Kiss: ex-guitarrista faz volta aos palcos sóbrio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Daniel Faria, Fonte: Canoe JAM! Music, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota original de Cassandra Szklarski, THE CANADIAN PRESS

TORONTO - o ex-guitarrista do KISS Ace Frehley disse que impôs a lei, proibindo bebidas ou drogas para todos os membros da equipe e da banda na sua tour solo, que chega ao Canadá na segunda (03/03).

Ace Frehley: veja guitarrista tocando "Rip It Out" ao vivo em DallasJimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?

O ex-alcóolatra e usuário de drogas - cujos dias com os legendários rockers do KISS, foi o exemplo do clichê de sexo, drogas, rock'n'roll - disse que tem que manter tais tentações à distância. "Desta vez, estou falando sério sobre minha sobriedade", disse Frehley numa recente entrevista por telefone do 21º andar do Seneca Niagara Casino em Niagara Falls, NY. "Eu estou cercado de pessoas sóbrias, então realmente não é tão difícil. É muito confortável para mim neste ponto, eu só espero poder manter-me assim. Eu acredito que consigo, mas um dia por vez, não é mesmo?"

É claro que manter-se sóbrio é uma prioridade para o genial Frehley, que começa a descrever a vida na estrada por dizer como é ótimo "lembrar o que você fez na noite passada", e por referir-se espontaneamente à sua "data limpa" - 15 de setembro de 2006 - e seus 17 meses de sobriedade. "Mas quem está contando os dias?" ele abre a risada, uma de várias explosões que parecem emergir com a menor provocação.

Mesmo assim Frehley, falando com um tom calmo, disse que não se arrepende muito do seu passado cheio de histórias, dando crédito a tais experiências arriscadas por o trazer até onde ele está hoje.

Dizem que as batalhas de Frehley contra o vício causaram a ruptura dele com os colegas do KISS Gene Simmons e Paul Stanley em 1983, cerca de três anos depois da saída do baterista original e colega de festas Peter Criss. Enquanto Simmons e Stanley se comprometeram a um estilo de vida sem drogas, Frehley se permitiu o excesso, causando problemas para si em várias ocasiões, e levando outros com ele.

"Eu fiz algumas coisas doentias naquela época e (houve) muitos acidentes de carro e perdi sessões de gravação, e você sabe, isso e aquilo e outra coisa. Estou feliz que todo aquele caos e insanidade estão para trás", diz Frehley, que um dia levou a polícia numa perseguição de carro a 145km/h em 1982. "Eu estou provavelmente mais feliz agora do que estive em muito tempo, eu deveria ter feito isso há muito tempo atrás".

Estar em tour pode ser um teste especialmente difícil. Frehley lembra que ele "desandou" durante um show com Tommy Lee há dois anos atrás e levou o verão inteiro para voltar ao normal. "A estrada pode te enlouquecer", diz Frehley, que adotou a persona do "Space Ace" quando era parte do KISS. "Se você está festejando demais, isso pode te desgastar, pode te levar a decisões fúteis. Quero dizer, olha quantos astros do rock'n'roll nós perdemos por causa do álcool e drogas".

Com seu vício sob controle, Frehley diz que está excitado pela oportunidade de voltar com a carreira, dizendo que está planejando lançar um álbum solo em abril inspirado pelo seu álbum auto-intitulado de 1978, que criou o hit "New York Groove".

Os anos 80 viram Frehley lançar álbuns mais orientados ao pop sob o nome Frehley's Comet, mas foi aquele primeiro disco que continuou sendo um favorito entre os fãs. Frehley diz que ele estudou o álbum antigo para se inspirar em fazer o novo, supostamente trabalhando de novo com o amigo e baterista Anton Fig, o baterista do programa de TV "Late Show with David Letterman".

Mas aqueles que esperam um preview do novo álbum nos shows não vão ter um, ele diz. "Não é que que não quero tocar algumas das músicas novas mas é meio que, toda vez que eu faço uma apresentação, acaba no youtube no dia seguinte. Todo mundo tem aguardado este álbum por tantos anos, eu realmente queria que fosse uma surpresa", ele diz, tentando descrever com seu forte sotaque do Bronx.

"A maioria das minhas músicas são bem sem sentido. Você sabe, tem uma música chamada 'Pain in the Neck'... e tem outra chamada 'Sister'. Do que falam elas? Eu não tenho idéia. Eu não consigo dizer quantas vezes no passado pessoas chegaram para mim e disseram, 'Wow, eu realmente entendo o que você quis dizer naquela música', e eu não tenho idéia do que estão falando. Normalmente, eu só concordo com eles", ele diz, rindo outra vez.

O "guitar hero" de 56 anos de idade diz que está sabendo que fãs olham para ele como exemplo por vários motivos. "Eu acho que muitas pessoas talvez fizeram mais festa do que normalmente fariam porque eles eram fãs meus e sabiam que eu estava fazendo aquilo", ele diz. "Eu não quero subir no palco e dizer para as pessoas não beberem e não usarem drogas, tudo o que posso dizer é: 'Ei, vocês sabem, que talvez pelo meu exemplo, talvez se você está pensando em mudar a sua vida, eu consegui. Talvez você consiga'."

Frehley começa uma série de datas canadenses na segunda em Montreal, seguida por paradas na cidade de Québec e Toronto. Datas posteriores incluem Winnipeg, Calgary, Edmonton e Vancouver.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Ace Frehley"


Ace Frehley: veja guitarrista tocando "Rip It Out" ao vivo em Dallas

Kiss: Peter Criss e Ace Frehley foram convidados para último show, diz agente da bandaKiss
Peter Criss e Ace Frehley foram convidados para último show, diz agente da banda

Kiss: Sebastian Bach e Ace Frehley tocam clássicos da banda, veja vídeos

Ace Frehley: jogador de Pokémon Go o ajuda a achar lugar de show após atrasoAce Frehley
Jogador de Pokémon Go o ajuda a achar lugar de show após atraso

Kiss: Ace Frehley teria socado Tommy Thayer em 2001Kiss
Ace Frehley teria socado Tommy Thayer em 2001

Ace Frehley: não sabia se Vinnie Vincent viria de calças ou de vestidoAce Frehley
"não sabia se Vinnie Vincent viria de calças ou de vestido"


Jimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?Jimi Hendrix
Ele participou de um vídeo de sexo explícito?

Fotos de Infância: Robert Plant, do Led ZeppelinFotos de Infância
Robert Plant, do Led Zeppelin


Sobre Daniel Faria

Nascido em 1977, cresceu em um lar onde rock progressivo dominava as ondas do ar. Aos 12 anos, com a compra de "Paranoid" (Black Sabbath) tudo mudou e o metal gradualmente passou a ser o som predominante em casa. Estudou Computer Science / Applied Science pela Concordia University (Montreal, Québec, Canada) e hoje vive em um vilarejo rural em Simcoe County, centro-sul de Ontario, Canada.

Mais matérias de Daniel Faria no Whiplash.Net.

adGoo336