O verdadeiro significado de "Losing My Religion", um dos grandes clássicos dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2025
Nome muito importante no cenário do rock alternativo, o R.E.M. possui em seu catálogo algumas obras que se tornaram grandes sucessos. A mais famosa delas, sem sombra de dúvidas, é "Losing My Religion", que se tornou um dos grandes clássicos dos saudosos anos 1990.
Primeiro single de "Out of Time" (1991), o sétimo disco do R.E.M., "Losing My Religion" tem uma levada "grudenta" e melancólica, que culmina em um refrão marcante — seu ponto mais alto. Em português, o título da música significa "Perdendo Minha Religião"; porém, o tema abordado na canção não tem ligação com crenças espirituais.

O nome da música abordada nesta matéria deriva de "Lost my religion". Segundo o site da Universidade de Columbia, trata-se de uma expressão utilizada no sul dos EUA para descrever a perda de controle, a sensação de frustração, exasperação e desespero.
Segundo Michael Stipe, vocalista do R.E.M. e autor da letra de "Losing My Religion", a música trata de uma situação comum na vida de muitas pessoas. Durante uma entrevista concedida ao programa Top 2000 a gogo, o cantor explicou:
"Adoro a ideia de compor uma música sobre um amor não correspondido. Sobre se conter, se aproximar e depois se afastar novamente. O mais emocionante para mim é não saber se a pessoa que estou procurando me conhece. Se ela ao menos sabe que eu existo. É essa coisa realmente comovente e sincera que se transformou em uma das melhores músicas que a banda já me deu."

A ideia de Michael deu muito certo, afinal, "Losing My Religion" faz sucesso até os dias atuais. Esse hit inesquecível foi ouvido mais de 1,6 bilhão de vezes no Spotify, enquanto seu videoclipe, disponível no link abaixo, alcançou números similares no YouTube.

Histórias de Músicas - REM
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps