugeriu o caminho oposto ao que é seguido pela maioria dos grupos.
3. Como vocês vem o Other Creatures em termos de estética?
J: Não nos prendemos a nenhum padrão específico, tanto é que nós usamos instrumentos diversificados no processo criativo, como, por exemplo, a kalimba, a timba ou até mesmo percussão eletrônica. O Gabriel já tocou guitarra com pedaço de vidro e também dentro do armário. Acho que, portanto, em termos de estética, talvez sejamos experimentais. É, no máximo é isso.
4. Você já conhecia algum trabalho artístico do Gabriel antes de convidá-lo para gravar com você?
J: Não... Mas quando ele terminou nossa primeira música, percebi que estava fazendo a aposta correta. E voz dele tem um timbre legal! Tipo uma mescla entre Loud Reed e Nick Cave! Eu acho ele brilhante.
5. Como é gravar à distância?
G: Não nos proporciona problemas.
A cena underground brasileira está viva, muito viva...Realmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A opinião de Edu Falaschi sobre o guitarrista Emppu Vuorinen do Nightwish
Steve Harris diz que um dos melhores álbuns do Iron Maiden não tem Bruce Dickinson no vocal
A música do Iron Maiden que não fez sucesso por tema ser desconhecido fora da Inglaterra


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



