Em 29/11/1996 e 30/11/1996: Close Up Planet com Sex Pistols e Bad Religion no RJ e SP
Por Fernando Yamada
Postado em 29 de novembro de 2016
Em 1996, acontecia a primeira edição do festival Close Up Planet, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, reunindo um elenco eclético de bandas nacionais e internacionais. Confiram abaixo algumas curiosidades relacionadas a este festival e compartilhe outras informações nos comentários.
O festival reuniu 10 mil pessoas no Rio de Janeiro (dia 29/11, na Praça da Apoteose) e 20 mil em São Paulo (dia 30/11, na Pista de atletismo do Ibirapuera).
Os ingressos custavam R$ 20,00 no Rio de Janeiro e de R$ 30,00 (pista e arquibancada) a 45,00 (cadeira coberta) em São Paulo.
Ordem das apresentações:
Em SP
Magnéticos
Os Ostras
Inocentes
Marky Ramone and the Intruders
Spacehog
Silverchair
Cypress Hill
Bad Religion
Sex Pistols
No RJ
Acabou La Tequila
Os Ostras
Little Quail and the Mad Birds
Marky Ramone and the Intruders
Cypress Hill
Spacehog
Silverchair
Bad Religion
Sex Pistols
A banda Little Quail and the Mad Birds também iria se apresentar em São Paulo, mas seu show foi cancelado.
Com exceção do Cypress Hill, todas as outras atrações internacionais estavam se apresentando pela primeira vez no país.
Os Sex Pistols estavam na turnê de reunião da formação original, que percorreu o mundo em 1996. John Lydon (vocal), Steve Jones (guitarra), Glen Matlock (baixo) e Paul Cook (bateria) encerraram o festival num show com uma hora de duração.
Bad Religion estava na turnê do álbum The Gray Race. A formação contava com Greg Graffin (vocal), Brian Baker (guitarra), Greg Hetson (guitarra), Jay Bentley (baixo) e Bobby Schayer (bateria). Além dos festivais no Rio e em São Paulo, os americanos fizeram uma apresentação em Curitiba, no dia 01/12.
O Cypress Hill estava vindo pela segunda vez ao Brasil (esteve em 1995). A formação contava com os rappers B-Real e Sen Dog, o DJ Muggs e o percussionista Eric Bobo.
Os australianos do Silverchair estavam divulgando o álbum Frogstomp e ainda incluiu um cover de Paranoid, do Black Sabbath, no set list. A formação contava com Daniel Johns (vocal e guitarra), Chris Joannou (baixo) e Ben Gillies (bateria).
A banda Spacehog estava divulgando o álbum Resident Alien foi hostilizada pelo público com uma chuva de objetos no palco. Foi a primeira e única vinda da banda ao Brasil.
Após o fim dos Ramones, o baterista Marky Ramone montou a banda The Intruders, que contava também com Skinny Bones no vocal, Ratboy na guitarra e Johnny Pisano no baixo. O set list foi baseado em seu primeiro álbum auto intitulado e covers dos Ramones (com participação de João Gordo na música I Don't Care, em SP).
Além dos shows, o público pode conferir estandes com jogos em realidade virtual, terminais multimídia, tendas místicas e de ONGs, lojas e estúdios de tatuagem/piercing.
Confiram abaixo alguns vídeos dos shows em São Paulo:
SEX PISTOLS
BAD RELIGION
CYPRESS HILL
SPACEHOG
MARKY RAMONE AND THE INTRUDERS
Abaixo um trecho do show do SILVERCHAIR no Rio de Janeiro:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps