Dream Theater: Jordan Rudess fala sobre os shows brasileiros
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 14 de junho de 2016
O DREAM THEATER é hoje a maior banda de Metal Progressivo do mundo. Com uma legião de fãs e influência sobre um sem-número de outras bandas, a banda estará de volta ao Brasil em menos de dez dias. Conversei com Jordan Rudess, lendário tecladista do quinteto, sobre os quatro shows que a banda fará a partir de 21 de junho no Brasil, confira.
Dream Theater - Mais Novidades

Daniel Tavares: É um prazer falar com você. Eu vi vocês há alguns anos em minha cidade, Fortaleza. Eu espero que você tenha se sentindo bem vindo aqui e gostaria de saber se você tem recordações da minha cidade, mas vamos falar sobre o "Astonishing". Como você tem visto a recepção pelos fãs e pelos críticos?
Jordan Rudess: Nós realmente tivemos uma grande recepção quando começamos a tocá-lo ao vivo. Nós fizemos alguns shows na Europa e na América do Norte e, embora tenhamos estado juntos já há algum tempo, esta é a maior e melhor produção do Dream Theater da atualidade e estamos realmente excitados em vir para a América do Sul com este show. É maravilhoso. E, sim, eu me lembro da sua cidade, de alguns fãs, de algumas voltas que dei na cidade.

Continuei a entrevista falando pra ele de depoimentos de pessoas que chegaram a ouvir o álbum inteiro três vezes seguidas no lançamento, mas perguntei o que ele achava de algumas críticas que o álbum tinha recebido. Algumas pessoas achavam o álbum longo demais e não tão pesado quanto outras obras anteriores do DREAM THEATER. Jordan demorou a responder, como se tivesse ficado surpreso com a pergunta, mas seguiu.
Jordan Rudess: Bem, quanto a ser tão longo, ele é um álbum muito único do DREAM THEATER e nós, como eu poderia dizer isso? Hoje em dia o pessoa quer ouvir em streaming uma música, baixar apenas uma música, nós vemos que as coisas tem mudado e que as pessoas não tem conseguido focar em um álbum com tanto material. Isso era o que estava na nossa vista quando soubemos o que íamos fazer. Nós queríamos criar algo que fosse um álbum de conceito completo, com uma estória, que tem um monte de detalhes... isto é o que nós criamos e se é muito longo, nós queríamos criar, musicalmente e artisticamente, algo que as pessoas pensassem. E quisemos trazer esse formato para os shows ao vivo.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Também perguntei se ele enxergava a obra como um possível filme a ser produzido por Hollywood. Ou se haveria um DVD da turnê (como o "Breaking the 4th Wall", que registrava a turnê do álbum homônimo, ou o "Live at Luna Park, da anterior, entre outros).
Jordan Rudess: Nós contratamos uma grande produção então o show inteiro é muito pesado em termos visuais. E essa é uma das coisas na qual estamos muito excitados em mostrar isso ao redor do mundo. E quanto a capturar isto em um DVD, eu acho que faremos algo, mas não estou tão certo a respeito dos detalhes ainda, ainda não chegamos nessa parte. Nós temos muito da turnê para rodar ainda com o "Astonishing". E quanto a fazer um filme, um filme de verdade, baseado no "Astonishing", isto seria incrível. Até agora nós temos algumas pessoas trabalhando em um livro sobre o "Astonishing" e nós vamos ter uma companhia lançando um game. A companhia está fazendo um bom progresso na produção do "Astonishing, the video game". Então, nós estamos abertos a todas as tecnologias, facilidades e queremos tirar o máximo disso.


Jordan continuou: "Nós estamos muito excitados para voltar ao Brasil, sabe. Nós temos em seu país fãs maravilhosos, alguns dos melhores no mundo inteiro e nós sabemos que será uma noite fantástica e esperamos ver todo mundo lá".

O DREAM THEATER se apresenta em quatro capitais brasileiras nesta turnê. Confira abaixo datas e locais.
21/06 – Teatro Minas Centro – Belo Horizonte, Brasil
22/06 – Espaço das Américas – São Paulo, Brasil
23/06 – Vivo Rio – Rio de Janeiro, Brasil
25/06 – Ópera de Arame – Curitiba, Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Metallica anuncia caixa deluxe limitada do álbum "ReLoad"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Fã pede música rara para o Metallica, banda responde no TikTok que ela "não é boa"
De onde veio o nome "Marvin", título de um dos grandes hits dos Titãs
O que Cazuza quis dizer com "sua piscina está cheia de ratos" em "O Tempo Não Para"
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

