Hammathaz: Ziv World faz entrevista com a banda
Por Natália H. Moura
Fonte: Ziv World Music Press
Postado em 10 de novembro de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em constante inovação, HAMMATHAZ é a primeira banda brasileira a usar duas guitarras de 08 cordas, deixando seu som ainda mais pesado. Com passagens pelas melhores casas de Rock/Heavy Metal de São Paulo e shows no interior de SP, a banda vem crescendo e ganhando o reconhecimento desejado, dividindo os palcos com bandas como: ANGRA, TORTURE SQUAD, MATANZA, entre outros. A banda, que vem angariando cada vez mais fãs no exterior, apesar de pouco conhecida no Brasil, nos concedeu uma entrevista diretamente do Estúdio Ponto Sonnoro, em Sorocaba/SP.
De onde surgiu o nome HAMMATHAZ? Tem algum significado? Se sim, qual?
ANDERSON A: Na verdade esse nome veio de um nickname que o primeiro guitarrista da banda usava na Internet, porém escrito de outra maneira (Hamatas). Este nome sempre esteve escrito na parede do nosso primeiro estúdio, mas nunca havíamos pensado em utilizá-lo. Após 1 ano, depois de tantas discussões para encontrar um nome, olhamos para a parede e enfim encontramos "Hamatas"(risos)... resolvemos fazer algumas alterações, e chegamos em "HAMMATHAZ". Bem... com relação ao significado (risos)... preferimos por hora deixar por baixo dos panos (risos).
Como se deu a escolha dos membros da banda?
JR JACQUES: Dos membros originais de 2003, sobraram eu (JR JACQUES) e ANDERSON ANDRADE. Depois de muuuuitas mudanças de formação como guitarristas e bateristas, enfim em 2006 através de amigos de bandas em comum, encontramos o atual baterista "DIEGO ANTUNES".
Em 2009 completamos nosso time com a entrada de GUILHERME MENDEZ e VITOR MACHADO nas guitarras, que já eram nossos amigos, pois tocavam em outras bandas aqui em nossa cidade.
Como vocês definem seu estilo musical?
JR JACQUES: Desde o início a nossa proposta nunca foi definida em uma única vertente, mas sim com influências de Heavy Metal em geral. Com o amadurecimento da banda, a influência da música extrema foi falando cada vez mais alto.
Quais são suas maiores influências?
DIEGO A: Nos influenciamos por vários subgêneros do metal tais como: Thrash, Death, Metalcore, Deathcore e algumas influências progressivas.
Qual a mensagem que buscam passar em suas músicas? De onde surgem as inspirações para as letras?
DIEGO A: Buscamos passar mensagens positivas em geral inspiradas no cotidiano da humanidade de ontem e hoje, com letras que nos façam refletir sobre o nosso "Inner Self" (risos)...
Como fazer para buscar originalidade?
DIEGO A: Gostamos muito dessa nova safra de bandas internacionais e acreditamos que a originalidade atual do metal está vindo dessa nova geração de bandas rotuladas como: Metalcore, Deathcore, Djent e seus subgêneros. Várias dessas bandas modernas norte americanas e européias são as que tem ousado em experimentar e misturar as influências, tentando buscar algo novo. Mas para nós é impossível deixar de ter as influências de bandas antigas que tanto amamos como as clássicas dos anos 70, 80 e 90, então conciliamos estes dois lados. Acreditamos que o Brasil tem absorvido aos poucos estas novas influências que temos incorporado em nosso som, que se tornarão mais evidentes em nosso novo trabalho de 2012.
Falem sobre a idéia de introduzir as guitarras de 08 cordas e qual a diferenciação que as mesmas dão, tecnicamente, na musicalidade das composições.
VITOR M: Sempre tocamos com afinações baixas e pela praticidade e necessidade, desde 2007 usamos guitarras de 07 cordas.
GUILHERME M: Sempre apreciamos o guitarrista "FREDRIK THORDENDAL"(MESHUGGAH), que foi um dos pioneiros a tocar com guitarras de 08 cordas, DINO CAZARES(FEAR FACTORY) e também TOSIN ABASI(ANIMALS AS LEADERS) dessa nova safra. Assim foi natural pra gente dar esse passo para as 08 cordas. Quanto à diferença técnica, não há tanta. Apenas abre a gama de possibilidades musicais.
O que vocês acham que mudou na banda, em termos de técnica e composição, desde quando vocês começaram até hoje?
GUILHERME M: Mudou muito devido as mudanças de formação. Algum tempo atrás nosso som foi voltado para a parte progressiva e técnica do metal extremo, com muita influência da banda Death e seu guitarrista "Chuck Schuldiner".
DIEGO A: Eu sempre admirei muitos bateristas desse meio progressivo e técnico como: MIKE PORTNOY, RICHARD CHRISTY, TOMAS HAAKE, entre outros. Porém agora, achando mais a "cara da banda", tentamos deixar essas influências técnicas mais implícitas e não tão gritante como antes.
Gostaria que vocês comentassem brevemente o Ep lançado e falassem sobre o novo álbum que deve sair em 2012, como também sobre o clipe oficial da banda.
ANDERSON A: Na verdade EP foi somente 1, por enquanto, lançado no início desse ano (CRAWLING...) que está nos trazendo boas repercussões e excelentes críticas.
Lançamos uma demo em 2005 ainda que com pouca maturidade conseguimos conquistar bons resultados como shows fora de SP, abertura de bandas consagradas do metal brasileiro, participação em coletâneas, etc... Lançamos em 2010 uma demo e um single, e no inicio de 2011 o primeiro EP.
VITOR M: Quanto ao novo trabalho, estamos em fase de pré-produção em nosso estúdio (Ponto Sonnoro), trabalhando nos arranjos de 08 cordas, letras e samples. Esperamos continuar com a mesma cara, porém estamos nos esforçando pra trazer algo novo. Pretendemos lançar o clipe oficial no primeiro semestre de 2012.
Vocês já tocaram com grandes nomes do Metal Nacional. Dentre todas, qual foi a que mais marcou cada um de vocês?
GUILHERME M: Com certeza é um grande prazer tocar com bandas que admiramos. Um grande exemplo de humildade e dedicação ao underground, foi uma pequena participação que o "VITOR RODRIGUES" (TORTURE SQUAD) fez conosco em um show em Sorocaba-SP tocando um tributo ao "DEATH".
Por favor, sintam-se à vontade para deixar uma mensagem ao público.
A gente agradece à toda galera que sempre apoiou a HAMMATHAZ no underground ao longo dos anos. Continuem nos seguindo nessa nova fase. Logo, muito em breve teremos ótimas novidades!
Links:
http://www.facebook.com/Hammathaz
http://www.myspace.com/hammathaz
http://twitter.com/Hammathaz
Contato:
SolBrocanelli (Manager)
[email protected]
www.zivworldmusicpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A banda clássica inglesa que Roberto Frejat nunca foi fã: "Não fazia minha cabeça"
DJ Ashba, ex-Guns N' Roses, critica Buckethead e "seu balde de frango na cabeça"
Por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas do Nirvana

Children Of Bodom: Natal, comilança, álcool e chutes no saco
Anthrax: Scott Ian culpa AC/DC e Iron Maiden por poucas groupies



