Epica: "Eu e Simone não encaixávamos, trabalhamos melhor hoje", diz Mark Jensen
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 17 de fevereiro de 2015
Mark Jansen é um guitarrista holandês com passagem pelo After Forever. Sua grande criação foi a banda de heavy metal Epica, em 2002, com ajuda da então namorada na época, a bela ruiva Simone Simons. Ele ainda se mantém como principal compositor da banda, mas hoje é apenas amigo da cantora, que é casada com o tecladista da banda Kamelot Oliver Palotai. Os dois tem um filho chamado Vincent Palotai, nascido em 2 de outubro de 2013.
Confira a entrevista com Mark Jansen realizada em 2015.
Você e Simone Simons foram namorados no começo da banda. Como está a relação hoje?
Somos amigos hoje e não lembro quando éramos um casal, há quase quatro anos. Nós não nos encaixávamos. Atualmente temos um bom relacionamento dentro da banda, mas nada mais pessoal. Gosto mais da situação como está agora. Podemos trabalhar bem, e nos ver, mas estamos melhores do que antes.
Simone disse em uma entrevista que o nascimento de seu filho influenciou as composições do novo disco The Quantum Enigma (2014). Tem algum traço seu nas novas músicas?
É difícil de saber. Nunca consegui estimar a minha influência nas músicas da banda. Sou o compositor principal, mas no último álbum nós atuamos como um time como nunca antes. Todos os membros contribuíram. Gostamos muito disso e isso tornou o trabalho bom por si só. Isso deixou tudo mais forte. Não sei se consigo dizer o quanto eu influenciei, porque as letras vem de coisas que leio e me interessam. Escrevo coisas que combinam com metal. Não dá pra dizer exatamente o que pode inspirar na hora de criar.
Hans Zimmer ainda é uma inspiração pra você, sendo que é um nome forte em músicas de filmes?
Faz tempo que não ouço Hans Zimmer, porque o último ano foi pesado para que eu apreciasse ele. Mas é uma inspiração boa para mim e é um importante compositor do grande cinema.
Você tem uma lista de artistas que está ouvindo agora e te inspiram?
Opeth, Megadeth, Dream Theater, Planet X, Ayreon e Symphony X. São os que eu lembro agora.
A última vez que o Epica veio ao Brasil foi em 2012. O que os fãs podem esperar do setlist neste ano?
Teremos um setlist balanceado e com todos os álbuns. Daremos ênfase no novo álbum. Tocamos pelo menos quatro ou cinco músicas dele na Europa. A tendência é que isso se repita no Brasil e na América do Sul.
Você gosta dos brasileiros? Em qual aspecto?
Gosto do povo brasileiro. Já fui ao Brasil em períodos que estive de folga. Eu realmente gostei de ter essa oportunidade de fazer novos shows. E adoro tomar umas caipirinhas. Um dos nossos melhores shows foi neste país. O Brasil é um dos países que mais nos sentimos à vontade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar


Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


