Tropa de Shock - Banda paulista de heavy metal.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Pase e Ana Therezo
Enviar correções  |  Ver Acessos

A banda paulista Tropa de Shock é um dos maiores nomes do metal brasileiro. Apesar de ter seu grande público no meio underground, a banda irá voltar aos grandes palcos no End of Century Metalfest, neste sábado (27/11) em São Paulo. Em uma entrevista exclusiva para a Whiplash, o Tropa fala de seus planos para o show e futuro, com alguns comentários do líder Don sobre a cena metal mundial. Confira.

O amor: 10 músicas para roqueiros apaixonadosGuitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! / Como foi a venda dos dois registros em CD da banda, o Cd Angels of Eternity e o EP The Blade of The Wind? Quem fez a distribuição no país?

Tropa / O primeiro CD, Angels of Eternity, foi lançado pela gravadora Helio Cortez Music e teve uma boa repercussão pelo interior do Estado (onde fizemos muitos shows), além do exterior, distribuído pela Musea Records. Já o segundo, pela MD Records, foi direcionado quase que inteiramente para a Europa, com distribuição pela Musea Records, Kostas Records na Grécia, além da distribuição pelos fanzines do mundo inteiro, indo parar até na mão de pequenos distribuidores na Lituânia, Rússia e outros. No Brasil está sendo distribuído pela Die Hard/ Megahard/ Hellion e Fatum.

Whiplash! / Quando a Tropa gravará o próximo disco? Quais os planos para o ano 2000?

Tropa / A intenção é iniciar as gravações no início do próximo ano. Estamos finalizando a produção e estudando as propostas para fecharmos o melhor negócio. Pretendemos também realizar uma turnê pela Europa assim que o CD estiver lançado.

Whiplash! / O primeiro disco, Fragmentos, existe em CD?

Tropa / Não, até em vinil é super difícil encontrar....risos

Whiplash! / Bandas como Diamond Head, Jaguar e Iron Maiden (New Wave of British Heavy Metal) são as principais influências da banda?

Tropa / Na verdade a influência da banda são as bandas dos anos 80, estilo Iron, Ozzy, Judas, Dio, Fates Warning e Helloween.

Whiplash! / Qual a opinião do lider, Don, sobre:

Whiplash! / O crescimento das bandas de black/death metal, capitaneadas por Satyricon, Cradle of Filth e Dimmu Borgir?

Tropa / Eu acho extremamente interessante pois o estilo metálico está estendendo suas teias para todos os lados. Acho interessante como se de repente, assim como o próprio heavy metal, esse estilo está entrando em ascensão também.

Whiplash! / Bandas como o In Flames, que apesar de um "som sujo" apresenta influência de metal melódico:

Tropa / Eu gosto realmente do heavy clássico/tradicional, no meu ponto de vista , não tendo muita mistureba.... Eu acho legal.

Whiplash! / A Tropa de Shock faz um show teatralizado, utilizando a mascote Bad Woman. Quais as principais referências no momento da concepção de um show assim?

Tropa / A própria volta dos shows teatrais do Iron Maiden.

Whiplash! / Qual o significado da mascote Bad Woman, mistura de Duas-Caras com Eddie?

Tropa / A Bad Woman é a nossa musa, é aquela que mostra realmente os seus dois lados, suas duas formas de sentir, todos somos bons e todos somos maus, dependerá do momento... e Bad é bem isso....

Whiplash! / No EP The Blade of the Wind a banda optou por falar de temas místicos, via contos com bruxas, deuses, lendas e mitos. Este caminho será mantido?

Tropa / Enquanto houver sentimentos, medos, amores, traições, o lado místico será mantido pois o homem está em constante mutação. Nosso próximo trabalho, na verdade, seria o The Blade, mas como o mesmo foi muito bem aceito na Europa ele acabou se transformando num Ep, para nossa surpresa. Temos a intenção, então, de lançar o novo trabalho como uma homenagem ao planeta Terra, falando de cada continente, seus medos e seus mitos.

Whiplash! / A Tropa buscou o sucesso lá fora antes, para depois voltar ao lar com boas credenciais em busca do sucesso na terra natal. Assim como os Beatles, que saíram de Liverpool para tocar em Hamburgo e a Tropa, que no primeiro CD fez sucesso na Austrália, hoje a gaúcha Híbria está na Europa para divulgar sua demo Against the Faceless. Este caminho que lembra o ditado "santo de casa não faz milagre", primeiro o sucesso fora para depois tentar vencer na terra natal, é o correto?

Tropa / Tristemente é uma realidade, pois parece que as pessoas querem primeiro um carimbo de qualidade lá de fora, pois se lá fora disserem que é bom, as pessoas começam a dar ouvido, vide Sepultura e Angra.

Whiplash! / A Internet aproxima cada vez mais músicos e fãs. A Tropa tem algum plano para venda online, "direto do produtor ao consumidor" ?

Tropa / Vai depender da intenção da gravadora.

Whiplash! / Qual o motivo do website oficial da banda estar fora do ar?

Tropa / Já está no ar novamente (http://www.tropa.cjb.net) e em breve estará no ar o site do fã clube.

Whiplash! / A crítica musical internacional é só elogios para a banda, bem como a nacional ("o heavy oitentista com a cara dos anos 90" - Burn; "um competente heavy metal" - Roadie Crew). Apesar disso, a banda tem seu público forte calcado no underground, sendo pouco conhecida em locais como o sul do pais. O que a banda pensa disso, esse conhecimento grande pela mídia heavy metal e pouco pelo grande público?

Tropa / Faltam bons locais para se fazer shows e pessoas que acreditem (produtores) em bandas nacionais

Whiplash! / O público do End of Century Metalfest será brindado com alguma surpresa exclusiva para este show?

Tropa / Sim, pela primeira vez a Bad Woman irá fazer sua primeira aparição real, em carne e osso, o que está nos deixando curiosos em ver a reação do público e os velhos foguinhos de sempre....risos. Valeu pelo espaço e pela força de divulgação que vocês têm dado às bandas nacionais. Se continuarem assim o Brasil estará exportando cada vez mais bandas de qualidade.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Tropa De Shock"


O amor: 10 músicas para roqueiros apaixonadosO amor
10 músicas para roqueiros apaixonados

Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a TimeGuitarristas
Os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time


Sobre André Pase

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Pase no Whiplash.Net.

Sobre Ana Therezo

Engenheira, Escritora de Araque e, atualmente, moradora das planícies gélidas Canadenses. Fã de Rock em todas as suas vertentes, mas com tendências xiitas ao Heavy Metal, ganhou seu primeiro bolachão - No Rest for the Wicked, em 1988. Vinte e poucos anos depois e, contrariando aqueles que acreditam que o gosto musical muda com o passar do tempo, continua escutando Ozzy, AC/DC, Deep Purple e afins. Colaboradora e leitora do Whiplash! desde que o site tinha caveirinhas na página principal, e que a lista dos melhores guitarristas de todos os tempos era o assunto da vez.

Mais matérias de Ana Therezo no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336