Jimi Hendrix: as últimas palavras do guitarrista
Por Felipe Mota
Fonte: Drifter Rock
Postado em 28 de outubro de 2012
Jimi Hendrix é a versão final de Johnny Allen Hendrix, nascido em 27 de novembro de 1942 em Seattle. Em 1945 o pai de Hendrix voltou da guerra e mudou seu nome para James Marshall Hendrix. E assim ficou.
Reza a lenda que Hendrix não teve instrução musical e aprendeu tudo sozinho. Jimmy queria ser músico, mas foi recrutado pelo exército em 1960 e tornou-se paraquedista de um esquadrão de elite chamado Screaming Eagles em Fort Campbell, Kentucky. Certa noite, cansados de ouvir a guitarra de Hendrix, que praticava todos os dias, seus colegas de alojamento da 101ª Divisão Aerotransportada resolveram descer porrada no praça Hendrix. Jimmy não se defendeu: abraçou a guitarra, protegeu-a com o corpo e apanhou até que um amigo, Raymond Ross ex-lutador de boxe ajudou-o.
Após 26 saltos Hendrix fraturou o tornozelo e foi dispensado. Foi tocar com Little Richard e trabalhar como músico de estúdio. Recebeu conselhos de Albert King e Muddy Waters. Muddy lhe disse: "Conheci Robert Johnson. Você é parecido com ele." E Jimmy continuou sua peregrinação por bandas e bandas, Isley Brothers, Curtis Knight, até que formou sua própria banda: Jimmy James and The Flames. E foi essa banda que os Stones viram tocando no Cafe Wha. Linda Keith (isso mesmo, a namorada de Keith Richards) fez a conexão entre Jimmy e Chas Chandler, baixista do Animals que queria passar de músico a empresário.
Chas Chandler levou Jimmy Hendrix para Londres em 1966 e surgiu Jimi Hendrix. Ele subiu ao palco com o Cream deEeric Clapton para uma canja que virou jam, e logo seu nome estava pelos muros e paredes de Londres ao lado do de Clapton: "Clapton é o deus da guitarra, mas Hendrix é o melhor." Jimi precisava de uma banda, e não demorou para que isso acontecesse: com a Jimi Hendrix Experience lançou três de seus quatro álbuns oficiais, "Are You Experienced?"1967, "Axis:Bold As Love"1967 e "Eletric Ladyland"1968. O quarto álbum, de 1970 e ao vivo, foi com a Band Of Gypsys e levou o próprio nome da banda. Uma curiosidade para ilustrar o quanto Jimi Hendrix era capaz de impressionar com seu talento a todos os que o viam: foi indicado para participar no Monterey Pop Festival por Paul McCartney.
Jimi morreu em Londres, em 18 de setembro de 1970, em circunstâncias misteriosas. Sua morte nunca foi explicada. Passou a compor o grupo dos "27″ com Jim Morrison, Janis Joplin e outros. Cada autor tem uma teoria sobre sua morte, mas todos concordam que a grande quantidade de vinho tinto encontrada em seu estômago sem ter sido absorvida pelo organismo foi o que causou sua asfixia. Havia mais de um ano que Hendrix não bebia vinho, já não gostava mais disso. Então por que o vinho? Ele havia consumido drogas sim, e comprimidos de Vesperax. Mas vinho não fazia mais parte de seu repertório. Estudiosos do assunto acreditam que quando a bebida desceu pela garganta de Hendrix, ele estava inconsciente.
Pouco antes de morrer, Hendrix escreveu um longo poema. Sua caligrafia elegante e impecável encerrou aquele poema com as seguintes palavras:
"A história da vida é mais rápida que um piscar de olhos. A história do amor é OI e TCHAU, até nos encontrarmos de novo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps