Iron Maiden: veja Janick Gers tocando com White Spirit em 1981
Por Adriano Ribeiro
Fonte: Wikipedia
Postado em 28 de junho de 2014
WHITE SPIRIT foi uma banda de hard rock de Hartlepool, Inglaterra, mais conhecida por ter em sua formação o guitarrista Janick Gers, que depois tocou com IAN GILLAN, BRUCE DICKINSON, e, finalmente, com o IRON MAIDEN. Os outros membros da banda eram Bruce Ruff (vocal), Malcolm Pearson (teclados), Phil Brady (baixo) e Graeme Crallan (bateria).
Formada em 1975 por Gers e Crallan, é considerada parte da New Wave of British Heavy Metal, embora seu som fosse mais próximo do hard rock dos anos 70, como DEEP PURPLE ou URIAH HEEP. A banda lançou seu primeiro single, "Backs to the Grind", através da gravadora independente "Neat Records" em 1980. Teve destaque em várias compilações notáveis com bandas da NWOBHM, tais como o Volume 2 de "Metal For Muthas", o EP "Muthas Pride", "Brute Force", e "60 Minutes Plus".
Com a popularização da NWOBHM, a banda assinou com a gravadora MCA, onde lançou seu primeiro e único álbum, em 1980, nomeado simplesmente como "White Spirit" cuja arte da capa foi assinada por Michael Spaldin, que mais tarde trabalhou na cenografia de palco para Gillan. Naquele mesmo ano, White Spirit fez uma aparição no prestigiado Reading Festival. A banda sofreu um duro golpe em 1981, quando o guitarrista Janick Gers aceitou uma oferta do então ex-vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, para juntar-se à sua banda solo, GILLAN, em substituição a Bernie Torme. Gers participou dos álbuns "Double Trouble" e "Magic", e então Ian Gillan decidiu encerrar a banda para entrar no BLACK SABBATH, onde gravaria, em 1983, o álbum "Born Again". Gers, então, entrou no supergrupo GOGMAGOG, que também possuía ex integrantes do DEF LEPPARD, Iron Maiden e WHITESNAKE, que naufragou depois de lançar um único EP, "I Will Be There", em 1985.
O baixista original do White Spirit, Phil Brady, tocou com a banda de metal de Teesside THERAPY de 1990 a 1991, ajudando-a a atingir as semifinais da competição "Battle Of The Bands", em Bradford, em 1990. Ele saiu do White Spirit depois da gravação do álbum de estúdio e foi substituído por Ian Shuttleworth. O baterista Graeme Crallan, também conhecido como "Crash", entrou no TANK em 1984 e tocou no álbum "Honour and Blood", saindo da banda no ano seguinte. Crallan morreu no hospital Royal Free, em Hampstead, em 27 de julho de 2008, após uma queda em York Way, em Londres.
O album homônimo da banda foi relançado em 2005 pelo selo Castle, com todo um segundo disco de material bônus, incluindo raridades, demos, versões alternativas e lados-B. A mais notável entre estas faixas adicionais é uma intitulada "Watch Out", originalmente encontrada na coletânea "60 Minutes Plus" de 1982, gravada após a saída do vocalista Bruce Ruff. O futuro vocalista de TED NUGENT e BAD COMPANY, Brian Howe, foi o responsável pelos vocais.
Abaixo, um dos raríssimos registros em vídeo da banda ao vivo, com Mr. Janick Gers na guitarra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour


A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Iron Maiden publica vídeo retrospectivo oficial do Eddfest
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


