Em 20/01/1983: Def Leppard lança o álbum Pyromania
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de janeiro de 2014
Até o dia 20 de janeiro de 1983, quando o DEF LEPPARD lançou seu terceiro álbum, "Pyromania", a banda bretã só queria – confessamente – ser o próximo LED ZEPPELIN. Basta ver o nome.
Mas daí o produtor ROBERT JOHN ‘MUTT’ LANGE, que trabalhara no segundo disco do grupo, "High N’ Dry", de 1981, decidiu tentar algo novo. Ele acrescentou MUITOS elementos digitais ao rock tradicional da banda, afiou as harmonias pop deles, e filtrou tudo isso através de um processador que, no fim das contas, tornou-se um sexto membro do Def Leppard.
O retorno foi imediato. Graças à MTV, três das músicas do álbum receberam execuções constantes: ‘Photograph’, ‘Foolin’ e ‘Rock of Ages’. E a banda subiu imediatamente das rádios especializadas em hard rock para as estações populares. Não é difícil de se descobrir o porquê: "Pyromania" é repleto de ‘ganchos’ [especialmente em ‘Photograph’, uma das canções mais bem produzidas do período], elaborados para exposição plena. Eles foram literalmente desenhados pra isso.
Os dois primeiros álbuns da banda – "High N’ Dry" e o disco de estreia, "On Through The Night", de 1979, mal romperam a barreira do Top 40 nas paradas e quase não romperam a dos 50, respectivamente. Os sucessos de "Pyromania" catapultaram o disco para o #2 posto da Billboard [ameaçando ‘Thriller’, de Michael Jackson], sendo que o álbum do Def Lep já passou dos 10 milhões de discos vendidos desde então. Os três grandes singles todos chegaram ao Top 40, com mais outras quatro faixas recebendo bastante atenção das rádios também. Missão cumprida.
Você também pode culpar ao Def Leppard por todas as outras bandas preguiçosas de pop metal que brotaram na metade dos anos 80. De repente, os sintetizadores e refrões grudentos estavam por todo canto. Claro, quase ninguém faria isso tão bem quanto eles o fizeram em ‘Pyromania’ e em seu questionavelmente superior sucessor, ‘Hysteria’, de 1987. Não se percebia na época, mas o Def Leppard mudara a maneira que as bandas de rock faziam música e a sonoridade da música pop em geral. Basta ligar seu rádio e tirar a prova.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Em 24/03/1986: Van Halen lançava o ótimo "5150" e iniciava a fase Van Hagar


