Phil Anselmo: Protagonista do primeiro episódio de documentário sobre Heavy Metal
Por Caio Ramalho
Fonte: Loudwire
Postado em 05 de outubro de 2014
Durante anos New Orleans mostrou ao mundo ótimas bandas e artistas, e a cena Heavy Metal da cidade e sua história serão exploradas no documentário 'NOLA: Life, Death & Heavy Blues From the Bayou'. O primeiro de 7 episódios está disponível no fim do texto.
O episódio de estreia é muito focado em Phil Anselmo, que foi entrevistado em seu estúdio, Nosferatu's Lair.** Ele discute suas próprias bandas como PANTERA e DOWN, mas também discute outras bandas de New Orleans e músicos que surgiram graças ao impacto surpreendente de um show do MELVINS na cena local.
Uma das bandas menos conhecidas das quais ele comenta é SHELL SHOCK, formada em 1980 como um grupo de hardcore punk, com Kirk Windstein na guitarra/vocal e Jimmy Bower na bateria. Depois do suicídio de um dos membros, mudaram seu nome para AFTERSHOCK, e o som da banda evoluiu. Depois mudaram para WREQUIEM, depois SLUGS, e finalmente, CROWBAR.
Bower e Windstein também são entrevistados no primeiro episódio, além de Pepper Keenan, do DOWN, Sammy Duet, do GOATWHORE, e outros. No final do vídeo, há uma pequena abordagem sobre o fim do PANTERA, início do DAMAGEPLAN, além de um trecho do famoso vídeo gravado por Anselmo sobre a morte de Dimebag Darrel, logo após seu funeral.
Ao que tudo indica, essa série de documentários parece bem completa e instrutiva para quem quer entender e/ou conhecer as influências musicais dessa região. Influências que exalam em Anselmo (não é à toa a ênfase dada a ele aqui) e que afetaram diretamente a sonoridade do PANTERA.
Legendas em português podem ser ativadas nas definições do vídeo, no canto inferior direito da tela.
* "NOLA" é a sigla para "New Orleans, Lousiana" cidade e estado da cena musical em questão, respectivamente, além do nome do álbum de estreia do DOWN. "Bayou" seria uma caracterização geográfica da região, formada por umidade, córregos e rios que se movem lentamente, parecido com pântanos, aqui no Brasil.
** Nosferatu é o protagonista do filme homônimo de 1922, famoso por sua elevada feiura e trevosidade (nome deveras criativo para se dar a um estúdio).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth

Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)


