Hammathaz: Quando será o fim do "Old School x Metal Moderno"?
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 04 de maio de 2014
Uma sonoridade atual, mas sem esquecer o passado. É assim que a banda paulista Hammathaz se apresenta para seus fãs, tocando um metal mais moderno, mas com grandes influências dos clássicos de antigamente. Formada por Jr Jacques – Voz, Guilherme Durão – Guitarra, Vitor Machado – Guitarra , Anderson Andrade – Baixista, Diego Antunes – Baterista, a banda já conta com uma década de atividade. E é sobre todo esse tempo de banda, os lançamentos e planos futuros, além do cenário musical nacional é que o vocalista Jr Jacques fala nessa entrevista.
Vicente - E já se vão 10 anos de estrada da banda. Qual o balanço que fazem da trajetória do Hammathaz?
Junior Jacques: O balanço é bem positivo. Em 2008 conseguimos estabilizar a formação da banda:
Jr Jacques – Voz
Guilherme Durão – Guitarra
Vitor Machado – Guitarra
Anderson Andrade – Baixista
Diego Antunes – Baterista.
Com a qual conseguimos dar inicio ao que é a Hammathaz atualmente.
Ao longo dos anos fizemos muitos shows importantes, participamos de festivais, coletâneas, lançamos duas demos, dois singles e dois Eps.
Vicente - E o que esperam do futuro da banda, quais os planos imediatos para 2014?
Junior Jacques: Atualmente estamos trabalhando na divulgação do nosso mais recente trabalho, o EP "Inner Walls", pretendemos lançar ainda este ano um vídeo clipe (talvez dois), e já estamos trabalhando na pré-produção do nosso primeiro álbum, que pretendemos lançar no segundo semestre.
Vicente - Vocês lançaram em 2013 o EP "Inner Walls". Como foi o processo de composição e gravação do álbum?
Junior Jacques: Compusemos de uma forma bastante natural. Fizemos várias jams aonde surgiam boas ideias. Como todo processo de gravação, tivemos bastante trabalho para encontrar os timbres certos para cada instrumento, fizemos as captações no geral nas madrugadas, o processo de mixagem foi um pouco trabalhoso até chegarmos a um resultado agradável.
Vicente - E o retorno da mídia especializada e do público, tem sido o esperado por vocês?
Junior Jacques: Tem sido muito bom, as resenhas até então tem sido bastante satisfatórias, o publico está entendendo a nossa proposta, e estamos conseguindo conquistar o nosso espaço na cena underground.
Vicente - O disco traz um som bem abrangente, não se prendendo em momento algum a um simples estilo musical. Esse seria o propósito desde o principio do Hammathaz?
Junior Jacques: Sim, justamente é essa a nossa proposta, trazer as nossas influências das antigas, como por exemplo Thrash, Death e Metal 80' em geral para os dias de hoje, de uma forma natural e sem se prender a rótulos.
Vicente - Vocês puderam contar com um convidado de peso no EP, Vitor Rodrigues que gravou os vocais na faixa "Conquistador". Como surgiu essa participação?
Junior Jacques: Compartilhamos o palco com o Vitor pela primeira vez em 2006, e depois em 2009 convidamos ele para cantar um som da banda Death conosco e desde então mantivemos uma amizade e naturalmente quando apareceu a ideia de uma participação no nosso EP não restou duvidas, era ELE o CARA!!!
Vicente - Falem um pouco sobre os trabalhos anteriores da banda, "Antahkarana" demo (2006), "Deceiver" Demo (2010), "Cursing" single (2010) e "Crawling" EP (2011).
Junior Jacques: "Antahkarana" foi a primeira experiência da banda em estúdio, ainda na sua primeira formação, gravada ao vivo e sem muita pretensão, mas acabou rendendo bons frutos. "Deceive", assim como a demo anterior também foi feita ao vivo, e serviu para mostrar a evolução da sonoridade da banda que já estava próxima dos dias de hoje. "Cursing/ Crawling" foi o primeiro trabalho mais bem produzido da banda, a sonoridade da banda já estava mais amadurecida e foi a nossa carta de entrada na cena atual.
Vicente - Quais seriam suas principais influências?
Junior Jacques: Somos da escola antiga, mas também apreciamos as bandas mais atuais, então rola uma diversidade de influências, fora outros elementos musicais fora do metal que curtimos também. Se fossemos citar nomes de bandas, ficaríamos aqui até amanhã (risos) somos todos VICIADOS em música.
Vicente - Muito se fala sobre os diversos problemas da cena Metal no Brasil. Qual avaliação que vocês fazem da mesma? Acreditam que ela melhorou, piorou ou está estagnada?
Junior Jacques: Este é um assunto bem delicado, depende de onde a banda esta inserida na cena. Mas o que podemos dizer do estado de São Paulo é que notamos uma maior união da galera ou ao menos uma tentativa, o que falta realmente acontecer é quebrar um pouco desses rótulos "Old School X Metal Moderno" ainda rola uma separação, o que acaba desfavorecendo os festivais underground.
Vicente - Em poucas palavras, o que pensa sobre as seguintes bandas:
Junior Jacques:
In Flames: É uma banda que tem muito a ver com a gente no sentido ideológico, eles também são da cena antiga, e conseguiram modernizar o seu som sem perder a essência.
Sepultura: Referência nacional, tanto musicalmente quanto de atitude. Acima de tudo respeitamos o Sepultura, reconhecendo a fase antiga e nova. VIDA LONGA AO SEPULTURA.
All That Remains: Uma grande banda, nos influência no que diz respeito a músicas rápidas e agressivas, mas ainda mantendo os aspectos melódicos.
Torture Squad: Uma das maiores bandas de Thrash/Death do Brasil com a qual tivemos o prazer de dividir o palco duas vezes. Ótimos músicos, os caras são muito humildes e é uma banda que merece crescer muito na cena mundial.
Killswitch Engaged: é uma banda que remete ao nosso lado mais melódico, até mesmo porque os guitarristas também tem influências clássicas como Iron Maiden. É uma das minhas bandas favoritas da cena atual.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Vicente - Uma mensagem para os fãs e amigos que curtem o trabalho da banda Hammathaz e para aqueles que gostariam de conhecer melhor seu som e apostam no metal nacional.
Junior Jacques: A gente agradece ao pessoal que tem acompanhado o trabalho da Hammathaz ao longo dos anos, e podem esperar, pois o ano de 2014 promete MUITO; com muitos shows, clipes e o nosso primeiro full-length. E para quem não nos conhece, nos procurem no facebook, Twitter, youtube, reverbnation e soundcloud.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal
A canção do Jethro Tull que influenciou um dos maiores hits da história do Rock
Como um erro de inglês ajudou a transformar os Beatles em fenômeno mundial


Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

