Nirvana: entrevista com garoto da capa do "Nevermind"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rívia Coimbra, Fonte: National Public Radio, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Imagine se milhões de pessoas tivessem te visto nu antes mesmo de você ter idade suficiente para dizer "embaraçoso". Essa é a história de Spencer Elden, a quem você pode conhecer como o bebezinho nadando em direção à nota de um dólar na capa do álbum de 1991 do NIRVANA, “Nevermind”.

Em 2008, aproximadamente 17 anos depois, entre odiar a escola e jogar pólo aquático, Elden ainda lutava para entender sua imagem (muito) pública.


"Uma quantidade razoável de pessoas no mundo viu meu pênis", diz ele da sua casa em Los Angeles. "Então isso é meio que legal. Eu sou apenas um garoto normal vivendo isso e fazendo o melhor que posso enquanto estou aqui".

O “Nevermind” é frequentemente creditado por ter mudado a cara do rock. A participação nua de Elden neste importante momento musical histórico foi um tanto acidental; Kirk Weddle, o fotógrafo que trabalhava na capa, era apenas um amigo do pai de Spencer, Rick.

"[Ele] nos liga e diz, 'Ei Rick, quer ganhar 200 pratas e jogar seu filho na água?'" Rick relembra. "Eu disse, 'O que que rola?' Então ele disse, 'Bom, eu estou fotografando crianças essa semana inteira, por que você não me encontra no Rose Bowl, e joga seu garoto na água?' E nós somente fizemos uma grande festa na piscina, e ninguém fazia idéia do que estava acontecendo!"

Três meses depois, enquanto dirigia pela Avenida Sunset Blvd., a família Elden se deparou com um Spencer de 9x9 pés nadando na parede da tradicional loja Tower Records. Dois meses depois, a Geffen Records mandou a Spencer Elden, que contava com um ano de idade, um álbum de platina e um ursinho de pelúcia.

Nos anos que se passaram, 26 milhões de álbuns foram vendidos. Enquanto Elden aprendia a andar. falar e cantar - seus pálidos braços de bebê se esticavam na parede de milhões de fãs grunges; suas partes privadas permaneciam ampliadas em cartazes e pisos.

Em alguns lugares, sua imagem pegou. Outro dia, seus amigos se depararam com um foto gigante do “Nevermind” no piso de uma loja de discos em Hollywood.

"Meu amigo disse, 'Ei, eu te vi hoje'. E eu respondi, 'Cara, eu trabalhei o dia inteiro' E ele disse, 'Não, eu fui na Geffen Records, e você estava no piso e flutuando e eu pisei na sua cara. 'Porque eu imagino que eles tem tipo uma coisa que flutua onde as pessoas podem andar por cima de mim e tal... então é meio que legal," diz ele.

Entretanto, a vida em geral não é tão "legal" como quando ele pulou pelado na piscina no início dos anos 90, diz ele. Nos dias de hoje, seus pares se ocupam apenas com a Internet e video games. Ironicamente, ele sente-se atraído pela era que deu a Kurt Cobain, vocalista do NIRVANA, tanta raiva.

Nos dias de hoje, diz Elden, seus contemporâneos se concentram em "jogar Rock Band no Xbox, tipo, isso não é uma banda de verdade! Essa é a diferença entre os anos 90 e os garotos de hoje; garotos no anos 90 realmente se juntavam e montavam uma banda (de verdade)!"

Mas apesar de tudo, a vida é boa, diz ele. Quando não está se frustrando com vídeo gamos e computadores, Elden curte música — na sua maior parte techno — e carrega uma enorme carga de raiva, em grande parte pelo fato de estar "muito de saco cheio" no ensino médio.

"As mesmas pessoas, os mesmo professores... ir até o seu armário, se preocupar com garotas estúpidas... Eu quero que algo aconteça, eu quero viajar," diz ele.

No último outono, ele viajou — para uma escola militar por seis meses. Tudo o que seus pais vão dizer é que ele teve sua quota de "testar autoridade".

Agora ele tenta se formar no ensino médio um ano mais cedo. E ele fala sobre tentar entrar para West Point ou se tornar um artista... ou sei lá.

Como Spencer costuma dizer, "Eu apenas encaro as coisas como elas vêm. Se eu gosto, eu gosto; se eu não gosto, eu não gosto".

Leia no link abaixo outras matérias sobre Elden.
5000 acessosNirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?3333 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosNirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?3333 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina5000 acessosCrianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras4565 acessosSpencer Elden: "o pênis mais famoso da indústria musical"5000 acessosNirvana: Bebê da capa de Nevermind planta tomates para viver5000 acessosNirvana: Bebê de Nevermind recria a capa (de novo) 25 anos depois

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Nirvana, Guns N Roses, The Clash, BlondieNirvana, Guns N' Roses, The Clash, Blondie
Marvel homenageará capas clássicas

633 acessosFoo Fighters: filha de 8 anos de Dave Grohl toca bateria em show1193 acessosFaith No More: a curiosa passagem de Courtney Love pela banda1251 acessosL7: apresentação ao vivo na Rádio Cidade, antes perdida, ressurge402 acessosNanda Chamon: 10 razões porque Kurt Cobain não foi assassinado731 acessosNeil Young & Kurt Cobain: Juntos no Brasil em 1992?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Guns N RosesGuns N' Roses
Courtney Love comenta reconciliação com a banda

Time MagazineTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

Kurt CobainKurt Cobain
5 projetos que se tornariam reais se ele não tivesse morrido

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Capas"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

MotorheadMotorhead
"Radiohead e Coldplay não são rock"

Raul SeixasRaul Seixas
Conheça 10 importantes obras do Maluco Beleza

InfluênciasInfluências
Folk Metal e Música Celta

5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson e sua preferência pelo Brasil5000 acessosO amor: 10 músicas para roqueiros apaixonados5000 acessosDream Theater: os segredos do álbum Octavarium4176 acessosBabymetal: baixista responde haters e fala como a banda é única5000 acessosQueen: Adam tem alcance vocal maior que Freddie, diz Brian May5000 acessosArch Enemy: "sem chance para uma diva numa banda de metal"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 04 de março de 2013
Post de 13 de setembro de 2014
Post de 09 de julho de 2016
Post de 09 de julho de 2016

Sobre Rívia Coimbra

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rívia Coimbra no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online