Iron Maiden: veja Janick Gers tocando com White Spirit em 1981
Por Adriano Ribeiro
Fonte: Wikipedia
Postado em 28 de junho de 2014
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
WHITE SPIRIT foi uma banda de hard rock de Hartlepool, Inglaterra, mais conhecida por ter em sua formação o guitarrista Janick Gers, que depois tocou com IAN GILLAN, BRUCE DICKINSON, e, finalmente, com o IRON MAIDEN. Os outros membros da banda eram Bruce Ruff (vocal), Malcolm Pearson (teclados), Phil Brady (baixo) e Graeme Crallan (bateria).
Formada em 1975 por Gers e Crallan, é considerada parte da New Wave of British Heavy Metal, embora seu som fosse mais próximo do hard rock dos anos 70, como DEEP PURPLE ou URIAH HEEP. A banda lançou seu primeiro single, "Backs to the Grind", através da gravadora independente "Neat Records" em 1980. Teve destaque em várias compilações notáveis com bandas da NWOBHM, tais como o Volume 2 de "Metal For Muthas", o EP "Muthas Pride", "Brute Force", e "60 Minutes Plus".
Com a popularização da NWOBHM, a banda assinou com a gravadora MCA, onde lançou seu primeiro e único álbum, em 1980, nomeado simplesmente como "White Spirit" cuja arte da capa foi assinada por Michael Spaldin, que mais tarde trabalhou na cenografia de palco para Gillan. Naquele mesmo ano, White Spirit fez uma aparição no prestigiado Reading Festival. A banda sofreu um duro golpe em 1981, quando o guitarrista Janick Gers aceitou uma oferta do então ex-vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, para juntar-se à sua banda solo, GILLAN, em substituição a Bernie Torme. Gers participou dos álbuns "Double Trouble" e "Magic", e então Ian Gillan decidiu encerrar a banda para entrar no BLACK SABBATH, onde gravaria, em 1983, o álbum "Born Again". Gers, então, entrou no supergrupo GOGMAGOG, que também possuía ex integrantes do DEF LEPPARD, Iron Maiden e WHITESNAKE, que naufragou depois de lançar um único EP, "I Will Be There", em 1985.
O baixista original do White Spirit, Phil Brady, tocou com a banda de metal de Teesside THERAPY de 1990 a 1991, ajudando-a a atingir as semifinais da competição "Battle Of The Bands", em Bradford, em 1990. Ele saiu do White Spirit depois da gravação do álbum de estúdio e foi substituído por Ian Shuttleworth. O baterista Graeme Crallan, também conhecido como "Crash", entrou no TANK em 1984 e tocou no álbum "Honour and Blood", saindo da banda no ano seguinte. Crallan morreu no hospital Royal Free, em Hampstead, em 27 de julho de 2008, após uma queda em York Way, em Londres.
O album homônimo da banda foi relançado em 2005 pelo selo Castle, com todo um segundo disco de material bônus, incluindo raridades, demos, versões alternativas e lados-B. A mais notável entre estas faixas adicionais é uma intitulada "Watch Out", originalmente encontrada na coletânea "60 Minutes Plus" de 1982, gravada após a saída do vocalista Bruce Ruff. O futuro vocalista de TED NUGENT e BAD COMPANY, Brian Howe, foi o responsável pelos vocais.
Abaixo, um dos raríssimos registros em vídeo da banda ao vivo, com Mr. Janick Gers na guitarra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Toda banda de heavy metal sonha em chegar onde o Metallica chegou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção

Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor show do Rock in Rio 2019, segundo Mayara Puertas do Torture Squad
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


