Defensa: entrevista e novidades sobre a banda
Por Yogue Alencar
Fonte: Yogue Alencar
Postado em 08 de março de 2013
Positivismo, peso, melodia e muito Metal. Essa é à base da banda DEFENSA, que iniciou sua jornada em 2012 fazendo som próprio em português, e agora está em processo de gravação de seu primeiro álbum.
O EP Gigantes Pela Própria Natureza, lançado ano passado, traz três músicas que estão disponíveis para download nos canais da banda. O grupo também compartilhou no YouTube Webclipes das músicas, com imagens de seu show de lançamento, gravadas no Clube OUTS. Em uma rápida entrevista, após a apresentação no Manifesto, conversei com o guitarrista Thiago Castro e o baterista Guilherme Figueiredo sobre assuntos diversos. Confiram.
YA: Como surgiu a ideia de montar o Defensa?
Thiago: Na época eu tocava no Command6, que foi a banda que me deu muita experiência para fundar uma banda desde o inicio. Depois que saí da banda fiquei com vontade de fazer uma banda de som pesado com a minha visão, mas ainda não tinha os músicos certos na cabeça e tudo aconteceu por acaso.
O Gui Figueiredo é um músico que eu sempre acompanhei e admirei desde o Project46, quando soube que ele deixou a banda eu o convidei para formarmos a Defensa.
Guilherme: A Defensa surgiu de um ideal, que é de fortalecer o todo nessa cena musical brasileira. Eu e o Thiago Castro começamos a tocar juntos pelo acaso do destino.
YA: Como funciona o processo de composição da banda?
Thiago: O processo de composição é algo bem natural, quando iniciamos a banda apenas eu e o Guilherme compúnhamos, até porque só havia nós dois na banda (risos). A química de composição sempre foi muito boa e as minhas ideias batem muito com as do Gui. Vamos continuar mantendo essa essência, mas é claro, sempre abrindo o espaço para os demais membros da banda contribuírem com suas ideias.
Guilherme: Atualmente a banda inteira está apta a participar do processo de composição das músicas, porém, de forma natural o esqueleto ainda é feito por mim e pelo Thiago.
YA: Quais são os planos futuros? Eu sei da previsão de álbum full length, isso procede?
Thiago: Procede sim, estamos em fase de composição, mas acredito que até o meio do ano, no mês de Junho ou Julho no máximo estaremos gravando o álbum full.
Guilherme: Nossa atenção agora esta nesse álbum que será gravado ainda esse ano. Estamos muito contentes com o processo de composição e vamos nos focar bastante para extrair o máximo na hora de gravar e manter a pegada nos shows que estão por vir. Vai ser demais!
YA: Acho o nome do álbum genial, haverá mais alguma menção ‘Brasileirística’ nele?
Thiago: Esse nome do Ep surgiu de uma ideia do Victor Cutrale (Vocalista) e todos nós curtimos muito. O fato de cantarmos em português faz com que a gente transmita muita coisa sobre o Brasil, então eu acho que sempre haverá menções Brasilerísticas no Defensa.
YA: Falando um pouco sobre vocês. Como e quando a música entrou em suas vidas?
Thiago: Meu pai é músico, e toca percussão em geral, sempre estive ligado à música desde pequeno. É engraçado, mas eu tinha e continuo com uma paixão fora do comum em apreciar música, ganhei meu primeiro instrumento (violão) com 14 anos, onde tudo começou. (rs..)
Guilherme: Meus pais sempre gostaram de música. Foi andando na rua com minha mãe que vi em um programa de TV a apresentação de uma banda (não me lembro que banda era (risos)) e na mesma hora eu pensei "Eu preciso fazer isso um dia".
YA: Falem-me sobre a escolha de seus instrumentos?
Thiago: A guitarra é algo que sempre me chamou a atenção, desde o meu primeiro contato com o Rock já sabia que o meu instrumento era a guitarra.
Guilherme: Sempre reparei no som da bateria, tocar aqueles tambores todos e dar o ritmo da música com atitude ao tocar. Isso me fascinava!
YA: Quais foram as suas maiores influências, aquelas que inspiraram vocês como músicos?
Thiago: Vou citar as principais: Sepultura, Metallica, Black Sabbath, Pantera, Nirvana e Pennywise.
Guilherme: Sempre estudei bateria e tive uma ótima influência dos meus professores, tanto no sentido humano quanto musical... Um beijo pra Vera Figueiredo (risos). Adoro muito a pegada do Joey Jordison (Slipknot), Dave Weckel e Chris Coleman.
YA: Por que o estilo Metal/Hard Core?
Thiago: Quando comecei a escutar rock, a primeira vertente que despertou o meu interesse foi o Metal em seguida o Hard core, esses dois estilos sempre andaram juntos em minhas influências. Mas é claro curto música de outros estilos também, gosto de ouvir música boa em geral, isso acaba agregando valores significativos para meu amadurecimento como músico.
Guilherme: Não sei exatamente por qual motivo, mas sempre ouvi muita coisa, de rock’n’roll das antigas ao heavy, Deep Purple e Iron Maiden sempre estiveram entre meus preferidos, e com o passar dos anos, a tendência foi continuar ouvindo as bandas cada vez mais pesadas. Eu ouço de tudo, mas esse estilo requer prática e intimidade com seu instrumento, e isso me inspira, me mantém ávido para compor.
YA: Notamos mudanças na formação, há um novo guitarrista e um novo baixista. Vocês podem nos falar um pouco mais sobre esses dois novos reforços?
Thiago: O Defensa passou por algumas mudanças como a grande maioria das bandas passam, mas agora estamos com o time fechado. O David Kadooka (Baixista) é o mais novo membro da banda, mas já está totalmente integrado a banda. Já o Fernando Savani (Guitarrista) está conosco desde o show de lançamento do nosso EP.
YA: Como vocês enxergam e utilizam a Internet como ferramenta de divulgação do Defensa? Há só vantagens ou vocês enxergam alguma desvantagem?
Thiago: A internet já é há algum tempo uma ferramenta muito poderosa, consegue-se fazer muita coisa com ela, nós usufruímos bastante dessa ferramenta, então não vejo nada de desvantagem, acho que ela acrescenta mais do que subtrai. É de fato o nosso ponto de contato com quem apoia o que fazemos!
YA: Muito se fala sobre a cena Metal Underground nacional, e seu espaço quase inexistente. O que vocês acham do cenário atual?
Thiago: Acho que o cenário atual vem crescendo gradativamente e a tendência é evoluir sempre. Como vocês podem ver, está surgindo muito banda boa e de qualidade, isso requer um pouco de tempo, e as coisas vão melhorando aos poucos.
YA: Fica aqui um espaço final para dar um recado pra galera que acompanha a banda, ou deixar qualquer mensagem. Fiquem a vontade.
Thiago/Guilherme: Estamos preparando muitas novidades para vocês que nos apoiam, peço que acompanhem a nossa página no Facebook e fiquem por dentro de tudo que está acontecendo.
www.facebook.com/defensaoficial
Valeu Galera!
Video da música Consome.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps