Dimmu Borgir: Silenoz explica conceito da capa
Por Gabriel Seabra
Fonte: Blabbermouth
Postado em 21 de maio de 2007
Durante recente parada do DIMMU BORGIR no Nokia Theater em Nova Iorque, o guitarrista Silenoz falou ao Metal Asylum sobre a arte gráfica do "In Sorte Diaboli", sua opinião sobre as religiões e o que a cruz invertida significa para ele.
Metal Asylum: Quem fez a arte gráfica do álbum?
Silenoz: "Nós queríamos um visual baseado nas 'Eras Obscuras Medievais', então o cara que fez nossa capa anterior encontrou uma pintura feita por um pintor alemão do século 16 eu acho, mudou algumas coisas em volta, adicionou o Baphomet (ídolo supostamente adorado pelos cavaleiros templários, e cuja representação mais conhecida é devida ao ocultista Eliphas Levi) no meio e trabalhou em cima. Existe um monte de simbolismos na capa, nós queríamos cores em tom de terra também. Estou muito feliz com isso. Nós também chegamos a um limite em um encarte que é de 32 páginas, eu acho. Nós queríamos muito fazer uma apresentação bacana para a arte gráfica e o encarte e isso refletiu nas letras do álbum e na história".
Metal Asylum: Você poderia nos contar sobre essa interpretação mais feminina do Diabo com seios?
Silenoz: "Na verdade essa é a correta, as tetas simbolizam a fertilidade, a cabeça simboliza uma cabra mas não como o mal da forma que é comumente desenhado porque isso deveria se assemelhar não só a uma cabra mas a um búfalo, um burro ou um cachorro. Não estou bem certo do motivo mas esta é a versão correta. Então muitas vezes na cena underground as pessoas desenham o Diabo parecendo o mais mau possível, mas isso não é necessariamente correto".
Metal Asylum: Mas esta versão do Diabo ainda é baseada no fato de que ele era um anjo decandente e expulso do Céu por Deus?
Silenoz: "Sim, claro que é, o simbolismo da arte gráfica como um todo é um equilíbrio, o Diabo tem uma mão levantada e a outra abaixada o que é uma boa oposição ao que a religião significa, pois para mim ela não tem equilibrio. De acordo com várias religiões existe apenas uma maneira de pensar e todo o resto está errado".
Metal Asylum: O DIMMU BORGIR ainda recebe críticas por causa da imagem que passa?
Silenoz: "Não mesmo, mas nós nunca prestamos atenção nisso, afinal as pessoas que protestam contra nós, dizem coisas ruins sobre nós, só geram mais propaganda para a banda. Você não pode encarar isso de maneira diferente. Digamos que uma reunião ou manifestação esteja acontecendo do lado de fora de um show; isso só trará mais atenção ao que estamos fazendo".
Metal Asylum: Já que estamos falando sobre imagens, você tem uma cruz invertida em volta do seu pescoço. Que conceitos distorcidos as pessoas obtém dessa imagem? O que a cruz invertida significa para você? É o mesmo que muitas pessoas acham, ou seja, que denuncia tudo que Jesus representa?
Silenoz: "Para mim isto não representa o lado negativo mas sim o positivo, e eu sempre tentei usar isso como uma coisa construtiva. Inverter o crucifixo é o meu jeito de mostrar rejeição não só ao Cristianismo mas à maioria das religiões modernas em geral e como elas fazem as pessoas se acomodarem. Elas privam as pessoas de pensar por si mesmas. E não é assim que deveria ser, mas sim sobre ser um indivíduo que a vida é feita".
Metal Asylum: Então isso não é um ataque pessoal a Jesus?
Silenoz: "Veja, eu não questiono o fato de Jesus ter existido, mas mesmo naquele tempo existiam artistas e magos trapaceiros, ele poderia ter sido um mago, quem vai saber? Nunca se saberá quantas dessas histórias escritas na Bíblia são verdadeiras".
Leia a entrevista completa (em inglês) no metalasylum.net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"
A dura crítica de Maurício Kubrusly que fez Paralamas do Sucesso deslanchar na carreira
"Não sabia que Freddie era gay", diz Brian May, guitarrista do Queen
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria
Dimmu Borgir anuncia que novo álbum de estúdio está pronto
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



