Metallica: Kirk fala sobre novo disco e downloads ilegais
Por André Biasuz
Fonte: The Pitch
Postado em 25 de outubro de 2008
Saby Reyes-Kulkarni, do site "The Pitch", recentemente entrevistou o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, que dentre outras coisas, falou mais uma vez sobre a questão dos downloads ilegais.
The Pitch: Voltando ao "Black Album", por que vocês começaram a escrever músicas mais curtas? A banda tinha composto três álbuns consecutivos com músicas progressivas e muito envolventes, e a base de fãs da época tinham sido atraídos por causa destas características.
Kirk: "Simplesmente nos cansamos daquilo. Queríamos fazer algo com mais groove e que tivesse um pouco mais de alma. O que tínhamos feito nos anos 80 tinha muito a ver com apenas mostrar o quanto éramos rápidos".
The Pitch: Então porque voltar a essa fórmula com o "Death Magnetic"?
Kirk: "Nos cansamos de novo (rindo). Quando começamos a compor o 'Death Magnetic', nos demos conta que nosso lado progressivo estava soando bem de novo. Não tocávamos assim fazia um tempo, e de repente tudo parecia soar bem fresco. Muito disso tem a ver com o fato que Rick (Rubin, o produtor do disco) disse que queria fazer o álbum definitivo do METALLICA. Na cabeça dele, este trabalho teria que seguir o direcionamento do que fazíamos nos anos oitenta".
The Pitch: No documentário de 2007 "Get Trashed" você disse que o "METALLICA inventou o Thrash Metal." Eu queria te perguntar sobre o EXODUS, onde você esteve antes do METALLICA. Seu antigo companheiro de banda Gary Holt disse que quem estava lá no começo de tudo sabe o papel que o EXODUS teve no processo.
Kirk: "Quer saber (rindo)? Eu acho que estive no centro de duas tempestades. Se eu ainda estivesse no EXODUS na época, eu diria que foi o EXODUS que criou o Thrash Metal. Eu falei aquilo porque estava no METALLICA. No início foi tudo passo a passo, e tinham um grupo de músicos que estavam andando por eles. Eu diria que METALLICA e EXODUS praticamente juntos, ANTHRAX e SLAYER também, estávamos todos apenas tendo idéias a partir do que ouvíamos e de como estava a cena Heavy na época. Era algo que todos sentíamos juntos".
The Pitch: Depois da reação negativa dos fãs em relação à briga com o Napster, como você vê hoje a tentativa da banda de combater os downloads ilegais?
Kirk: "Ainda sou contra tudo isso. Eu ainda acho que as pessoas deveriam respeitar o conceito de propriedade intelectual. Eu não acho ruim baixar essa 'propriedade intelectual' quando quem tem que ser pago por ela de fato é. Tecnologia é uma faca de dois gumes. É conveniente e rápida, mas pagamos um preço alto por essa conveniência, esta impaciência. Eu acharia muito melhor sair para comprar um CD com uma qualidade ótima do que um MP3 péssimo. Todos esse e-mails e programas de mensagens instantâneas – eu acho que isso não nos aproxima mais e sim nos isola. Eu sinto um pouco de falta de como as pessoas se relacionavam antigamente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
10 fatos que comprovam que Judas Priest é Heavy Metal
A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985
As duas razões que levaram Cazuza a morrer de inveja de Lulu Santos
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Children Of Bodom: Natal, comilança, álcool e chutes no saco
Anthrax: Scott Ian culpa AC/DC e Iron Maiden por poucas groupies



