Paganini e o Heavy Metal: a onipresença do "Capriccio nº 24" no Heavy Metal
Por Bruno Rocha
Postado em 01 de outubro de 2016
Certo dia estava eu em casa ouvindo o álbum "The Four Seasons Of Life", o primeiro álbum solo do então guitarrista do HELLOWEEN Roland Grapow. Durante um trecho do solo da música "The Winner", meu irmão chega e fala: "Isso é um plágio de 'Angels Cry', do ANGRA!".
Eu sabia que aquilo não era um plágio, até porque aquela frase de guitarra me soava familiar, e mais ainda, não era nada original do shreder Roland Grapow, muito menos de Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt ou de qualquer outro guitarrista contemporâneo. Identifiquei padrões clássicos ali. Com o passar do tempo notei que aquela mesma frase de guitarra aparecia em outras músicas de outras bandas. Com minha mente ficando aberta a novas experiências musicais, descobri de fato do que se tratava a dita frase de guitarra.
Nicolo Paganini foi um virtuoso violinista que viveu entre os séculos XVIII e XIX e que foi o maior da sua época, cravando seu estilo como base para as abordagens modernas de violino. É celebrado por ser um dos violinistas mais técnicos da história. Esse fato, ao lado de seu comportamento esculhambado e de sua postura fria, lhe rendeu a fama de "Violinista do Diabo". Sua obra-prima "24 Capricci Per Violino Solo" é um conjunto de 24 peças para violino divididas em três grupos de 6, 6 e 12. Seus "Capricci" são tomados como base de diversas composições de vários artistas, principalmente o "Capriccio nº 24". O Heavy Metal, gênero que absorve muito bem influências do clássico, não me deixa mentir.
Dois exemplos já foram introduzidos no começo da matéria: ANGRA e ROLAND GRAPOW. Com o seu debut "Angels Cry", de 1993, o ANGRA resolveu inovar dentro do Power Metal ao somar elementos de música brasileira e também do clássico. Confira o trecho clássico mais ubíquo do Heavy Metal na versão da faixa-título presente no vídeo abaixo.
Já Roland Grapow (MASTERPLAN, LEVEL 10, ex-HELLOWEEN, SERIOUS BLACK) é um nome mais que conhecido no lado melódico do Metal. Em 1997 ele lança seu primeiro álbum-solo "The Four Seasons Of Life", trazendo toda a sua técnica e suas influências neo-clássicas. O trecho de "Capriccio nº 24" de Paganini é executado na faixa nº 2 do álbum, "The Winner", que conta com a participação do também renomado guitarrista AXEL RUDI PELL. Ouça à seguir.
Falando de música clássica e Heavy Metal, não podemos deixar de citar YNGWIE J. MALMSTEEN, o pai do Metal Neo-Clássico, gênero com músicas predominantemente instrumentais onde os guitarristas derramam toda a sua técnica em solos e músicas calcadas em bases clássicas. É notório que Yngwie tem como uma de suas principais influências Nicolo Paganini. No seu álbum "War to End All Wars", de 2000, a faixa nº 1 "Prophet Of Doom" traz o conhecido trecho do "Capriccio nº 24". Confira abaixo.
Saindo da gélida Suécia e indo mais para o Leste e rumo para mais frio ainda, chegamos à Rússia, terra de algumas das melhores e mais subestimadas bandas de Heavy Metal do planeta. A banda ARIA, o conhecido "Iron Maiden russo", lança em 1989 um clássico de sua extensa discografia, "Igra S'Ognyom" (Playing With Fire). A faixa-título conta a história de um violinista que é baseada na de Paganini, o "Violinista do Diabo". O riff inicial da música é exatamente um trecho do "Capriccio nº 24". Veja e ouça na versão à seguir um dos melhores épicos do Heavy Metal, e aproveite para conhecer o ARIA, se você ainda não teve esse prazer. Note também os hologramas acima do palco, onde um violinista encarna o Cramulhão.
Ainda na Rússia, a banda de Heavy/Power Metal GRAN-KURAZH lança em 2008 o álbum "Navoy Nadejdi Svet" (Light Of New Hope). A faixa nº 11 do álbum se chama exatamente "Skripka Paganini" (Violin Of Paganini). Depois do solo do teclado e de uma curta ponte, entra o famoso trecho do "Capriccio nº 24". Ouça!
Para a saideira separei uma versão somente com guitarra, sob responsabilidade do guitarrista russo (Rússia de novo?) Sergey Gorbunov. Este, em 1994, lança o EP "Sataniskye Pecii" (Satanic Play), sob o nome de sua banda ROCK SYNDROM. A faixa nº 2 é a sua versão, bastante personalizada, diga-se de passagem, do "Capriccio nº 24" de Paganini.
Há muitas outras "Capricci" de Paganini revisitadas por bandas de Heavy Metal. Porém, a de nº 24 é com certeza a mais onipresente. Consegue lembrar de mais alguma música com um trecho deste clássico?
Mais informações sobre Paganini e sua presença no Heavy Metal podem ser consultadas no link abaixo:
http://www.territoriodamusica.com/rockonline/noticias/?c=39118
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ghost não deve vir à América do Sul na atual turnê, diz rádio argentina
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Religião: os rockstars que se converteram
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"


