A doce e incrível baterista que derrotou John Bonham e deixou ele enfurecido
Por Bruce William
Postado em 25 de fevereiro de 2023
John Bonham, também conhecido como "Bonzo", do Led Zeppelin, foi um dos mais influentes e aclamados bateristas da história do rock. Ele era conhecido por sua abordagem poderosa, criativa e única na bateria, com um estilo de tocar agressivo, que incluía o uso de pedais e muitos tambores, pratos e acessórios de percussão, combinando padrões de ritmo complexos e polirritmos com uma sensibilidade única para o groove, criando um som dinâmico, energético e expressivo. Bonham é amplamente reconhecido por suas performances memoráveis ao vivo, incluindo o lendário solo de bateria de "Moby Dick".
Karen Carpenter, por outro lado, é mais conhecida por sua voz doce e melodiosa como a vocalista da dupla Carpenters, mas também era uma baterista talentosa. Karen tocou bateria em várias faixas dos álbuns dos Carpenters e fazia apresentações ao vivo em algumas músicas. Embora não fosse uma baterista virtuosa no sentido, digamos, "exibicionista" como alguns de seus contemporâneos, Karen era conhecida por sua precisão e pelo estilo de tocar direto e objetivo, mantendo um groove consistente e sólido. Sua técnica simples, mas eficaz, criava um som suave e bem definido na bateria que complementava perfeitamente o som da dupla Carpenters.
Karen começou a tocar na escola, apesar das advertências de que "garotas não tocam bateria". Em 1969 ela confessaria: "Foi uma batalha difícil. Os meninos me trataram como se eu estivesse tentando ser uma jogadora de futebol norte-americano. Tocar bateria era apenas algo que uma garota não fazia". E apesar de sempre ter sido pressionada a atuar somente como cantora na frente do palco, eventualmente ela assumia a bateria e mostrava ao público as suas habilidades no instrumento.
Voltando a Bonzo: ele tinha um temperamento forte, intenso e muitas vezes explosivo, e isso às vezes se manifestava em sua personalidade e comportamento. Bonham era conhecido por ter uma postura desafiadora e era muitas vezes descrito como "um touro em uma loja de porcelana". Apesar de seu temperamento forte, Bonham era amado e respeitado por seus companheiros de banda e fãs, que o consideravam uma pessoa genuína e talentosa, além de fiel e cordial com as pessoas próximas.
Quando John Bonham desafiou Karen Carpenter, mas ela não se intimidou e mostrou do que era capaz
.Uma dessas pessoas que conheceu e teve alguma convivência com Bonham foi a jornalista Lisa Robinson, que relatou em artigo de 2003 para a Vanity Fair ter visto um desses rompantes por parte do baterista: "Gostaria de comunicar a todos que perdi para Karen Carpenter no ranking de bateristas da Playboy", entrou ele aos berros nos camarins. "Ela não duraria dez minutos tocando algo do Zeppelin", desafiou Bonzo, que conforme Lisa, horas mais tarde ainda estava lamentando.
Bonham estava se referindo, na verdade, a uma enquete feita entre os leitores da revista perguntando quem seria o Melhor Baterista de Rock do Ano, cujos resultados, publicados na edição de janeiro de 1975 da revista, apontavam Karen em primeiro, ele em segunda, Ringo Starr em terceiro, Keith Moon em quarto e Mick Fleetwood em quinto. Não era exatamente algo criterioso feito entre especialistas ou coisa assim, mas apenas uma pesquisa que, no fundo, apenas atestava que os leitores de revistas preferiam mais o som do Carpenters ao som do Led Zeppelin!
Já a reação de Karen, ao tomar conhecimento da enquete e do "desafio" proposto por Bonham, foi bastante franca e sincera: "Me sinto lisongeada por ter sido eleita a Melhor Baterista de Rock. Existem muitos bateristas talentosos por aí, e até mesmo ser considerada 'boa' já teria sido um tremendo dum reconhecimento", disse Karen, conforme relata a Udiscovermusic: "Ouvi dizer que John Bonham está chateado. Espero que não seja comigo, eu não tenho nada a ver com a enquete. Mas ele disse que eu não aguentaria 10 minutos tocando Led Zeppelin. Bem, só quero que ele saiba que eu amo Led Zeppelin, e posso tocar muitas músicas que eles gravaram. Olhem pra mim!" Neste ponto, conforme o relato, que infelizmente não possui registro em vídeo, Karen assume a bateria enquanto toca e canta "Babe, I'm Gonna Leave You", sem perder o ritmo, comprovando que ela seria sim capaz de tocar Led Zeppelin e ainda por cima com talento e maestria!
Não há registros se Bonzo chegou a ver a "resposta" da Karen. E poucos anos depois aconteceria uma coincidência completamente macabra e indesejável: ambos faleceram precocemente, aos 32 anos de idade. Sim, eles nos deixaram com a mesma idade. Bonham em 1980, devido a uma intoxicação alcoólica e Karen em 1983 devido a complicações relacionadas à anorexia nervosa. Dois grandes músicos que deixaram uma grande obra e marcaram seu nome na história pelo seu imenso talento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps