Em 26/07/1943: nascia Mick Jagger
Por Marcos Magalhães
Fonte: Rolling Stones Brasil
Postado em 26 de julho de 2017
Em 26 de julho de 1943 nascia Michael Phillip Jagger, Sir Mick para a realeza, e Mick Jagger para os futuros fãs. Mick era o filho mais velho de um professor e uma cabeleireira, que crescendo em Dartford, desenvolveu o gosto pela música que ele passou para o irmão Chris, gosto esse que não foi ignorado quando entrou na London School of Economics no início da década de 60, foi também no início daquele que seria um tempo revolucionário que Jagger encontrou um velho amigo de infância em uma estação de trem, Keith Richards, que apesar de ter gostado do encontro inesperado, ficou mais interessado nos discos que Mick levava debaixo do braço, um gosto em comum eles já tinham, agora só faltava estarem na mesma banda. Até que em 1962, Jagger, Richards e Dick Taylor conheceram Brian Jones no Ealing Club quando foram assistir a banda de Alexis Korner - com quem Mick também já subiu ao palco, na época em que Charlie Watts ainda era o baterista de Korner -, ali se iniciaria a caminhada da banda mais duradoura da história do Rock N' Roll.
Rolling Stones - Mais Novidades
Mick foi convidado por Brian para cantar com ele após ficarem amigos, mas Jagger disse que não iria sem Richards e o baixista Dick Taylor para a banda de Brian Jones. Era no quarto de Dick que eles executavam covers de suas canções favoritas, o trio de Mick, Dick e Keith se chamava Little Boy Blue and the Blue Boys, mas ao se juntarem a Jones o grupo viria a se chamar The Rollin' Stones, nome que veio de última hora enquanto acertavam a primeira apresentação por conta de um 78 de Muddy Waters lançado em 1950 que estava por ali. Mas no fim de outubro de 1962, Dick deixa os Stones, o baixista teria sido substituído por Ricky Fenson, e posteriormente por Colin Golding. Um velho amigo de Mick deixava a jornada de lado, enquanto o frontman continuou a evoluir como performer e como gaitista. Fã de Little Walter, Mick já disse que não se lembra quando exatamente começou a tocar o instrumento, mas consegue lembrar perfeitamente que uma espécie de competição entre ele e Brian estava começando, já que Jones também era um grande talento no instrumento. Competições à parte, após a entrada de Bill Wyman e mais tarde de Charlie Watts, a banda trilhava o caminho para o sucesso com Andrew Loog Oldham, e isso significou a retirada de Ian Stewart da formação, para Mick, ficou claro que Stu não se encaixava na imagem dos Stones, Jagger continua contando que nunca foi a vontade de Ian ser uma estrela pop, mas era exatamente esse o caminho do jovem Mick Jagger.
Em 1963 os Stones abriram para Little Richard, David Bowie estava na platéia naquela noite em que um homem gritou "corte esse cabelo" para Jagger, Mick logo disse: "Para parecer com você?" E foi nesse momento, que Bowie pensou que aquele seria o futuro da música, ele tinha razão. Nos anos seguintes Mick veria a fama cada vez mais de perto, o primeiro contrato, o primeiro single dos Stones, aparição na TV, a primeira música de sucesso e outros diversos acontecimentos que foram guiando a banda para o sucesso mundial em 1965, Jagger era enfim uma estrela internacional, mas com o tempo vieram as dores de cabeça, como as prisões em 1967. No ano seguinte, o vídeo de "Jumpin' Jack Flash" já mostrava o quanto Mick havia evoluído como frontman, sua performance estava mais aprimorada e tinha tudo para eletrizar qualquer platéia.
Após a demissão e, infelizmente, morte de Brian Jones em 1969, os Stones entraram em um de seus períodos mais movimentados, novo álbum, nova turnê - a primeira desde 1967 - onde Mick podia mostrar sua presença de palco e voz aperfeiçoadas, movimentos e interpretações que faziam o público ter certeza de que aquele homem entraria para a história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil


De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"


