Alekto: banda lança álbum e faz malas para turnê européia
Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 09 de março de 2017
A história pode ser resumida de maneira bem simples: o KroW, uma das potências do death metal brasileiro, interrompeu atividade porque o Entombed A.D., uma das potências do death metal sueco, contratou o guitarrista e vocalista do par brasileiro, Guilherme Miranda. Foi isso que realmente aconteceu, mas a história não teve ponto final e deu abertura para o surgimento do Alekto, que mistura ao death, thrash e groove.
No currículo, Cauê de Marinis (baixo), Jhoka Ribeiro (bateria) e Woesley Johann (guitarra) – os três remanescentes do KroW – trazem 10 turnês brasileiras, 165 shows em 25 países da Europa, presença no Rock in Rio e divisão de palco com bandas como Megadeth, Sepultura, Dimmu Borgir, Obituary, Arch Enemy, Possessed, Gojira, Napalm Death, Krisiun e por aí segue.
Até que o grupo entrou em hiato com os novos compromissos de Miranda e Cauê começou a compor com o vocalista Will. O resto da história eles contam.
A história do grupo eu resumi na abertura desta entrevista. Deem mais alguns detalhes.
WILL - Mais ou menos em setembro de 2015 o Cauê (baixista) e eu decidimos iniciar esse projeto. Foi algo que aconteceu naturalmente, tínhamos algumas idéia que misturavam nossas influências de thrash, death e groove metal. Quando ouvimos o primeiro som ficamos bem satisfeitos e começamos a gravar mais músicas e as composições começaram a sair com alguma facilidade
Com quatro músicas pré-produzidas, decidimos ir para estúdio para gravar um EP. Nessa época, em agosto de 2016, o Jhoka (bateria) e o Woesley (guitarra) ingressaram na banda e o projeto expandiu para a gravação de um disco full. Eles completaram o time e deram a sonoridade que o disco precisava.
O Jhoka veio com a idéia do nome. Ao ler as letras e entender o conceito, sugeriu Alekto, uma das eríneas na mitologia grega ou fúrias na mitologia romana, responsáveis por castigar os delitos morais como raiva, soberba etc, tanto dos homens, quanto dos deuses. As letras expõem a realidade que evitamos ver, como um castigo pelos delitos do homem.
Formar o Alekto com praticamente a formação do KroW significa um hiato na banda original?
JHOKA - De certa maneira sim. Inicialmente seríamos somente o Cauê e eu. O Woesley entrou pouco tempo depois e completou o time com 75% do KroW (risos), mas isso aconteceu por uma junção de fatores - o KroW já estava com um problema de datas com o Gui tocando no Entombed A.D. Ele entrou na tour dos caras e logo depois lançaram um disco novo, o que deixou nossa agenda praticamente congelada.
Isso na verdade nos deu tempo para tirar do papel esse projeto novo, que gostamos muito, entramos de cabeça e queremos levá-lo ao melhor patamar possível.
Mesmo tendo muita gente do KroW, considero um outro momento, um outro time, com grandes e novas possibilidade de criação e execução.
A formação do Alekto é a abertura de uma nova linha criativa na concepção de vocês?
CAUÊ - A linha criativa do Alekto sempre teve como principal característica a liberdade nas composições, buscando uma sinergia entre a agressividade das letras e os riffs. No processo de composição, sempre imaginamos o resultado ao vivo para criarmos uma identidade marcante nas músicas, que são o veículo para o conceito da banda. Já toquei com o Will em outros projetos e sempre achei o vocal dele muito versátil, ao mesmo tempo com muita projeção e agressividade e que se mostrou perfeito para essa nova sonoridade. Com guitarra única, vocal livre, com certeza estamos entrando em uma nova linha.
Como está sendo a receptividade do público?
WOESLEY - Isso tem sido maravilhoso. O impacto que a banda causou em vários headbangers não só no Brasil mas em todo o mundo nos deixa muito felizes, pois trabalhamos duro para apresentar um material de qualidade e chegar com tudo pronto para mostrar nossas ideias, nosso som, a nossa banda. Lançamos single/clipe recentemente, intitulado ‘’Revenge’’, em parceria com Guilherme Fernadez e o Studio GF, e em menos de uma semana chegamos à marca de mais de 10.000 visualizações só no Youtube, onde também nos colocaram em playlists ao lado de bandas gigantes do Metal mundial. É gratificante demais ver nosso trabalho sendo reconhecido assim.
Com o Krow vocês lançaram álbuns e fizeram turnês, da maneira tradicional. Com o Alekto pretendem seguir nessa linha formal ou inovar na divulgação?
JHOKA - Com certeza faremos várias turnês no Brasil e no mundo, até porque nosso lugar é na estrada. Não consigo imaginar estar numa banda e ficar em casa (risos), mas aprendemos muito com esses 7 anos de KroW e hoje sabemos melhor o que é mais prudente e o que funciona mais com relação às turnês. Estamos fechando várias parcerias fortes para já cairmos na estrada com o pacote completo. Nosso disco sai dia 10 de Março pela Atração Fonográfica, em digital, cd e vinil, acompanhado de todo o merchandising da banda.
Gravamos aqui em São Paulo no estúdio Bocaina 72, produzido pelo Bruno dos Reis e Cauê De Marinis, a mixagem e masterização deixamos nas mãos do Ronnie Björnström (Enhanced Audio Productions - Suécia), ele já trabalhou com caras como Meshuggah, Aeon, Apostasy e por aí vai. A capa foi desenhada a mão pelo grande artista romeno e parceiro nosso de muitos anos Costin Chioreanu, da Twilight 13 Media.
Em breve vamos divulgar as primeiras data dos shows, hoje estamos assinados com Restless Booking que já está montando a primeira tour nacional para julho.
Links
http://alektometal.com/
Facebook|Instagram|Youtube /alektometal
Contato geral
[email protected]
Booking
Restless Booking Agency - Rafael Galbes
[email protected] - (11) 954359304
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Geddy Lee sobre os fãs do Rush; "um bando de garotos feiosos"
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acha que é preciso ser fã fanático para gostar dele
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal
A versão de Arnaldo Antunes sobre sua saída dos Titãs antes de "Titanomaquia"


Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"



