O clássico dos anos 90 que foi escrito em cinco minutos e passou 1 bilhão de views no Youtube
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de abril de 2024
A banda estadunidense R.E.M., que encerrou suas atividades em 2011, lançou músicas inesquecíveis ao longo de sua brilhante trajetória. A mais famosa dessas músicas, sem sombra de dúvidas, é "Losing My Religion", faixa de "Out Of Time", sétimo disco de estúdio do grupo, lançado em março de 1991.
"Losing My Religion" não fala sobre religião
Apesar da ideia que o título da música pode passar, a letra de "Losing My Religion" não fala sobre religião. De acordo com matéria publicada no site Songfacts, "Losing My Religion" é uma expressão utilizada no sul dos Estados Unidos, que significa algo como "perder a paciência" ou "sentir-se frustrado e desesperado".
Na verdade, "Losing My Religion" fala sobre um tema que costuma ser abordado com frequência em músicas dos mais variados estilos: amor não correspondido.
"Adoro a ideia de escrever uma música sobre amor não correspondido, sobre se conter, avançar e depois recuar novamente. Para mim, o que é mais emocionante é não saber se a pessoa que estou buscando está ciente de mim. Se ela sequer sabe que eu existo. É uma coisa realmente triste e sincera que se transformou em uma das melhores músicas que a banda já me deu", afirmou o vocalista Michael Stipe, durante entrevista concedida ao programa de TV Top 2000 à Go-Go.
"Losing My Religion" não foi baseada em uma experiência pessoal vivenciada por Stipe. "Nada no disco é autobiográfico. Se algum dia eu escrever um disco autobiográfico, deixarei isso bem óbvio. Estou tentando fazer algo que Tom Waits e Peter Gabriel fazem muito bem, que é escrever sobre coisas que eu posso ou não ter vivenciado de diferentes pontos de vista", relatou o frontman, em uma entrevista concedida ao New York Times no longínquo ano de 1991.
Um clássico imortal que foi escrito em cinco minutos
Segundo o guitarrista Peter Buck, a música que se tornou o maior hit da carreira do R.E.M. levou pouco tempo para ser escrita. Para ser mais preciso, cinco minutos foi o tempo necessário.
"A música foi escrita em cinco minutos. A primeira vez que a banda a tocou, ela se encaixou perfeitamente. Michael tinha a letra em uma hora e, enquanto tocava a música pela terceira ou quarta vez, fiquei incrivelmente emocionado ao ouvir os vocais em conjunto com a música. Para mim, 'Losing My Religion' parece uma espécie de arquétipo que estava flutuando no espaço que conseguimos laçar. Se ao menos todas as composições fossem tão fáceis…", afirmou Buck, em texto que pode ser lido no encarte da compilação "In Time".
"Lembro que cantei essa música de uma só vez, sem camisa. Acho que nenhum de nós tinha ideia de que ela seria... alguma coisa", observou Stipe, em texto publicado no encarte da coletânea "Part Lies, Part Heart, Part Truth, Part Garbage 1982-2011".
Um bilhão no Youtube e no Spotify
No fim das contas, "Losing My Religion" virou um grande sucesso, que ultrapassou 1 bilhão de plays tanto no Youtube quanto no Spotify. Ótimos números para uma música que ficou pronta em menos tempo do que um macarrão instantâneo leva para ficar pronto, não é mesmo?
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps