Como surgiu o caótico riff de "Refuse/Resist", clássico do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2024
O músico brasileiro Max Cavalera, guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed e Go Ahead And Die, criou riffs inesquecíveis ao longo de sua respeitável trajetória. Um desses riffs é o que abre a insana "Refuse/Resist", faixa de abertura de "Chaos A.D.", quinto disco do Sepultura, grupo que Max fundou na década de 1980.
O riff marcante de "Refuse/Resist" foi um dos assuntos abordados durante entrevista que Max concedeu ao site Songfacts em fevereiro de 2014. O prolífico frontman contou como criou uma de suas obras mais famosas.
"Eu tinha esse riff e realmente o adorava (...). Eu sempre pensava em um motim quando tocava esse riff (...). Quando fecho os olhos, imagino um tumulto acontecendo quando ouço esse riff. Portanto, foi um riff que nasceu de uma imaginação de tumulto. Simplesmente a confusão: carros de cabeça para baixo, carros em chamas e carros de polícia de cabeça para baixo em chamas. Essa é a imagem que eu tinha em minha mente quando estava fazendo o riff de ‘Refuse/Resist’", relatou Max.
"Então, Iggor [Cavalera, ex-baterista do Sepultura e irmão de Max] criou a incrível introdução de bateria com percussão brasileira, que é quase como um samba. É uma combinação de uma batida de samba com metal, e isso nunca tinha sido feito antes. Isso foi muito empolgante", completou o mais velho dos Cavalera, que também falou sobre a letra de "Refuse/Resist".
"A letra foi inspirada em um momento em que eu estava no metrô de Nova York, indo de Manhattan para a Roadrunner Records. Havia um cara na minha frente (...) e ele tinha uma jaqueta de couro preta. Em sua jaqueta de couro, havia um discurso inteiro escrito sobre os Panteras Negras (...). E a última parte da jaqueta dizia apenas: ‘Recuse e resista’. Então, tirei isso da jaqueta do cara e transformei em uma música."
"Chaos A.D." é o sucessor de "Arise" e foi lançado em setembro de 1993. O álbum foi gravado por Max Cavalera (guitarra/vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo) e Iggor Cavalera (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps