Kirk Hammett: impressionado com o All Shall Perish
Por Ricardo Stephansson
Fonte: Ultimate-Guitar.com
Postado em 18 de fevereiro de 2009
Carlos Ramirez, da Ultimate-Guitar.com, conduziu uma entrevista com o guitarrista do METALLICA Kirk Hammett no mês passado, antes da apresentação da banda no Wachovia Center em Philadelphia, Pennsylvania.
Ultimate-Guitar.com: Você tocou no EXODUS antes de ir para o METALLICA. Teve alguma grande mudança para você em termos de estilo/técnica quando você entrou na banda? Na época o METALLICA ainda tocava seguindo mais o jeito MOTÖRHEAD de fazer as coisas, e não de um modo tão técnico como vocês viriam a tocar posteriormente, mas eu gostaria de saber se houve algum tipo de ajuste da sua parte.
Hammett: "Ah, sim, com certeza. Eu percebi que teria de melhorar a minha parte rítmica logo de cara. Mesmo àquela época o Metallica já estava tentando tocar de um modo mais bem-amarrado e preciso. James [Hetfield] já era um monstro da guitarra-base, e eu tive que dar duro para não ficar para trás nesse aspecto. Lembro que foi no verão de 1983 que James estava ficando cada vez mais foda na parte da guitarra-rítmica. Eu melhorei lá por 1984 e comecei a ir numa direção modal. Mas sim, James sempre foi muito bom quando o assunto é guitarra-base".
Ultimate-Guitar.com: Desde que a banda estourou em meados dos anos 80, quanto tempo você gasta tocando guitarra nas horas vagas, quando não está em turnê ou em estúdio?
Hammett: "Não sei se muita gente sabe, mas tive aulas com Joe Satriani no início dos anos 80. Aquilo ajudou bastante, porém a maior parte do que aprendi ao longo dos anos veio de ouvir outros guitarristas. Nos anos 90 eu fiz aulas de volta, dessa vez com um grande músico de jazz da Bay Area chamado Scott Foster. O cara é absurdamente bom! Ele sentava lá e transcrevia John Coltrane, o que é maluco".
Ultimate-Guitar.com: Com certeza deve ser bem difícil encontrar tempo para aulas em meio a todos os compromissos familiares e com a banda.
Hammett: "Você não poderia estar mais certo. Se eu tiver algum tempo disponível mais para frente, eu adoraria empregá-lo em aulas de música clássica, mas do jeito que as coisas estão indo esse projeto vai ter que esperar. Com crianças pequenas correndo pela casa, é bem provável que eu não tenha a oportunidade tão cedo".
Ultimate-Guitar.com: Os seus filhos fazem aula?
Hammett: "Não, eles são muito novos ainda. Mas vou tentar atraí-los para a coisa mais adiante. O mais novo acabou de nascer no verão passado. O outro é ainda muito novo, mas veremos o que acontece".
Ultimate-Guitar.com: Há algum guitarrista jovem ou banda nova que tenham chamado a sua atenção recentemente? Muitos devem achar que, já que vocês são tão grandes, provavelmente não procuram conhecer grupos novos.
Hammett: "Certo. Na verdade eu estou, sim, sempre procurando coisas para ouvir. Deixe-me ver..."
Ultimate-Guitar.com: Não precisa necessariamente ser metal nem nada parecido.
Hammett: "Com relação a bandas mais novas e jovens, eu adoro o TRIVIUM. Os caras tocam um monte. LAMB OF GOD manda muito bem também. Estamos em turnê com eles e os caras destroem. Robb Flynn do MACHINE HEAD também é ótimo. Adoro o jeito de ele tocar e de compor também. Nós já excursionamos com eles e foi bem legal. Um amigo recentemente me mostrou uma banda da Bay Area da qual eu ainda não tinha ouvido falar que eu achei o máximo na hora. Porra, não consigo lembrar o nome da banda!"
Ultimate-Guitar.com: Vejamos aqui...
Hammett: "PERISH ou algo parecido?"
Ultimate-Guitar.com: Ah! Você quer dizer ALL SHALL PERISH?
Hammett: "ALL SHALL PERISH... isso! Eles me impressionaram, velho! Os caras têm tanta técnica rolando lá e é tudo muito bem-feito. Esses grupos têm tanta habilidade hoje em dia. É empolgante ouvi-los".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
Blaze conta que fim levaram as músicas compostas para seu terceiro disco com o Maiden
Rafael Bittencourt revela como conseguiu grana para superar tempos difíceis da pandemia
A polêmica origem do termo Heavy Metal


As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



