Paganini e o Heavy Metal: a onipresença do "Capriccio nº 24" no Heavy Metal
Por Bruno Rocha
Postado em 01 de outubro de 2016
Certo dia estava eu em casa ouvindo o álbum "The Four Seasons Of Life", o primeiro álbum solo do então guitarrista do HELLOWEEN Roland Grapow. Durante um trecho do solo da música "The Winner", meu irmão chega e fala: "Isso é um plágio de 'Angels Cry', do ANGRA!".
Eu sabia que aquilo não era um plágio, até porque aquela frase de guitarra me soava familiar, e mais ainda, não era nada original do shreder Roland Grapow, muito menos de Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt ou de qualquer outro guitarrista contemporâneo. Identifiquei padrões clássicos ali. Com o passar do tempo notei que aquela mesma frase de guitarra aparecia em outras músicas de outras bandas. Com minha mente ficando aberta a novas experiências musicais, descobri de fato do que se tratava a dita frase de guitarra.
Nicolo Paganini foi um virtuoso violinista que viveu entre os séculos XVIII e XIX e que foi o maior da sua época, cravando seu estilo como base para as abordagens modernas de violino. É celebrado por ser um dos violinistas mais técnicos da história. Esse fato, ao lado de seu comportamento esculhambado e de sua postura fria, lhe rendeu a fama de "Violinista do Diabo". Sua obra-prima "24 Capricci Per Violino Solo" é um conjunto de 24 peças para violino divididas em três grupos de 6, 6 e 12. Seus "Capricci" são tomados como base de diversas composições de vários artistas, principalmente o "Capriccio nº 24". O Heavy Metal, gênero que absorve muito bem influências do clássico, não me deixa mentir.
Dois exemplos já foram introduzidos no começo da matéria: ANGRA e ROLAND GRAPOW. Com o seu debut "Angels Cry", de 1993, o ANGRA resolveu inovar dentro do Power Metal ao somar elementos de música brasileira e também do clássico. Confira o trecho clássico mais ubíquo do Heavy Metal na versão da faixa-título presente no vídeo abaixo.
Já Roland Grapow (MASTERPLAN, LEVEL 10, ex-HELLOWEEN, SERIOUS BLACK) é um nome mais que conhecido no lado melódico do Metal. Em 1997 ele lança seu primeiro álbum-solo "The Four Seasons Of Life", trazendo toda a sua técnica e suas influências neo-clássicas. O trecho de "Capriccio nº 24" de Paganini é executado na faixa nº 2 do álbum, "The Winner", que conta com a participação do também renomado guitarrista AXEL RUDI PELL. Ouça à seguir.
Falando de música clássica e Heavy Metal, não podemos deixar de citar YNGWIE J. MALMSTEEN, o pai do Metal Neo-Clássico, gênero com músicas predominantemente instrumentais onde os guitarristas derramam toda a sua técnica em solos e músicas calcadas em bases clássicas. É notório que Yngwie tem como uma de suas principais influências Nicolo Paganini. No seu álbum "War to End All Wars", de 2000, a faixa nº 1 "Prophet Of Doom" traz o conhecido trecho do "Capriccio nº 24". Confira abaixo.
Saindo da gélida Suécia e indo mais para o Leste e rumo para mais frio ainda, chegamos à Rússia, terra de algumas das melhores e mais subestimadas bandas de Heavy Metal do planeta. A banda ARIA, o conhecido "Iron Maiden russo", lança em 1989 um clássico de sua extensa discografia, "Igra S'Ognyom" (Playing With Fire). A faixa-título conta a história de um violinista que é baseada na de Paganini, o "Violinista do Diabo". O riff inicial da música é exatamente um trecho do "Capriccio nº 24". Veja e ouça na versão à seguir um dos melhores épicos do Heavy Metal, e aproveite para conhecer o ARIA, se você ainda não teve esse prazer. Note também os hologramas acima do palco, onde um violinista encarna o Cramulhão.
Ainda na Rússia, a banda de Heavy/Power Metal GRAN-KURAZH lança em 2008 o álbum "Navoy Nadejdi Svet" (Light Of New Hope). A faixa nº 11 do álbum se chama exatamente "Skripka Paganini" (Violin Of Paganini). Depois do solo do teclado e de uma curta ponte, entra o famoso trecho do "Capriccio nº 24". Ouça!
Para a saideira separei uma versão somente com guitarra, sob responsabilidade do guitarrista russo (Rússia de novo?) Sergey Gorbunov. Este, em 1994, lança o EP "Sataniskye Pecii" (Satanic Play), sob o nome de sua banda ROCK SYNDROM. A faixa nº 2 é a sua versão, bastante personalizada, diga-se de passagem, do "Capriccio nº 24" de Paganini.
Há muitas outras "Capricci" de Paganini revisitadas por bandas de Heavy Metal. Porém, a de nº 24 é com certeza a mais onipresente. Consegue lembrar de mais alguma música com um trecho deste clássico?
Mais informações sobre Paganini e sua presença no Heavy Metal podem ser consultadas no link abaixo:
http://www.territoriodamusica.com/rockonline/noticias/?c=39118
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps