Em 20/01/1983: Def Leppard lança o álbum Pyromania
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de janeiro de 2014
Até o dia 20 de janeiro de 1983, quando o DEF LEPPARD lançou seu terceiro álbum, "Pyromania", a banda bretã só queria – confessamente – ser o próximo LED ZEPPELIN. Basta ver o nome.
Mas daí o produtor ROBERT JOHN ‘MUTT’ LANGE, que trabalhara no segundo disco do grupo, "High N’ Dry", de 1981, decidiu tentar algo novo. Ele acrescentou MUITOS elementos digitais ao rock tradicional da banda, afiou as harmonias pop deles, e filtrou tudo isso através de um processador que, no fim das contas, tornou-se um sexto membro do Def Leppard.
O retorno foi imediato. Graças à MTV, três das músicas do álbum receberam execuções constantes: ‘Photograph’, ‘Foolin’ e ‘Rock of Ages’. E a banda subiu imediatamente das rádios especializadas em hard rock para as estações populares. Não é difícil de se descobrir o porquê: "Pyromania" é repleto de ‘ganchos’ [especialmente em ‘Photograph’, uma das canções mais bem produzidas do período], elaborados para exposição plena. Eles foram literalmente desenhados pra isso.
Os dois primeiros álbuns da banda – "High N’ Dry" e o disco de estreia, "On Through The Night", de 1979, mal romperam a barreira do Top 40 nas paradas e quase não romperam a dos 50, respectivamente. Os sucessos de "Pyromania" catapultaram o disco para o #2 posto da Billboard [ameaçando ‘Thriller’, de Michael Jackson], sendo que o álbum do Def Lep já passou dos 10 milhões de discos vendidos desde então. Os três grandes singles todos chegaram ao Top 40, com mais outras quatro faixas recebendo bastante atenção das rádios também. Missão cumprida.
Você também pode culpar ao Def Leppard por todas as outras bandas preguiçosas de pop metal que brotaram na metade dos anos 80. De repente, os sintetizadores e refrões grudentos estavam por todo canto. Claro, quase ninguém faria isso tão bem quanto eles o fizeram em ‘Pyromania’ e em seu questionavelmente superior sucessor, ‘Hysteria’, de 1987. Não se percebia na época, mas o Def Leppard mudara a maneira que as bandas de rock faziam música e a sonoridade da música pop em geral. Basta ligar seu rádio e tirar a prova.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$425 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
O hino do metal moderno cuja introdução nasceu de forma "telepática"
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes


6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Def Leppard anuncia álbum e vídeo ao vivo "Diamond Star Heroes Live From Sheffield"
"Não tenho medo de morrer": Vivian Campbell fala sobre viver há 12 anos com câncer
10 discos inesquecíveis de rock e heavy metal que foram lançados em agosto
10 grandes vocalistas do rock e do heavy metal que nasceram em agosto
Em 23/06/1995: Mamonas Assassinas lançava o seu único álbum de estúdio


