Motorhead: a bizarra memorabilia nazista de Lemmy
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 09 de novembro de 2012
Se existisse um ranking baseado no critério "fuck off", o primeiro lugar certamente pertenceria a LEMMY KILMISTER: durante mais de sete décadas de vida, o ex-roadie de HENDRIX manteve-se firme na dieta de Jack Daniels, cigarros e prostitutas, renegando paternidades e, junto a KEITH RICHARDS, desafiando a medicina. Agnóstico e crítico de qualquer forma de autoridade, LEMMY escreveu a própria cartilha que, segundo contou em ‘Live Fast, Die Old’, não recomendava para ninguém.
Dentre os nada ortodoxos hábitos, LEMMY possuia uma coleção peculiar - um acervo de memorabilia nazista reunidos em material gravado com a suástica como facas, capacetes e uniformes: a própria cruz de ferro (Iron Cross) que ostenta no seu baixo é uma representação do exército Hitleriano. Ao responder sobre uma suposta apologia ao regime, o vocalista sempre afirmou que sua apreciação é apenas estética e que, antes de tudo é um "anti- governo", em todas as suas formas, afirmando sua posição anarquista.
Um dado curioso sobre essa coleção é o fato de que, vez ou outra, LEMMY presenteia amigos mais próximos, como SLASH e OZZY, com alguns de seus artefatos. KEITH EMERSON (do EMERSON, LAKE e PALMER que anteriormente havia sido membro do THE NICE, banda a qual LEMMY também prestou serviços de roadie nos anos 60), foi um dos agraciados com facas pertencentes à Juventude Hitleriana, a facção jovem do partido alemão. Em suas performances, EMERSON costumava destruir parcialmente seus órgãos Hammond ao vivo, utilizando as facas no lugar dos dedos, ao final dos shows...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps