Fabio Lione: sim, ele é um membro de verdade do Angra
Por Durr Campos
Postado em 28 de novembro de 2013
Quando o carismático Fabio Lione (Vision Divine/Rhapsody Of Fire) foi convidado pelo Angra para cantar no cruzeiro "70.000 Tons Of Metal" em 28 de janeiro deste ano as especulações sobre sua permanência como frontman começaram. Creio eu que bastou o tempo da saída de Miami até a chegada ao Caribe – o que levou 5 dias e 4 noites, diga-se – para os quatro remanescentes se certificarem que ali deram início à "nova era" da banda. O fato é que desde então Lione assumiu a tarefa de ajudar a rapaziada na continuidade de seu legado e se depender da empolgação do italiano a parceria irá perdurar, pois até disco novo de estúdio vem por aí. Sobre este e outros temas batemos um papo com o pisano mais simpático que o cenário metálico já teve notícia.
Entrevista por Durr Campos
Agradecimentos ao Costábile Salzano Jr. e Ultimate Music Press
Fabio, quais suas expectativas ao fazer parte de uma banda consolidada como o Angra, tendo sua base de fãs bem característica e um estilo musical um tanto distinto do que vem fazendo em seus trabalhos ao longo dos anos?
Fabio Lione – O que eu realmente curto é que os caras nesta banda fazem um monte de coisas, o que torna a experiência realmente animadora. É muito bom estar em uma situação tão boa com músicos legais e tocar essas canções incríveis! Eu também acho que é sempre gratificante transitar em novos estilos musicais e crescer como artista. O que temos feito é bacana com ótimos shows e excelentes momentos juntos.
Quando você iniciou os ensaios com os caras houve músicas sobre as quais você tenha dito: "Ei pessoal, acho melhor esta não entrar no set-list..." ou algo do tipo?
Fabio Lione – Bem, no geral pensamos em um set-list realmente bom e abrangente com canções que soassem grandes ao vivo e que englobassem todos os álbuns. Creio que fiz o meu melhor nas que escolhemos e aprendi tudo o que pude de forma a executá-las da forma como devem ser. Daí, passo a passo, ensaiamos o material e comecei e ficar mais e mais confiante com aquele repertório. No fim das contas tudo versa sobre como você usa sua voz e eu penso que adicionei um poder extra às músicas, algo mais agressivo e progressivo aqui e ali e por aí vai. Eles tiveram ótimos cantores, devo dizer, mas na maioria das canções são apenas vocais limpos e muito agudos. Em minha opinião podemos ter mais variações no estilo, mais feeling e "cores" nas vozes para dar um aspecto mais completo para a coisa toda.
Uma banda brasileira e um cantor italiano de Pisa. Creio que vocês estejam se dando muito bem na cozinha também, certo?
Fabio Lione – (risos) Eu devo confessar que todos nós temos um ótimo gosto para apreciar boa culinária. Sim, temos tido ótimos momentos nessa área. Mesmo eu não sendo exatamente o melhor dos chefs dou minhas sugestões aos rapazes e acabei também me surpreendendo com a qualidade da cozinha brasileira.
Os membros do Angra já tem dito que haverá um novo álbum de estúdio contigo nos vocais. Já é possível dizermos que Fabio Lione é mesmo o vocalista oficial da banda?
Fabio Lione – Sim, com certeza. Quer dizer, eu posso me considerar um membro de verdade da banda e, sim, já estamos pensando em como será o novo disco e shows. Queremos realizar muita coisa legal e levar essa energia e feeling positivos aos palcos e estúdio. Todos estão realmente envolvidos e crentes tanto no grupo quanto uns nos outros. Após termos gravado um DVD tão incrível é até lógico capricharmos no trabalho de estúdio, além da turnê que o irá promover, o que inclui festivais e outros passos importantes na carreira do Angra.
Já, já falaremos mais sobre o DVD, mas antes gostaria de saber se você está escrevendo músicas para o próximo álbum e como isso tem soado.
Fabio Lione – Todos nesta banda possuem ideias muito boas e podem compartilhá-las. O objetivo é reunirmos as melhores, apertar os botões e gravar! Creio que participarei disso, pois tenho muita coisa que se encaixa ao Angra, inclusive linhas vocais. Precisamos agora de mais um tempo para finalizar as coisas e criar de fato o novo material, então creio que ainda seja um pouco cedo para te falar como irá soar. De todo modo tenho certeza de que os fãs ficarão bem satisfeitos com a sonoridade.
Então falemos sobre o novo DVD que, pelo que li, tem vendido muito bem. Ao assisti-lo hoje o mesmo ainda coloca um sorriso em seu rosto?
Fabio Lione – Eu devo dizer que estou muito feliz com o trabalho que fizemos ali. Penso que o DVD possui uma grande qualidade e as imagens são fantásticas! Temos tudo no pacote: set-list incrível, convidados sensacionais, além de que o show em si foi exuberante com todos fazendo muito bem o seu trabalho no palco e fora dele. Falando mais especificamente sobre mim, de fato creio que os expectadores puderam observar minha paixão, feeling e vontade em estar ali. Creio ter cantado bem, mas é claro ser possível perceber alguns erros em comparação aos CDs, só que eu adoro ter sido assim. Isso é ao vivo, cara! Enfim, um concerto exclusivo, longo e repleto de momentos inesquecíveis. Veja, fizemos mais de três horas de show, quase quatro, e tenho certeza de que as pessoas que estavam ali viram algo único e saíram de lá satisfeitos. Este material está aí para mostrar às pessoas que não estavam lá uma grande performance de uma noite mágica no dia 25 de agosto em São Paulo.
Leia também a entrevista que o Pedro Zambarda de Araújo conduziu com o guitarrista Kiko Loureiro clicando no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 7 álbuns que são as maiores influências de guitarra para John Petrucci, segundo o próprio


Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


