Iron Maiden: veja Janick Gers tocando com White Spirit em 1981
Por Adriano Ribeiro
Fonte: Wikipedia
Postado em 28 de junho de 2014
WHITE SPIRIT foi uma banda de hard rock de Hartlepool, Inglaterra, mais conhecida por ter em sua formação o guitarrista Janick Gers, que depois tocou com IAN GILLAN, BRUCE DICKINSON, e, finalmente, com o IRON MAIDEN. Os outros membros da banda eram Bruce Ruff (vocal), Malcolm Pearson (teclados), Phil Brady (baixo) e Graeme Crallan (bateria).
Formada em 1975 por Gers e Crallan, é considerada parte da New Wave of British Heavy Metal, embora seu som fosse mais próximo do hard rock dos anos 70, como DEEP PURPLE ou URIAH HEEP. A banda lançou seu primeiro single, "Backs to the Grind", através da gravadora independente "Neat Records" em 1980. Teve destaque em várias compilações notáveis com bandas da NWOBHM, tais como o Volume 2 de "Metal For Muthas", o EP "Muthas Pride", "Brute Force", e "60 Minutes Plus".
Com a popularização da NWOBHM, a banda assinou com a gravadora MCA, onde lançou seu primeiro e único álbum, em 1980, nomeado simplesmente como "White Spirit" cuja arte da capa foi assinada por Michael Spaldin, que mais tarde trabalhou na cenografia de palco para Gillan. Naquele mesmo ano, White Spirit fez uma aparição no prestigiado Reading Festival. A banda sofreu um duro golpe em 1981, quando o guitarrista Janick Gers aceitou uma oferta do então ex-vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, para juntar-se à sua banda solo, GILLAN, em substituição a Bernie Torme. Gers participou dos álbuns "Double Trouble" e "Magic", e então Ian Gillan decidiu encerrar a banda para entrar no BLACK SABBATH, onde gravaria, em 1983, o álbum "Born Again". Gers, então, entrou no supergrupo GOGMAGOG, que também possuía ex integrantes do DEF LEPPARD, Iron Maiden e WHITESNAKE, que naufragou depois de lançar um único EP, "I Will Be There", em 1985.
O baixista original do White Spirit, Phil Brady, tocou com a banda de metal de Teesside THERAPY de 1990 a 1991, ajudando-a a atingir as semifinais da competição "Battle Of The Bands", em Bradford, em 1990. Ele saiu do White Spirit depois da gravação do álbum de estúdio e foi substituído por Ian Shuttleworth. O baterista Graeme Crallan, também conhecido como "Crash", entrou no TANK em 1984 e tocou no álbum "Honour and Blood", saindo da banda no ano seguinte. Crallan morreu no hospital Royal Free, em Hampstead, em 27 de julho de 2008, após uma queda em York Way, em Londres.
O album homônimo da banda foi relançado em 2005 pelo selo Castle, com todo um segundo disco de material bônus, incluindo raridades, demos, versões alternativas e lados-B. A mais notável entre estas faixas adicionais é uma intitulada "Watch Out", originalmente encontrada na coletânea "60 Minutes Plus" de 1982, gravada após a saída do vocalista Bruce Ruff. O futuro vocalista de TED NUGENT e BAD COMPANY, Brian Howe, foi o responsável pelos vocais.
Abaixo, um dos raríssimos registros em vídeo da banda ao vivo, com Mr. Janick Gers na guitarra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps