Halford: "os CDs estão com os dias contados"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Metal Temple
Postado em 07 de dezembro de 2006
O editor do site Metal-Temple.com, Orpheus Spiliotopoulos, entrevistou recentemente o frontman do JUDAS PRIEST, Rob Halford. Entre outros temas Halford conta suas impressões sobre música digital e sobre o fim do formato CD.
Metal-Temple.com: Por que você decidiu lançar músicas novas da banda HALFORD exclusivamente no iTunes e não num EP, por exemplo? O que quero dizer é que duvido que metade da Europa chegue a usar o iTunes, pelo menos entre os fãs de Metal.
Rob: Bem, isso foi um dilema para mim. O iTunes da Apple é o maior serviço do mundo de download e transferência de todas as formas de mídia em vídeo. Eu tenho toneladas de vídeos no meu iPod – do DEFTONES e de muitas outras. Eu não quero que ninguém fique de fora, então preciso encontrar uma maneira de garantir que todos consigam o que querem. Acho que a maior parte dos fãs de Metal estão conectados à Internet. O que quero dizer é: eles precisam disso? O que é o Metal-Temple.com? Entende o que quero dizer? Você sabe, qualquer um que queira visitar o Metal-Temple.com precisa poder navegar pela Internet, precisa ter um equipamento necessário para fazer isso: computador, PC, etc. É assim que o mundo funciona.
Eu digo que é inevitável que os CDs se tornem obsoletos; você precisa enfrentar esse fato. Da mesma forma, o vinil tornou-se obsoleto, os cassetes tornaram-se obsoletos, as fitas de rolo tornaram-se obsoletas. Algumas pessoas não têm tanta sorte. Eu penso que sempre haverá mercado para algum tipo de armazenamento físico. Mas as coisas estão mudando muito rapidamente. E digo que vai acontecer com todo mundo, antes mesmo que se perceba. Nada de mudanças lentas, vagarosas: dentro dos próximos anos todas as gravadoras vão dizer 'Não vamos mais fabricar CDs para varejo'. Você vai precisar adquirir tudo o que quiser diretamente da Sony Music Online, Rob Halford Music Online, IRON MAIDEN Online... O IRON acabou de lançar seu álbum pela Apple iTunes, mas eles também lançaram o álbum no formato CD...
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Metal-Temple.com: Concordo plenamente, mas você não acha que o mercado de CDs ainda é grande?
Rob: Sim, mas está diminuindo rapidamente. Como artista solo, eu não sou tão grande quanto o IRON MAIDEN, economicamente falando. E esse é o ponto crucial. Eu poderia gravar um álbum e mandar fabricar CDs, por conveniência e para manter o controle e os serviços, mas penso que é muito melhor fazer tudo através do download. É tudo simplesmente uma questão de praticidade. Se eu estivesse em outra situação, e se o que eu fosse fazer tivesse uma escala muito maior, então eu estaria no ramo da fabricação de CDs, colocando-os em caminhões e tudo o mais, esperando que alguns caras os peguem e os coloquem nas lojas – um pesadelo da po**a.
Metal-Temple.com: O que a banda HALFORD, o FIGHT e o TWO têm, na sua opinião, que o JUDAS PRIEST nunca teve? Se você não se importar com a minha pergunta, e com o devido respeito, foram essas coisas [elementos] que fizeram com que você deixasse o JUDAS, por motivos musicais, no início dos anos 90?
Rob: Depois de todo esse tempo, penso que o FIGHT, para mim, foi bastante diferenciado. Por exemplo, o som do FIGHT e as suas performances ao vivo. A música que criamos foi, para mim, algo muito diferente do que a que eu estava compondo no JUDAS e essa foi a razão pela qual eu saí da banda. Eu queria buscar novas experiências, novas jornadas e aventuras com diferentes artistas, diferentes músicos, diferentes estilos, sons e abordagens – algo que eu não estava conseguindo com Glenn [Tipton], K.K. [Downing], Scott [Travis] e Ian [Hill]. Isso certamente acontecia com o FIGHT, e mais ainda no caso do projeto TWO, com Trent Reznor, do NINE INCH NAILS. Acho que essas duas bandas foram o que eu sempre quis fazer, que era fazer algo diferente daquilo que o JUDAS fazia. Mas a banda HALFORD estava mais em sintonia com tudo o que gostamos em relação ao JUDAS PRIEST. E eu acho que, com aquela banda, aquelas músicas e aquelas performances eu estava, subconscientemente, procurando um caminho de volta ao JUDAS.
Eu ouvi comentários de pessoas dizendo que o álbum 'Resurrection' é o melhor álbum no estilo JUDAS que o JUDAS jamais fez, de acordo com diversas críticas. E é claro que eu estava indo nessa direção. Eu saí do JUDAS somente para fazer essas experiências. Quando elas acabaram e eu comecei a ouvir o meu coração sobre qual era realmente a coisa mais importante para mim, musicalmente, e onde eu realmente me sentia mais realizado, a resposta era JUDAS PRIEST. Então não restam dúvidas – mais no caso do 'Resurrection' do que no 'Crucible', porque neste a banda estava caminhando numa outra direção – de que 'Resurrection' tinha um som que era exatamente aquilo que o meu coração me pedia para fazer. É assim, basicamente, que eu analiso esses três momentos diferentes: FIGHT, TWO e HALFORD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Dave Grohl revela quem é, na sua opinião, o maior frontman de todos os tempos
Max Cavalera elege as cinco músicas que definem a sua carreira
América do Sul passa a Suécia em lista de 10 melhores discos do death metal melódico
O disco do Black Sabbath que é o preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
O que o Black Sabbath representa para Rob Halford, vocalista do Judas Priest
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Qual a importância do Black Sabbath para a música pesada, segundo Rob Halford
Como o Black Sabbath influencia o Judas Priest, de acordo com Rob Halford
Qual foi a sensação de Rob Halford ao ouvir o Black Sabbath pela primeira vez
Judas Priest tentou fazer de "Turbo" seu "Pyromania", segundo K.K. Downing
A música de álbum clássico do Judas Priest que Glenn Tipton acha forçada
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
Lemmy: "quando surge uma tentação, eu cedo imediatamente"
Eddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"
