Nirvana: os dois maiores sucessos seriam plágios?
Por Marcelo Araújo
Postado em 15 de outubro de 2013
Existe uma grande diferença entre o plágio e o uso de samples. Um famoso exemplo de uso correto de sample foi na música "Ice Ice Baby" do Vanilla Ice, que pagou pelos direitos autorais e utilizou o sample da música "Under Presure" do Queen.
O plágio se caracteriza quando a música lembra muito a faixa de outro artista e não existe nenhum relato ou declaração de que o artista usou samples ou pagou pelos direitos autorais.
Dentre os casos de plágios, um dos mais famoso é o da música "Da Ya Think I'm Sexy?" de Rod Stewart. O cantor britânico veio fazer um show no Brasil, teria escutado o sucesso de Jorge Ben, "Taj Mahal", e o copiado. A música chegou ao primeiro lugar da Billboard, Jorge Ben processou e acabou ganhando na Justiça, mas não levou um tostão, pois Rod acabou doando os direitos autorais relativos à canção para a UNICEF.
Existem outros diversos casos, entre eles o da música "Winter" do Judas Priest com a "The Sabbath Stones" do Black Sabbath, "Black Dog" do Led Zeppelin com a "Radar for Love" do Kiss, e por aí vai. Mas o objetivo do post é mostrar se realmente procede a informação de que os dois maiores clássico do Nirvana ("Come As You Are" e "Smells Like Teen Spirit") seriam plágios das músicas "Eighties" do Killing Joke e "Need" do Mudhoney.
Confira os vídeos nos links abaixo e tirem a suas próprias conclusões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps