Lobão: treta com Herbert Vianna é paranoia ou procede?
Por Marcelo Araújo
Fonte: Ogro do Metal
Postado em 28 de novembro de 2014
A rivalidade entre os dois músicos começou no início dos anos 80, quando a banda Paralamas do Sucesso lançou o álbum "Cinema Mudo", e que Lobão afirmou ser cópia do seu "Cena de Cinema".
O músico carioca afirmou também que até o jeito de cantar foi mudado para fugir de Herbert: "Muitos questionaram minha voz de criança no álbum "Ronaldo foi pra Guerra", mas na verdade, eu alterei a rotação na gravação."
Depois veio o que ele chamou de plágio conceitual de "Me chama" em "Me Liga", e em "Alagados", que segundo ele, nasceu da frase "A favela é a nova senzala", contida na sua canção "Revanche".
Confira um trecho da entrevista que ele deu para o repórter Pedro Alexandre Sanches em 2011 e tirem as suas conclusões.
PAS: Você ficava paranoico em relação a ele?
Lobão: Não, porque a gente sabia as fontes. A minha empresária, Leninha Brandão, tinha escritório ao lado do empresário deles (José Fortes). Ele chegou ao escritório, leu "Revanche" (1986) e disse: "Eureca! A favela é a nova senzala!". Levo lata no Rock in Rio, tô tocando na Mangueira desde 1987 com Ivo Meirelles, meu parceiro. Dez anos depois, vem uma pessoa, que é a Fernanda Abreu, pega todo aquele conceito. Você vai checar: quem está produzindo e compondo todo o disco dela? É o cara.
Lobão: Vou fazer música eletrônica, vou fazer "Noite" (1998). Soube que eles iam fazer um disco de música eletrônica, era para "Hey Nana" (1998) ser eletrônico. Consegui botar a música "Me Beija" na rádio Cidade a duras penas. A gravadora (Virgin) estava puta comigo porque eu tinha recusado fazer Faustão, estava me dando a última chance. Então vamos fazer Canecão em dia pobre, terça-feira. Na véspera do show, a rádio Cidade anuncia show surpresa dos Paralamas no Metropolitan! Ia ter matéria minha de uma página no "Jornal do Brasil". Abro o jornal no dia seguinte e tem duas páginas sobre ensaio dos Paralamas! Quando chego no Canecão, estava às moscas. Falei: "Regina, é o fim. Acabou". O disco foi pro vinagre.
Lobão: Até esse momento, a Regina duvidava seriamente da minha sanidade mental em relação ao Herbert (risos). Fomos almoçar no dia seguinte, Herbert tá no rádio falando do sucesso do show deles: "Quero mandar um abraço para um grande ídolo meu, Lobão". Comecei a ter tiques nervosos. Entramos no Fashion Mall, um restaurante vazio, está Herbert Vianna, com a mulher e os três filhos. Não, não é possível. Quando me levanto, sabe o que ele faz? Sai correndo, feito um camelô! Deixou a família. "Regina! Atrás dele!"
Lobão: Aí Ivo Meirelles me chama para almoçar. Me dá esporro: "Pô, cara, você é uma língua solta mesmo, para de falar essas coisas do cara aí. Ele é poderoso, tem conexão, todas as rádios tão com o cara. Todos os jornais, todos os músicos do Brasil tão com o cara, só você que é um idiota. E tem uma coisa: eu tô com ele, porque ele tem mais talento que você". Ele tinha convidado o Ivo e o Funk’n Lata para tocar com ele no show! Comecei a espumar, né? Não aguento mais, tô enlouquecendo, fui fazer análise por causa disso. Tinha outros problemas, mas esse foi o mote, muito mais importante do que ter matado a minha mãe. O que mais me fez sofrer e ter ódio na vida foi isso. Passava o dia inteiro com ódio, meu coração doía, ficava exausto de tanto odiar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Baterista Pete Sandoval (Terrorizer, ex-Morbid Angel) revela diagnóstico de autismo
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril


A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


