Quando Jimi Hendrix foi acusado de causar superpopulação de periquitos no Reino Unido
Por Bruce William
Postado em 10 de novembro de 2023
Jimi Hendrix entrou para a história da música como um mago virtuoso da guitarra, capaz de proezas até então inimagináveis naquela época, sendo considerado um dos maiores de todos os tempos e isto quando grandes guitarristas como Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page estavam no seu auge.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
E como a fama faz com que lendas urbanas acabem surgindo ao longo dos anos, uma delas envolvendo Hendrix alega que o guitarrista foi o responsável por levar para a Grã-Bretanha os primeiros espécimes que dariam origem a uma superpopulação de periquito-de-colar naquele país.

Conforme explica o zoolove, a diferença entre o periquito inglês ("budgie") e o periquito-de-colar ("parakeet", que também é conhecido como periquito australiano, apesar de ser encontrado em todo o mundo), é que a espécime inglesa é quase duas vezes maior em tamanho, além do primeiro ser desenvolvido em cativeiro e o segundo ser encontrado na natureza, e por isso ele tende a se procriar bem mais, o que pode acabar gerando populações acima do desejável.
A história começa a partir de relatos que dizem que Hendrix soltou um par de periquitos na Carnaby Street de Londres em 1968, que seria um casal batizado sintomaticamente de Adão e Eva, e os seus descendentes se reproduziram entre si e deram origem a todos os indivíduos da espécime selvagem que hoje habitam a Grã-Bretanha.
Estes relatos são meio vagos, mas existe outro que circula online creditado a um sujeito chamado Bobby Stevenson que é muito mais detalhado; de acordo com Bobby, ele teria conhecido Hendrix por acaso quando era ainda muito jovem em uma vila britânica: "Conheci Jimi através de Peter, um road manager do grupo Pink Floyd que morava na vila com sua parceira Miv. Eles tinham uma filha, nascida e criada em Shoreham, que se tornou a famosa atriz que agora conhecemos como Naomi Watts". Neste ponto, Bobby cita uma triste história que temos detalhada aqui no Whiplash.Net.
Retomando o relato de Bobby: "Peter trouxe Jimi Hendrix para Shoreham para mostrar a ele como se parecia uma vila rural inglesa. Jimi era muito exótico para esta parte de Kent, mesmo nos anos 1960. Naqueles dias, a casa da nossa família ficava do outro lado da rua do pub The George, em Church Cottages, e às vezes eu ficava deitado no meu quarto com a janela aberta ouvindo a vida das pessoas relaxando com uma bebida".
"E naquele dia em particular, Peter e Jimi estavam sentados do lado de fora do pub e eu pude ouvi-los falando sobre música", prossegue Bobby. "Eu conhecia bem Peter e, portanto, segui os dois homens, a certa distância, quando eles caminharam até a cruz de giz no topo da colina que domina a vila. Quando chegaram ao topo da colina, vi Jimi pegar um cigarro com um cheiro estranho e começar a fumar. Peter disse a ele que não fumava. Então Jimi deve ter dito algo engraçado porque fez Peter rir. Até que eles perguntaram: 'Quem está aí?'. Coloquei minha cabeça por cima da cerca e sorri. 'Venha sentar', disse Jimi com seu sotaque americano. Peter também sorriu e sugeriu que nós três nos sentássemos e contemplássemos a bela vila abaixo".
Durante a conversa, Jimi teria perguntado para Bobby se ele tocava guitarra ou algum instrumento, e o jovem respondeu que não, mas acabou contando que estava economizando dinheiro para comprar um periquito - que no caso seria a ave britânica, "Budgie". "'Você gosta de pássaros?', disse Jimi. Eu respondi que sim, e depois passei mais uma hora com eles até que disse que precisava voltar para junto de minha família", conta Bobby, que cerca de uma semana mais tarde recebe uma entrega, feita por Peter. "Eram dois periquitos americanos ("parakeet") em uma linda gaiola. O cartão, assinado por Jimi, dizia: 'Eles não são periquitos ("budgie"), mas são tão bonitos quanto".
Isto teria algum fundo de verdade ou uma narrativa ficcional, que hoje chamamos "fanfic"? Um periódico britânico, Coventry Telegraph, perguntou para Janie Hendrix, meia-irmã de Jimi e administradora do espólio do guitarrista, o que ela tinha a dizer sobre isto, e até mesmo ela colocou em dúvida a mirabolante história: "É verdade que Jimi tinha um senso de humor bastante aguçado e, na verdade, era um espírito livre, mas ele realmente teria soltado um par de periquitos-de-colar em Londres? Se ele estivesse vivo hoje, acho que ele diria: 'Você não pode acreditar em tudo o que vê e ouve, não é mesmo?'" respondeu, parafraseando a fala dita por Hendrix na vinheta EXP, que abre o álbum "Axis: Bold as Love", e que se tornou uma das frases comumente atribuídas ao guitarrista.
Na verdade, um estudo feito em 2019 relata que desde 1855 foram registrados exemplares desta espécie na Grã-Bretanha, o que colocaria fim à lenda urbana. Especialistas sustentam que o aumento na população de periquitos ocorreu quando essas aves escaparam de residências danificadas durante a Grande Tempestade da Grã-Bretanha em 1987. Além disso, há a alegação de que muitos desses animais foram soltos após surtos da "febre do papagaio" em 1929, 1930 e 1952. "Contudo, nossa pesquisa forneceu evidências que respaldam a visão predominante entre ornitólogos - a disseminação dos periquitos no Reino Unido é provavelmente uma consequência desses eventos mencionados e não está relacionada a manobras de publicidade de músicos ou estrelas de cinema", afirmou na época Steven Le Comber, se referindo também à outra lenda urbana, que pássaros usados em um filme realizado nos anos 50, "Uma Aventura na África", teriam fugido e dado origem aos descendentes de hoje. Mas vamos ser francos: as lendas urbanas são muito mais divertidas do que a verdade! :)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A ironia difícil de engolir no maior sucesso comercial do The Clash

O guitarrista que estava ao lado de Jimi Hendrix num show histórico e depois foi apagado
Tributo de Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) a Jimi Hendrix ganha relançamento
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns


